BEDA #1 - Sentimentos e as palavras que usamos para descrevê-los

terça-feira, agosto 01, 2017

Sentimentos e as palavras que usamos para descrevê-los
Foto por FlashBuddy

Resolvi que esse ano participaria do BEDA (Blog Everyday August - um desafio para blogueiros postarem todos os dias, durante o mês de Agosto), mesmo sabendo que eu tenho dificuldade de postar duas vezes por semana. Fico neurótica quando começo um projeto novo e geralmente abandono pela metade, mas sem neuras com o BEDA, a ideia é vir aqui uma vez por dia e postar algo que eu esteja com vontade de postar, e se não der, de boas.

Minhas aulas voltaram hoje, e durante a disciplina de estágio, minha professora falou um pouco de emoções. Fiquei a aula toda pensando no que ela disse, e senti que queria escrever algo sobre isso. Na nossa língua, existem muitas palavras para descrever emoções e sentimentos. Muitas mesmo. Mais de quinhentas, talvez. E, por mais que existam palavras para os mais variados sentimentos, nós tendemos a usar sempre as mesmas palavras para descrever como estamos nos sentindo. Por exemplo, "estou feliz", "estou triste". Como você está? "Estou bem". Como assim bem? "Bem" não é exatamente um sentimento, é?. 


E então ela nos contou sobre uma pesquisa que leu, sobre a quantidade de palavras relacionadas a emoções e sentimentos que as pessoas usam, e os resultados da pesquisa apontaram que usamos em média quinze palavras para descrever como nos sentimos. É um número bem baixo, dada a complexidade das emoções humanas, e isso gera complicações quando lidamos com o que sentimos. Se não sabemos nem mesmo nomear algo, como lidar com aquilo? Precisamos primeiro entender, pra depois aprender a lidar.

Pensei nas minhas próprias palavras, naquelas que eu conheço e uso para descrever sentimentos/emoções: amor, raiva, alegria, tristeza, angústia, ansiedade, dor, pavor, felicidade, contentamento, frustração, paixão, ódio, saudade, estresse, prazer, medo, satisfação, pânico, desprezo... Não cheguei muito longe, e olha que me esforcei. 

Pensando nisso, quis pesquisar por alguns sentimentos e emoções que sentimos, e palavras que geralmente não usamos ou não conhecemos para descrevê-los. No final, juntei uma listinha :)

Júbilo tão Machado de Assis essa palavra; Ledice; Entusiasmo; Euforia; Empolgação; Exultação; Arrebatamento; Regozijo; Alacridade; Desfastio; Deleite; Aprazimento; Gáudio; Êxtase; Abatimento; Melancolia; Desolação; Desconsolo; Esgotamento; Tibieza; Esvaecimento; Letargia; Torpor; Receio; Agonia; Afinidade; Ternura;

Acho que já deu né? Pesquisar essas palavras me lembrou o livro de Douglas Adams, escrito em parceria com um amigo, onde ambos se dedicaram a dar nomes a sentimentos ainda não nomeados. Acabei encontrando também palavras de outras línguas que não possuem tradução, e uma lista com mais de 400 palavras que descrevem emoções e sentimentos, essas palavras, inclusive são de um site muito bacana sobre expandir possibilidades fazendo distinções daquilo que lidamos. 

E aí, quais palavras você se acostumou a usar para descrever seus sentimentos?

Você também pode gostar

7 comentários

  1. Eu uso muitas palavras huahuahua mas achei interessante essa pesquisa que diz ser mais comum usar apenas 15.
    Conheço a maioria das que você falou, mas outras não, como gáudio.
    Não sabia que o Douglas Adams tinha escrito esse livro ;0

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele escreveu! hahah' Não sei se tem em português,mas eu li uma menção a ele no Salmão da Dúvida, aí pesquisei e descobri que o livro existe mesmo

      Excluir
  2. Mais cedo visitei um blog que estava participando também e, bem, vocês são corajosas ahahhau Haja criatividade! Não sei se me daria bem num desses processos... Mas você vai se sair bem, com certeza. Quero muito acompanhar as postagens.
    Seu post me lembrou um vídeo sobre estudos que são feitos em crianças que não desenvolveram linguagem até certo ponto da vida e quando a desenvolvem, simplesmente não conseguem explicar coisas sobre a vida dela antes da língua porque na época não tinham como armazenar e "traduzir" aquelas emoções. Acho que você me entendeu... Enfim. Imagine quanto não estamos deixando passar, simplesmente por não ter como definir? ahaha Impossível denominar cada sentimento que nos habita, e isso, apesar de complicar muita coisa, é tão bonito. ♥

    um beijo
    • acid-baby.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a primeira vez que participo! Nem me programei rsrs'

      Que estudo interessante! Acho que a gente deixa mesmo passar muita coisa, simplesmente por não conseguir dar nome aquilo.

      Excluir
  3. Amo pensar sobre como usamos palavras no dia a dia e teu post me deu algo pra pensar. Obrigada <3
    Lareando.

    ResponderExcluir
  4. Eu sou um caso serio de 'fracasso' se tratando de dar nome ao que sinto. Sempre uso as mesmas palavras, repetidas e repetidas vezes. Palavras como Ledice, Alacridade, Gáudio, nunca tive contato, não fazia ideia que existiam. Acho incrível esse mundo das palavras e da língua portuguesa, preciso tirar um tempo para conhecer melhor os links que você linkou no post.

    Beijos

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade