Organizando sua vida com o OneNote

segunda-feira, janeiro 11, 2016

OneNote, Organização Pessoal, Blog

Eu confesso que sou bem desorganizada. Vivo procurando coisas para me organizar e tentar tornar minha vida mais produtiva, mas com o tempo até mesmo as coisas que uso para me organizar ficam bagunçadas. Um verdadeiro problema. Já tentei usar agendas, cadernos, planners, mas tudo vira uma zona com o tempo. Minha meta para esse ano é me organizar de maneira impecável. Em 2015 tive várias crises de desespero porque minha vida estava uma bagunça, e isso foi muito desgastante. Me cansei e perdi muito tempo, que poderia ter usado para relaxar, mas gastei procurando o que fazer, correndo para recuperar o tempo perdido e tudo mais. Na faculdade, tive a sorte de ter ajuda de uma amiga super organizada, mas nas minhas coisas pessoais tudo foi por água abaixo, e eu não pretendo deixar isso acontecer de novo. Pesquisei e testei ferramentas de organização, e uma dessas ferramentas foi o OneNote.


O que é OneNote e como funciona?


O OneNote é uma ferramente de organização da Microsoft, que vem no pacote Office e que também pode ser baixada gratuitamente no site da Microsoft, para quem usa Windows 7 ou superior. Também existe uma versão online do OneNote, que pode ser acessada pelo e-mail da microsoft (outlook, hotmail ou live).

O OneNote funciona como cadernos digitais, onde você cria um caderno para se organizar, divide em abas e cria páginas de acordo com o seu gosto. Você pode criar quantos cadernos quiser, mudar as cores e separá-los da forma como bem entender.



O programa tem muitas funções interessantes, como escrever em qualquer área da página, criar abas, chamadas de seções, e dentro das seções, páginas. O número também é ilimitado, você pode criar um ou vários, conforme preferir. Você pode criar também conjuntos de seções dentro de um mesmo caderno. Esses conjuntos funcionam como as seções normais, porém ficam separadas umas das outras dentro do caderno. Uma ferramenta perfeita para organização!

OneNote: Interface e organização


Como eu me organizo com o OneNote


Eu tenho, ao todo, cinco cadernos, porém dois deles são de versões antigas e não estão sincronizados em todos os dispositivos que possuo. Meus cadernos são:

  • Blocos de Anotações de Marina: Esse caderno é criado quando você instala o aplicativo no seu celular. Ele possui uma única seção que é anotações rápidas. Uso ele como uma forma de caixa de entrada, quando não estou com o computador ligado: anoto coisas que preciso lembrar, ideias que tive, datas, horários, etc. E depois passo tudo para os cadernos específicos, no computador. 
  • 31 de Março: É o caderno referente ao blog. Ele é dividido em 6 seções, sendo elas:

Informações: Informações do blog, como o link das redes sociais, senhas, URL, etc. Confesso que uso essa aba menos do que gostaria. Na maioria das vezes em que preciso de um link de uma rede social, procuro por ele na página sobre do blog.
Planner Mensal 2015: Uma parte do blog planner digital que a Lominha disponibilizou no blog dela. Separei a parte do calendário e coloquei aqui. Infelizmente só usei durante dois meses. Com o tempo deixei de consultar o planner (vou explicar logo o porquê).
Ideias para post: Essa talvez seja a seção mais útil do meu caderno. Aqui anoto todas as ideias para post que tenho, em uma página geral. Quando tenho uma ideia e quero escrever um pouco sobre isso, crio uma página específica para essa ideia e escrevo. Quando vou postar, vejo o que escrevi e já tenho noção do que colocar no post. Antigamente, quando eu tinha uma ideia, não anotava em lugar nenhum, e com o tempo esquecia. Hoje, quando fico sem inspiração, leio as ideias que já anotei e pego aquela que estou mais a fim de falar. Facilita muito e uma ideia puxa a outra.
Tags e links: Tags que me indicaram e links úteis.
Brainstorm: Mais pra uma lista de palavras que gosto do que tudo. Me ajudou a escolher o nome do blog, mas fiquei com pena de apagar.
Ideias para fotos: Anoto todas as ideias para fotos que tenho, mesmo as mais absurdas e que talvez eu não consiga realizar. Quando quero fotografar e estou sem ideias, dou uma olhada para ver se tiro algo de bom.

Organização pessoal com o OneNote
Meus Cadernos e informações do blog (Clique para Ampliar)
  • Pessoal: Aqui anoto tudo o que não é referente ao blog, sites que gostei ou que podem ser úteis um dia (evito salvar tudo no navegador), coisas para copiar e colar, listas, projetos pessoais, senhas e coisas da faculdade. Está sincronizado com meu celular, o que permite achar as coisas mais fáceis.
Organização pessoal com o OneNote
Sites Úteis (Clique para Ampliar)
  • Histórias: Esse é um dos cadernos que só existe no computador. Criei ele muito antes de sonhar em ter um blog, e aqui anoto coisas referentes a escrita. Dicas que achei, fichas de criação de personagens, adjetivos, sinônimos, nomes que gosto, lendas que poderia usar em algum futuro livro, enfim, tudo aquilo que está relacionado ao processo de escrita e criação de histórias. 
  • Meus livros: Aqui ficam as coisas relacionadas aos meus livros. Escrevo, mas nunca terminei nenhum dos meus livros, e o OneNote me ajuda a não esquecer ideias e coisas importantes. Nesse caderno, tenho três conjuntos de seções, um para cada livro que comecei a escrever. Nas seções, coloco sempre Anotações, Personagens, com a lista dos personagens da história, além de aniversários, idade, parentesco ou relação com outros personagens, etc. História ou Resumo, para ter uma noção do que se trata o livro (embora eu saiba do que fala cada um) e outras coisas, como dados históricos e o que a história preferir.


Algumas dicas:


O OneNote é uma excelente ferramenta para se organizar, seja com blog, com casa, com estudos, trabalho, o que for. Mas a ferramenta, por si só, não é organizada, você deve ser. E para facilitar, separei algumas dicas que aprendi usando o OneNote durante quase todo o ano de 2015. Aí vão:

  • Separe um dia da semana para organizar o OneNote. A ferramenta é ótima e possui milhares de funções, mas essa mesma característica que te faz ser organizado pode transformar tudo em caos. Tire um dia por semana para colocar as anotações rápidas no lugar, excluir o que não vai mais usar e ver se não deixou nada desatualizado. Na correria do dia a dia, é comum cumprir tarefas e anotar coisas em papéis avulsos e depois deixar pra lá.
  • Mantenha a sincronização em dia. Você escreve uma coisa no computador, e lá na rua, bem longe dele, precisa acessar essa coisa. Mas elá não está disponível. Acontece. E é uma merda. Fiz isso várias vezes e odiei com todas as forças minha mania em deixar tudo pra depois. Colocar a sincronização automática pode não ser uma boa ideia se você usa muito 3G, mas o aplicativo possui opção de sincronizar sempre que estiver no Wi-Fi. Deixe essa opção ativada!
Sincronização automática SEMPRE!
  • Anote TUDO no OneNote. Sério. Não adianta você ter uma ferramenta de anotações se deixa tudo espalhado. E isso serve muito para mim. Eu tinha cadernos, aplicativos, papéis, blocos de anotação e um monte de coisas, e no fim, tinha que ficar tentando lembrar onde anotei cada coisa. Passei tudo pro OneNote e minha vida ficou mais fácil.
  • Tenha uma agenda. Infelizmente, para mim, o OneNote não serviu como agenda. Ele é ótimo para anotar ideias e coisas, mas para mim foi péssimo tentar usá-lo para agendar tarefas e compromissos. Usá-lo em conjunto com uma agenda para anotar os compromissos e marcar datas e horários vai tornar a ferramenta muito mais produtiva.
  • Use como planner. Você pode fazer o seu próprio ou baixar algum, como o blog planner digital da Lominha, no Sernaiotto. Use a função de importar planilha do Excel para ele. Dá pra usar o OneNote como planner e fica uma maravilha assim.


Prós e Contras. Vale ou não a pena usar essa ferramenta? 

Nem tudo é perfeito. Isso nós sabemos. Assim como nem tudo que serve para uma pessoa, vai servir para outra. Por isso é importante fazer um balanço dos pontos negativos e positivos, e ver o que funciona ou não. Fiz uma pequena lista das coisas que gostei e não gostei na plataforma, para te ajudar a decidir se vai usar o OneNote ou não para se organizar.

Prós - O que eu gosto na plataforma

  • Escrever em qualquer área da página;
  • Possibilidade de criar vários cadernos, seções e páginas;
  • Divisão por cores;
  • Sincronização em vários dispositivos;
  • Possibilidade de importar arquivos de outros programas da Microsoft (word, excel, etc.);
  • DÁ PRA DESENHAR! Fazer anotações por áudio (no celular), e fotos, além de ter uma montão de funções que ainda nem descobri como usa;

Contras - O que eu não gosto

  • Aplicativo e programa um pouco lento para iniciar (pode ser culpa do meu computador e celular, ambos são lentos);
  • Sincronização lenta;
  • Sincronização nem sempre funciona, às vezes você termina de sincronizar e alguma página ainda não abre em todos os dispositivos;
  • Não possui opção de lembrete, o mínimo que você pode fazer é adicionar a página a tela inicial do celular;
  • Corretor automático (no Smartphone) aprende palavras escritas erradas, e CORRIGE as palavras certas para elas. Sem opção de desativar. Sério gente, às vezes só atrapalha;

Concluindo:

Depois desse post enorme falando sobre a ferramenta, fica a questão: funcionou ou não? Reconheço que o OneNote é excelente, mas para mim não funcionou tão bem para me organizar. Eu sou bastante desorganizada e não consigo me adaptar a ferramentas digitais para isso. Com o tempo, começava a anotar coisas em papéis, esquecia de passar para o computador ou quando ia consultar algo, o computador estava sendo usado por outra pessoa (leia-se: meu sobrinho de três anos que ama Peppa Pig). O sistema, funciona. Dá para fazer maravilhas nele. Eu pretendo continuar usando para me organizar com coisas pessoais, minhas histórias e alguns projetos, mas para o blog e a faculdade, vou tentar usar um planner (impresso) + agenda, porque as duas tarefas exigem consulta constante e papéis impressos são mais fáceis para mim, principalmente porque meu notebook é lento, precisa ficar o tempo todo na tomada e meu celular está sempre perdido em algum canto. Para quem não tem esse tipo de problema e se dá bem com coisas digitais, o OneNote vai ser perfeito.

A Adália, do Rendas e Doces, escreveu também um artigo super completo sobre organização com o OneNote, vale a pena ler para ter uma segunda opinião sobre a ferramenta. 

Links para Download:




Você também pode gostar

16 comentários

  1. Faltou o Link para Windows Phone ^^
    Eu uso e adoro, um dos meus app favoritos do Windows.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clayci! Já atualizei o post. Pensava que ele era aplicativo padrão do Windows Phone haha'

      Excluir
  2. Eu sou naturalmente uma pessoa organizada, mas das vezes que eu usei o OneNote me senti muito organizada, exageradamente organizada! Tipo, eu escrevo o que preciso fazer e como preciso fazer, então de certo modo, sou direta. Acontece que quando é detalhado demais, acabo me perdendo. Então acabo ficando com minha agenda normal e o lembrete do celular.
    Beijo,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se funciona pra você Beatriz, tudo bem! Pra mim nada funciona, porque eu sou uma pessoa desorganizada por natureza. Queria que meu cérebro pudesse armazenar todas as informações sem me causar danos hahaha

      Excluir
  3. Tenho esse programa no computador, mas nunca fucei pra saber o que era rs.
    Vou começar a dar uma explorada nele.

    Beijos

    www.camilatuan.com

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Deus, adoreeeeeei a dica!
    Eu também sou super desorganizada, minha vida é um grande labirinto sombrio e eu não consigo me adaptar a nada! Já tentei me organizar com notas no celular, planners, post it... Nada dá certo! Mas é porque eu esqueço de anotar tudo, planejar e organizar hahahahahaha. Acabo sempre largando :(. Mas gostei da dica e vou ver se consigo dar um jeito na minha vida com o onenote. Meu medo é de eu acabar esquecendo de utiliza-lo como todos os outros kkkkk.
    O post ficou muito bom, sério!

    Beijos!! ♥
    Clareando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. whsauhsuahsuah' sei como é! Eu acho que no fim das contas a gente precisa de organização até pra ser organizado né! Seu comentário me fez pensar que uma rotina de manutenção da organização talvez funcione, vou tentar. Obrigada pela dica!

      Excluir
  5. eu adorei essa dica! já baixei!!! não conhecia nada do onenote, mas tenho o mesmo problema de organização!
    vou ver se agora dá jeito! kkkk
    beijos e obrigado!

    mo-v-i-e.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos dar um jeito nisso João! A vida é muito curta pra perder tempo sendo desorganizado hehehe

      Excluir
  6. Olá, tudo bom?
    No meu 2015 também entrei em desespero por conta da desorganização, a escola estava uma merda, sempre os trabalhos ia atrasados. Até mesmo nas séries que eu estava assistindo estava uma merda.
    Cara, eu realmente não sirvo para ter essas agendas onlines, sério.Elas me confundem muito mais.
    Eu nunca experimentei ter uma agenda física, mas normalmente tenho um caderno sempre perto de mim e escrevo tudo lá e marco as folhas que tem algo interessante.
    Mas a dica foi ótima!

    http://s-sessaoproibida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não me dou bem não, mas estou pesquisando bastante sobre o assunto e tentando algumas coisas. A prática faz o mestre, não dizem? Só não quero deixar minha vida virar um caos de novo ^-^

      Excluir
  7. Já tentei usar algumas ferramentas assim no computador, mas para muitas coisas eu preciso escrever em papel mesmo! Por isso me dou bem com um planner de papel, mas tem coisas que prefiro organizar no computador. Não sabia usar o OneNote, mas depois desse post vou tentar.

    Beijinhos :)
    Bru Santos ❤
    www.queseame.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também prefiro papel, até porque meu computador está sempre ocupado por outras pessoas hahah

      Excluir
  8. Estou usando há um ano o OneNote, e como você disse: ele é super organizadinho... Uso para copiar conteúdos e artigos de sites, com créditos e links - para usar nos meus escritos. Até agora tem funcionado muito bem, mas com a grande quantidade de informações que 'enfiei' lá (tenho já uns 20 blocos de anotações, hihihi), está muito pesadão para o celular MotoG 1. Pois é... eu também estou abusando...

    Só tenho medo de uma coisa: Que a Microsoft nos dê uma rasteira e acabe com o serviço... isso me deixaria na mão, não tenho becape no pc - sempre preferi salvar as coisas na 'nuvem', pois já cansei de ter hds danificados e meus becapes perdidos na bagunça de Hds que meu marido tem.

    Mas obrigado pela dica, me deu novas ideias e inspirações para usar o app.
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também é o Moto G 1, e ele é bem lento nele. Até admito que o moto g tá um pouco ultrapassado, mas nem é pra tanto né? Não tenho nem um ano que comprei o meu, e comprei novo. Parte da culpa é do aplicativo hahaha'

      Poxa, se acabar vai ser tenso! Mas dá pra fazer backup dos cadernos e salvar no google Drive (ou no one drive da própria microsoft), também corre o risco da google fechar o serviço, mas por enquanto é bem improvável.

      Excluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade