[Resenha] O jogo do Anjo - Carlos Ruiz Zafón

domingo, abril 29, 2012

Título: O jogo do Anjo
Autor: Carlos Ruiz Záfon
ISBN: 9788560280308
Editora: Suma de Letras
Páginas: 410
Sinopse: Aos 28 anos, desiludido no amor e na vida profissional e gravemente doente, o escritor David vive sozinho num casarão em ruínas. É quando surge em sua vida Andreas Corelli, um estrangeiro que se diz editor de livros. Sua origem exata é um mistério, mas sua fala é suave e sedutora. Ele promete a David muito dinheiro e sua simples aparição parece devolver a saúde ao escritor. Contudo, o que ele pede em troca não é pouco. E o preço real dessa encomenda é o que David precisará descobrir.
Em O Jogo do Anjo, o catalão Carlos Ruiz Zafón explora novamente a Barcelona do início do século XX, cenário de seu grande êxito internacional A Sombra do Vento, que vendeu mais de 10 milhões de exemplares em todo o mundo. Lançado este ano na Espanha, O Jogo do Anjo já ultrapassou a marca de um milhão de exemplares vendidos.


O jogo do Anjo, de Carlos Ruiz Záfon, mistura mistério, romance, paixão por livros, amizade, alegria e tristeza de um modo que somente esse autor sabe fazer.

David Martin, um escritor que vende seu talento por muito pouco, muda-se para um casarão em ruínas. David descobre que lhe resta pouco tempo de vida. Ele recebe uma proposta de um misterioso editor: Andreas Corelli. Esse escritor oferece muito dinheiro a troco de um livro; David se vê cercado de perguntas e faz o possível para descobrir as respostas.

Záfon sabe muito bem como montar um bom suspense com toques sobrenaturais. O modo como conta a história me deixou curiosa e virando as páginas ansiosamente.

Todos os personagens foram muito bem moldados. Dando a impressão que realmente existem. O tímido Sempere Filho e a corajosa Isabella foram os que mais me cativaram. Lembrando que o próprio narrador, David, e o editor Andreas Corelli, são também muito interessantes, e até engraçados. Existem também outros personagens legais.

A história se passa em Barcelona, como em outros livros de Záfon (se não for todos eles). Existe até mesmo um lugar em comum com o livro “A sombra do vento”: o cemitério dos livros esquecidos. 

O livro contém alguns palavrões e cenas um pouco mais “quentes”. Nada que a sociedade não esteja acostumada. Esses elementos tornam o livro ainda mais real. 

O autor sabe detalhar muito bem os lugares e as cenas, transportando nossa mente para dentro da história.

“(...) Levantei os olhos e fiquei pasmo. Um colossal labirinto de pontes, passagens e estantes repletas de centenas de milhares de livros se erguia, formando uma gigantesca biblioteca de perspectivas impossíveis. Pág. 104”

O mistério contido em O jogo do Anjo faz com que ele fique um pouco cansativo. No início nada de interessante acontece, tudo parece muito banal. A infinidade de nomes chega a confundir um pouco a cabeça. Mas se o livro for lido com atenção, a leitura pode ser muito prazerosa.

O final é um pouco subjetivo, e pela confusão criada na mente do leitor, diria que lembra o clássico Dom Casmurro.

Recomendo para quem gosta de mistérios e um pouco do sobrenatural. Recomendo também para os fãs do autor que não leram, e para quem já leu, ler de novo. Só assim para entender os pormenores dessa excelente história que é o Jogo do Anjo.

Você também pode gostar

11 comentários

  1. Olá,
    sempre tive vontade de ler esse livro e o Jogo do Anjo. Agora que li uma resenha dele, quero muito ler ele. Zafon me parece ótimo.
    Parabéns pela resenha, mt boa!


    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros de Záfon são ótimos, você não vai se arrepender de ler. Bjs.

      Excluir
  2. Eu ainda não li nenhum livro do autor, mas fiquei intrigada com seu enredo e o misterio que ele passa =D

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  3. não conheço o autor, mas parece seu um livro que prende muito.
    spaziodm.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prende sim. O autor não é muito conhecido, tá ficando famoso agora. rs'

      Excluir
  4. Oi!
    Vim retribuir a visita e comentário em seu blog e estou seguindo.

    Não conhecia o livro, mas me interessei. Eu leio de tdo, gosto de todos os estilos e gostei do que li na resenha. Se eu tiver oportunidade irei lê-lo.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de todos os estilos. Se é livro, eu gosto.

      Bjs

      Excluir
  5. Tenho muita vontade de ler esse livro, mas o $$ não deixa haha Se for tão bom quanto 'A sombra do Vento' é uma maravilha *--*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero ler 'A sombra do vento'. Não tinha em nenhuma site que procurei. Mas esse também é bom d+

      Excluir
  6. Gostei da estoria o livro parece muito bom

    bjos

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade