[Resenha] Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais - Jaron Lanier

quinta-feira, junho 23, 2022

 Autor: Jaron Lanier
 Ano: 2018
 Editora: Intrínseca;
 Páginas: 192
 Sinopse: Um manifesto que vai fazer você pensar duas vezes antes de postar.
Hoje as redes sociais são praticamente um segundo documento de identidade: não participar de determinada plataforma muitas vezes é sinônimo de total isolamento. Mas você já pensou como seria se deletasse os seus perfis na rede e levasse uma vida diferente?
Jaron Lanier, considerado o pai da realidade virtual e uma das maiores referências (e críticos) do Vale do Silício, não tem conta em nenhuma rede social e deixa bem claro por quê: “Evito as redes sociais pela mesma razão que evito as drogas.”
Segundo ele, as bases da internet foram fundamentadas em um modelo de negócio regido pelas propagandas. Os anúncios, nossos velhos conhecidos das mídias tradicionais, ganharam uma nova dimensão à medida que a internet se desenvolvia. O que antes era apenas a exposição de um produto agora é uma engrenagem intrincada de algoritmos que modificam o comportamento de milhões de pessoas diariamente. E o pior: sem que ninguém perceba.
Essa dinâmica nas redes traz inúmeros efeitos degradantes: as redes acabam com o livre-arbítrio, estimulam emoções negativas, distorcem a percepção da verdade, precarizam profissões. A lista não tem fim, mas Lanier esquematizou boa parte dela em dez argumentos poderosos e convincentes para que você largue as redes sociais.
É uma tarefa complicada, e o autor sabe disso. Ele acredita, no entanto, que essa é a única forma para que um dia tenhamos redes sociais verdadeiramente dignas e aproveitemos o potencial maravilhoso do que a internet nos proporciona.


Dez argumentos para você deletar suas redes sociais foi escrito por Jaron Lanier, um cientista do Vale do Silício que é um dos grandes precursores da realidade virtual, sendo uma grande referência no assunto. O autor, que não possui nenhuma rede social ativa no momento, busca, através de argumentos bem estruturados e explorados ao longo dos capítulos, nos explicar porque, e como as redes sociais, no formato como existem hoje, se tornaram um problema grave para nossa sociedade, e porque nós deveríamos parar de usá-las.

Entre os argumentos levantados por Jaron, tem-se os malefícios causados pelos atuais algoritmos das redes sociais, cujo funcionamento ainda é um mistério, até mesmo para os programadores desses algoritmos, sabendo apenas que oferecem conteúdo personalizado para cada indivíduo, sem compreender os critérios utilizados; e a priorização do lucro gerada por eles, através do monopólio da atenção dos usuários. Para o autor, os algoritmos são programados para manter a atenção dos usuários a qualquer custo, priorizando, portanto, qualquer conteúdo que prenda a atenção de um usuário, independente da veracidade ou relevância daquele conteúdo. Assim, as redes sociais se tornam uma grande máquina de manipulação comportamental, visto que os priorizam a permanência dos usuários nos aplicativos, o que exige uma grande mudança de comportamento em quem as utiliza, não só no tempo de uso de tela, mas também em seus gostos, preferências, contatos com as pessoas, crenças, enfim... mudanças que ainda não compreendemos completamente.

Ao longo dos seus dez argumentos, o autor nos explica como a denominada Bummer, isto é, as redes sociais que se baseiam em algoritmos para oferecer conteúdo personalizado ao usuário, vem trazendo prejuízos não somente a sociedade como um todo, mas a cada um de nós, individualmente, em nossas relações cotidianas. Temos alguns argumentos como a manipulação comportamental, em que comportamentos são moldados a se adequarem ao padrão oferecido pela rede social; o roubo e venda de dados, e a falta de transparência em relação a isso; a manipulação política, em que eleições foram influenciadas devido às redes sociais, e a disseminação de discursos de ódios, levando a um aumento de discursos neonazistas, extremistas, entre outros.

Para quem está familiarizado com a discussão, Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais não traz grandes novidades. Talvez porque o assunto esteja sendo debatido a exaustão, tendo, inclusive, muitos dos argumentos apresentados no livro utilizados no documentário O Dilema das Redes. Ainda assim, há de se reconhecer que é um livro muito rico em informações, sendo provavelmente um dos primeiros a debater o assunto (o livro é de 2018). Seu diferencial está principalmente no embasamento do autor, que, tendo trabalhado na área por diversos anos, possui um vasto conhecimento de como as redes funcionam nos seus bastidores. Além disso, seus argumentos estão todos embasados em dados, estatísticas e estudos sobre o tema, o que torna a leitura muito rica, em que o leitor tem a oportunidade de se aprofundar cada vez mais no assunto. Por esse mesmo motivo, Dez argumentos para você deletar agora suas redes sociais é um livro muito denso, com uma grande quantidade de informações, o que torna a leitura um pouco demorada. É preciso tempo para assimilar tudo que está sendo passado, e principalmente refletir sobre nosso papel diante de tudo isso.



Em relação a deletar ou não suas redes sociais, não creio que o livro vá de fato convencer alguém a deletar tudo. Isso porque as críticas abrangem não só rede sociais muito populares como o Facebook e o Twitter, mas também passa por outros serviços que utilizam de algoritmos que oferecem conteúdo personalizado, como o serviço de busca do Google, o Youtube, o Gmail, o Whatsapp, entre outros.  Convenhamos, ainda que os argumentos façam sentido, e sabendo que a vida poderia ser muito melhor sem esses algoritmos nos dizendo o que fazer, nós, de certa forma, nos tornamos reféns dessas redes sociais.  Muitas pessoas, como eu, utilizam essas redes para trabalhar e como fonte de renda, o que torna muito difícil deletá-las por completo, ou até mesmo migrar para plataformas menos problemáticas. Não é uma questão fácil, visto que a popularidade dessas plataformas em grande parte se dá pela facilidade de acesso, o que inviabiliza as alternativas.

Ainda assim, embora a solução final não seja possível, o autor nos traz sugestões de como desenvolver uma relação mais consciente com as redes e as plataformas, minimizando os danos trazidos pelo funcionamento dos algoritmos. Eu mesma me tornei mais atenta a forma como me comporto nas redes sociais, e venho percebendo mudanças desde então. Ainda estou buscando um equilíbrio no uso dessas plataformas, uma forma de conseguir utilizar as plataformas sem ser manipulada por elas (se é que é possível).

Entre todos os pontos levantados pelo autor, apenas um me trouxe incômodo, estando esse incômodo relacionado a forma como o autor abordou a questão das discussões políticas na plataforma. Embora tenha tido o cuidado de escrever sobre o assunto, senti que o autor buscou ficar neutro em relação ao tema, o que me incomodou em alguns aspectos. Por exemplo, ao discutir o racismo disseminado pelos algoritmos nas redes sociais, assim como as teorias de conspiração e discursos de ódio, o autor defende que a disseminação dessas ideias foi uma coincidência infeliz, não sendo a intenção inicial dos programadores. Apesar de concordar que a intenção inicial não tenha sido essa, acredito que o autor peca em deixar de lado as discussões sobre racismo estrutural, em que, sendo áreas de tecnologia ocupadas majoritariamente por homens brancos, os bancos de dados dos algoritmos criados por pessoas brancas e alimentado por pessoas brancas pode ter favorecido o racismo das plataformas, o que vem sendo amplamente discutido. 

Do mesmo modo, os ideais de esquerda pregam noções como distribuição de renda, taxação de grandes fortunas e o fim da exploração nas relações de trabalho, sendo muito comum memes e frases de efeito relacionadas a "guilhotinar bilionários" e "comer os ricos". Sendo os alvos dessas piadas as principais cabeças por trás das redes sociais, aqueles que de fato lucram com tudo isso, não é de se estranhar que as ideias de esquerda sofram certo boicote das plataformas (vai que a ideia pega né?). Ainda em relação ao capítulo de política, temos diversos trechos em que o autor culpa 'espiões estrangeiros' por uma suposta interferência na política interna dos EUA, o que para mim soou tão conspiratório quanto as teorias conspiratórias que ele critica. Eu não vou discutir a situação dos EUA nessa resenha, apenas lembrar que é um homem branco norte-americano escrevendo, e ele está completamente imerso nos ideias norte-americanos de achar que os EUA são os protagonistas do mundo. Enfim...

Dez argumentos para você deletar suas redes sociais é um ótimo livro, traz diversos pontos importantes de como as redes sociais funcionam e o que está por trás delas, o que nos ajuda a compreender o impacto dessas redes em nossas vidas e em nossa sociedade. Como eu disse, acredito que uma minoria vá realmente deletar suas redes sociais ao fim da leitura, mas é nítido como as redes sociais atualmente, da forma como funcionam, se tornaram um problema, sendo necessárias alternativas com urgência, sob risco de consequências catastróficas para nossa vida no futuro. Até que uma solução seja criada, nos resta utilizar as redes com mais cautela, estando mais atentos e tentando convencer outros a fazer o mesmo.

Você também pode gostar

4 comentários

  1. Oi Marina, tudo bem?
    Esse livro já está há algum tempo na minha lista de leitura, mas ainda não tive oportunidade de ler. Achei interessante como o autor abordou o tema e espero conseguir ler um dia. Eu estou na mesma situação que você usando as redes (incluindo google, etc..) para trabalho. Não tem como uma escritora hoje abandonar tudo isso e imaginar ter apenas publicações físicas. Eu perderia uma enorme parcela dos leitores já tão escassos. Acho que a chave para não ser prejudicada pelo algoritmo é exatamente o equilíbrio. Quando consigo me concentrar na "vida aqui fora" me sinto muito melhor do que quando fico horas naquela timeline infinita.

    Até breve;
    Te espero nos meus blogs!
    https://hipercriativa.blogspot.com (Livros, filmes e séries)
    http://universo-invisivel.blogspot.com (Contos e Crônicas)

    ResponderExcluir
  2. Esse livro está na minha lista tem um tempo. Gosto bastante do tema. Mas não sei pq sempre adiei a leitura (talvez pelo título meio apelativo para meu gosto rs).
    Gostei da resenha! Agora já olho para ele de outra maneira.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser extremamente interessante e necessário, mas não sei se eu teria maturidade o suficiente para ler ele sem ficar paranoica hahaha

    Nunca tive uma relação tão boa com as redes sociais, principalmente pelo meu perfeccionismo. Você acha que o livro te ajudou em algum aspecto?

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Marina tudo bom? Então, tem poucos dias que deletei os dois Instagram que eu tinha, um já foi totalmente deletado o outro será agora no fim do mês, e sim, tô feliz, estou excluindo as minhas contas do Twitter também, fiz a poucas horas antes de ler esse post, na verdade tenho perdido muito tempo com redes sociais,e elas me fazem querer uma vida que eu sei que não preciso, enquanto não aprendo a lidar com isso, evito o uso...apesar dessas mídias serem de fotos, eu ainda não excluir outras que tem email e números essenciais, creio não fazer isso, mas também nao pretendo, porém outras redes provável que eu vá excluir todas haha. Grande abraço, seu blog tá lindo. ♡

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade