[Resenha] Destrua-me / Fragmenta-me - Tahereh Mafi

sexta-feira, maio 20, 2022


Falei aqui no blog recentemente da minha releitura de Estilhaça-me, e de como voltei a ler a saga para finalizá-la, agora que a maioria dos livros já foram lançados. A saga Estilhaça-me tem dois spin-offs, Destrua-me e Fragmenta-me, livros que são narrados por outros personagens (Warner e Adam, respectivamente) e que contam coisas que acontecem entre um livro e outro, em momentos que Juliette não estava presente.

Como são livros muito curtos e de leitura rápida, resolvi fazer um post falando sobre os dois, já que não tenho tanta coisa para falar sobre esses livros e gastar um post inteiro pra eles seria muita coisa. Pra contextualizar e facilitar a leitura desse post, Destrua-me é o livro 1.5 da saga e acontece entre o primeiro e segundo volume, e Fragmenta-me é o livro 2.5 da saga e acontece entre o segundo e terceiro volume. A resenha de cada um deles pode conter spoilers dos volumes anteriores, então se você pretende ler a saga e não quer spoilers, recomendo não ler essa resenha.

Resenha: 1.5 - Destrua-me

 Título: Destrua-me
 Autora: Tahereh Mafi
 Ano: 2013
 Editora: Novo Conceito
 Páginas: 99
 Sinopse: Em estilhaça-me de Tahereh Mafi, Juliette escapou o restabelecimento seduzindo Warner e, em seguida, colocando uma bala em seu ombro. Mas como ela vai aprender em Destrua-me, que Warner não é tão fácil de se livrar...
De volta à base e se recuperando de seu ferimento quase fatal, a Warner fará de tudo em seu poder para manter seus soldados em cheque e suprimir qualquer menção de uma rebelião no setor. Ainda que obcecado com Juliette, como sempre, a sua primeira prioridade é encontrá-la, trazê-la de volta, e dispor de Adam e Kenji, os dois traidores que ajudaram a sua fuga. Mas quando o pai de Warner, O Comandante Supremo do restabelecimento, chega para corrigir os erros de seu filho, é claro que ele tem muito planos diferentes para Juliette. Planos esses que Warner simplesmente não pode permitir.
Na sequencia de Estilhaça-me e antes de sua próxima sequencia, Liberta-me, Destrua-me é uma estória contada a partir da perspectiva da Warner, o líder cruel do Setor 45.

Como eu comentei lá no Twitter, Warner precisa urgentemente de um fisioterapeuta, visto que carrega a saga inteira nas costas. Nesse segundo livro (que foi uma releitura para mim), conseguimos compreender o que acontece com Warner e sua base, o Setor 45, logo depois que Juliette foge no fim do livro um.


O que eu posso dizer? Warner é um personagem equivocado e esquisito, cheio de conflitos internos, cruel e gentil ao mesmo tempo, preso no labirinto de uma vida que ele não queria. É muito fácil simpatizar com ele, mesmo que do ponto de vista de Juliette (que o odeia inicialmente), e conhecer a história por seu ponto de vista, seus hábitos, gostos e pensamentos é ainda mais interessante. 

Warner é cruel e terrível, mas a vida que leva, o posto que ocupa não deixa escolhas para ele. Como eu disse na resenha de Estilhaça-me, é o único que parece agir como o contexto pede. O mundo está em conflito, uma organização poderosa tomou o controle, ele está sozinho em uma posição privilegiada onde todo mundo quer ele morto: é matar ou morrer. Ele não está atrás de mais poder nem maior controle, está apenas preso nas circunstâncias de sua vida, o que o torna um personagem interessante de observar. Torço muito para que ele se rebele nos próximos livros.

Um ponto que considero importante é sobre a escrita, aqui, conseguimos ver pequenos pontos de diferença na forma de Warner contar a história, e na forma como Juliette também conta. Juliette é repetitiva, um pouco caótica, enquanto Warner é metódico, frio, pragmático. É muito profundo em seus sentimentos, mas toma suas decisões e não fica remoendo, como Juliette. Observar como os dois narram a história de forma diferentes torna a saga muito mais rica. Essas diferenças ficam muito mais acentuadas no próximo spin-off, que vou falar a seguir.

Resenha: 2.5 - Fragmenta-me

 Título: Fragmenta-me
 Autora: Tahereh Mafi
 Ano: 2014
 Editora: Novo Conceito
 Páginas: 70
 Sinopse: Neste eletrizante conto da trilogia Estilhaça-me, descubra o que aconteceu com os rebeldes do Ponto Ômega após lutarem contra o Reestabelecimento. Fragmenta-me é contado do ponto de vista de Adam, respondendo as principais dúvidas dos leitores após grande final de Liberta-me.
Enquanto o Ponto Ômega prepara para lançar um ataque-surpresa contra os soldados do Reestabelecimento a postos no Setor 45, o foco de Adam está bem longe do campo de batalha. Ele está se recuperando do rompimento com Juliette, apavorado pela vida do seu melhor amigo e preocupado como sempre com a segurança do seu irmão James. E justo quando Adam começa a pensar se aquela vida é mesmo para ele, o alarme soa. É hora de começar a guerra.
No campo de batalha, é como se tudo estivesse a seu favor – mas derrubar Warner, que Adam descobriu recentemente ser seu meio-irmão, não é fácil. O Reestabelecimento não tolera rebeliões, e por isso fará qualquer coisa para massacrar a resistência... inclusive matar a todos que são importantes para Adam.
Fragmenta-me prepara o leitor para as emoções de Incendeia-me, a explosiva continuação da série distópica de Tahereh Mafi.

Estou lendo Fragmenta-me pela primeira vez, dando início aos livros da saga que ainda não li. Nesse livro, quem narra é Adam, e, assim como acontece com Warner, o livro só reforça o que sentimos por essa personagem, seja esse sentimento bom ou ruim. 

Adam é um chato. Tudo nele é um pouco robótico e vazio. Enquanto Warner e Juliette descrevem seus sentimentos com profundida, vemos pouco disso na história narrada por Adam. É difícil, em alguns momentos, entender o que ele sente ou pensa, mesmo estando "dentro" da mente dele, observando-o através de seus pensamentos. Em contrapartida, conseguimos observar mais o "exterior", os fatos concretos que estão acontecendo, mas que Juliette não nos conta, porque está absorta demais em seus próprios pensamentos. Vimos como Juliette se comporta e age aos olhos de outras pessoas, e conseguimos entender porque algumas pessoas duvidam de sua sanidade. Ela parece muito instável narrada por Adam.

Aqui temos a confirmação de que Adam vê Juliette como uma menina indefesa, uma donzela frágil, e a comparação que ele faz de Juliette com seu irmão, em que diz que ela parece uma segunda versão dele, torna tudo ainda mais óbvio — e problemático. Adam não acredita na capacidade de Juliette de se defender, não quer vê-la lutando porque acha que ela não consegue, e quer o tempo todo que ela fique pra trás, escondida. 

Eu diria que Adam sufoca todo o potencial que Juliette possui, e nessa narrativa temos a confirmação de que a separação dos dois foi benéfica pra ela. Ela jamais iria crescer com ele ao lado, e aos poucos o triângulo amoroso que estava se formando vai se desfazendo: as prioridades de Adam ficam mais claras e a relação dele com Juliette está esfriando. Se a narrativa continuar nesse tom e não vermos nenhuma reviravolta, o casal final será Juliette e Warner. Óbvio que também estou torcendo por isso.

Um ponto importante que me chama atenção nesse livro, e que eu vinha reclamando nas resenhas dos livros anteriores é a falta de importância dos outros personagens. O livro é muito focado nos protagonistas, temos uma situação terrível que acontece no Ponto Ômega, que não vou dizer pra evitar spoiler, e todo mundo ignora. O foco todo se volta para encontrar abrigo e comer (gente, quem conseguiria comer em uma situação dessas?) e parece que fica elas por elas. Ainda não temos como saber o que de fato aconteceu, mas a frieza dos personagens (com exceção de Castle) diante dos fatos que eles conhecem me deixou impressionada. Não sei se é a forma como Adam conta a história (focada demais em si e nos seus problemas, com pouca empatia para perceber a emoção dos outros) ou falha da narrativa, mas isso me incomodou muito. Espero ver outra coisa quando a história for contada do ponto de vista de outro personagem.

Pra finalizar, Fragmenta-me e Destrua-me são leituras muito agradáveis, como todos os livros da série até agora. Tenho lido esses livros de um dia pro outro, o que tem sido ótimo, visto que estava com dificuldade de retomar meu hábito de leitura. O livro de Adam não traz muitos acontecimentos novos, mas é interessante observar tudo do ponto de vista de outra pessoa, principalmente porque no livro de Warner ele não teve contato com os personagens que já conhecemos. São livros curtinhos que fazem toda diferença na compreensão da saga, recomendo muito para quem começou a ler os primeiros.

Saga Estilhaça-me

1.5-Destrua-me
2.5-Fragmenta-me
3-Incendeia-me
4-Restaura-me
4.5-Projeta-me
5-Desafia-me
5.5-Revela-me
6-Imagina-me
6.5-Believe-me

Você também pode gostar

2 comentários

  1. Oi Marina! Eu não conheço essa saga, parece bem interessante. É muito bom quando a gente relê algum livro também, porque conseguimos enxergar novas nuances da história.

    E eu adoro spin offs. Porque dão espaço para pedaços da história ou personagens interessantes que não puderam ser explorados na saga original.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. Agora mesmo que eu vou PRECISAR ler essa sequencia hahahaha Adoro livros complexos e que façam tentar ver mais pontos de vista :)

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade