[Resenha] Incendeia-me - Tahereh Mafi

sexta-feira, maio 19, 2023

Capa do livro Incendeia-me - Tahereh Mafi
 Título: Incendeia-me
 Autora: Tahereh Mafi
 Ano: 2014
 Editora: Novo Conceito
 Páginas: 384
Sinopse: Um dia eu posso romper e me libertar.
Nada mais vai ser igual.
O destino do Ponto Ômega é desconhecido. Todas as pessoas com quem Juliette se importa podem estar mortas. Talvez a guerra tenha chegado ao fim antes mesmo de ter começado.
Juliette foi a única que restou no caminho d O Restabelecimento. E sabe que, se ela sobreviver, O Restabelecimento não sobreviverá.
Entretanto, para destruir O Restabelecimento e o homem que quase a matou, Juliette vai precisar da ajuda de alguém em quem nunca pensou que pudesse confiar: Warner. Enquanto eles lutam juntos para combater o inimigo, Juliette descobre que tudo que ela pensava saber sobre seu poder, sobre Warner e até mesmo Adam era uma mentira.


Li Incendeia-me em um único dia. Comecei a tarde, terminei de madrugada. Como li no Kindle, nem acreditei quando vi que o livro físico tem quase 400 páginas. Li tão rápido que me pareceu uma leitura curta, breve.

Nesse livro, somos apresentados as consequências dos atos do segundo livro e do spin off (Fragmenta-me), logo após Juliette ser sequestrada por Anderson. Vemos o desenrolar dos acontecimentos, do que aconteceu com o Ponto Ômega e os sobreviventes, como terminou a guerra e também como Juliette está, depois do sequestro e da experiência de quase morte.

Agora (finalmente) temos uma Juliette mais forte. Que entende seus poderes e acredita em sua capacidade, e finalmente começa a treinar e se preparar (de verdade) para a guerra. Vemos seu relacionamento com Warner avançar, e conhecemos um lado dos dois personagens que não conhecíamos. Também somos apresentados a um novo lado de Adam, e suas atitudes um pouco egoístas nos fazem entender porque parece que ninguém se importava muito com as mortes no fim do livro 2.5 (Fragmenta-me): não é que as pessoas não se importam, é Adam quem não consegue perceber as reações delas, pois está muito focado em si mesmo. Isso traz uma percepção diferente dos personagens, e finalmente conseguimos simpatizar com eles e sentir as mortes de todos.

Em Incendeia-me temos uma escrita e uma narrativa mais madura, menos confusa e sem tantas repetições e palavras riscadas. Juliette não passa mais tanto tempo dentro de sua própria mente e interage mais com o mundo, observa ao seu redor. Finalmente conseguimos ter vislumbres do mundo real pela sua perspectiva, e temos ainda uma ligeira noção de como as pessoas vivem, agora que o Restabelecimento tomou o controle. Em questão de acontecimentos, o livro é um pouco parado, a história não avança muito, pois ainda está muito focado no relacionamentos de Juliette, mas a escrita é tão envolvente que isso se torna detalhe. 

Os capítulos em que Warner e Kenji aparecem são os melhores, e é muito gostoso ver a interação entre eles. Kenji mostra um lado mais sensível, para além do alívio cômico dos últimos livros, e Warner um lado mais humano, para além da máscara de frieza que usava nos livros anteriores. Estou ansiosa para ver mais dos dois juntos, porque apesar de improváveis, a dinâmica deles é maravilhosa. Kenji é brincalhão e bobo demais, enquanto Warner é sério e metódico, o que torna a interação entre eles um acontecimento. Eu pagaria pra ter um livro só dos dois, mesmo que focado em coisas cotidianas. Se eu fosse um personagem de Estilhaça-me, esqueceria a Juliette e passaria a andar atrás desses dois o dia todo, eles são perfeitos.

Falando em personagens, ainda sinto falta de destaque para as personagens femininas, mas acredito que será assim até o final, visto que, de duas personagens femininas restantes (Lily e Alia) uma tem a personalidade da Juliette bem no início (tímida, quieta, voltada para si) e a outra quase não aparece. Uma delas tem poderes, mas não sei dizer qual, já que a personalidade delas é tão mal trabalhada que fica difícil lembrar até mesmo do nome. Pouco se sabe sobre as duas e aparentemente pouco vamos saber, já que são personagens pouco desenvolvidas e escritas para serem dessa forma. Esse é o único ponto que considero um "defeito" da saga, visto que os outros pontos que me incomodam estão muito relacionados ao gênero Young Adult e o público alvo desse tipo de leitura, o que eu venho relevando por não fazer parte desse público (falei disso na primeira resenha, de Estilhaça-me).

Pra finalizar, Incendeia-me é um bom livro, envolvente e bem escrito. Temos a finalização de um arco que iniciou em Estilhaça-me, e ficamos curiosos pra saber que rumo a história irá tomar agora. Infelizmente temos esse problema com as personagens femininas, mas não acho que vale abandonar a leitura por conta disso. Acompanhar o amadurecimento de Juliette tem sido muito prazeroso, e eu fico feliz de ter retomado a leitura da saga, tinha me esquecido completamente como é dedicar todo meu tempo a uma boa leitura.

Saga Estilhaça-me

1-Estilhaça-me
1.5-Destrua-me
2-Liberta-me
2.5-Fragmenta-me
3-Incendeia-me
4-Restaura-me
4.5-Projeta-me
5-Desafia-me
5.5-Revela-me
6-Imagina-me
6.5-Believe-me

Você também pode gostar

4 comentários

  1. Kenji é meu personagem favorito nessa trilogia. Também li os livros em meio a um delírio, muito rapido a escrita da Tahereh Mafi é muito viciante. Eu larguei a série em "Incedeia-me" e não pretendo voltar, mas se você for ler e for resenhando vou acompanhar para vê onde isso foi dá! Fiquei com saudade de ler a Tahereh, faz anos que não pego em um livro dela, não pretendo voltar ao universo da saga "Estilhaça-me", mas tem outros livros da autora circulando.

    P.S.: Obrigada por suas palavras deixadas no post do meu blog, foi um apoio e tanto durante essa semana.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. (Mandei o comentário sem querer antes de terminar, aff!)

    Admiro muito gente que lê avidamente e resenha, mulher, como eu queria! Já comprei tanto livro esse ano em feirinhas com desconto e li um total de 0 obras, hahaha!

    Oi Marina <3
    Confesso que como não li as outras resenhas ou não conheço a saga, acho que o seu texto em si não me incentivou muito (não uma crítica a sua escrita, mas ao fato de que a história não me atraiu mesmo). Gostei da sua análise e dos pontos que você elencou, principalmente a ideia de que as personagens vão se mostrando diferentes num novo contexto, o que pra uma saga deve ser muito interessante. Acho que tá faltando uma saga de peso na atualidade, porque as pessoas estão explorando universos antigos e anunciando remakes na cultura pop, então acho que é legal saber que os universos e sagas ainda existem por aí, hahaha!

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  4. Só li Estilhaça-me e Destrua-me. Achei a Juliette muito mala e o lance dela com o Warner bem estranho haha

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade