Onde encontrar recursos de Design gratuito para seu Blog ou marca

segunda-feira, maio 31, 2021

A imagem possui um fundo amarelo em tom pastel, e mostra várias engrenagens, peças de quebra cabeça, ferramentas e outros elementos vetoriais no centro

O post de hoje é pra quem tem um blog ou negócio online, seja loja, projeto no Instagram, canal do Youtube e afins, e precisa de recursos de Design mas está sem condições de contratar um profissional, e não sabe fazer por si mesmo. Sei que quando a gente começa um projeto online, a tendência é procurarmos por esses recursos no Google imagens, que eu já mencionei que não é uma boa prática, por diversos motivos, entre eles a questão de direitos autorais e uso de imagens; quando não usamos o Google Imagens tentamos fazer sozinhos, em casa, e o resultado nem sempre é satisfatório. 

Pensando nisso, resolvi escrever esse post com uma dica de um site que eu utilizo bastante, e sempre me salva em relação a recursos de Design, como logomarcas, cartões de visita, ícones, templates para post no Instagram, além de uma infinidade de coisas, que eu tenho dificuldade de fazer sozinha e nem sempre posso contar com um profissional para isso. O site em questão é o Freepik, e logo abaixo eu conto um pouco sobre o site, como funciona, como usar, e os recursos que você encontra navegando por ele.

O que é Freepik e como utilizar?

O Freepik é um site criado em 2010, com o objetivo de reunir um grande arsenal de recursos gratuitos para Designers utilizarem em seus projetos. Assim como os bancos de imagens mencionados em um post anterior, a ideia do Freepik é que designers possam fazer upload do seu trabalho, construir um portfólio, além de encontrar outros recursos e trabalhos para se inspirar e utilizar quando preciso. 

O site pode ser usado livremente por qualquer pessoa, independente da profissão, e possui recursos free — aqueles que podem ser baixados apenas com o cadastro, sem necessidade de pagamento, e recursos premium — aqueles que necessitam que o usuário pague um plano mensal para ser utilizado. Para utilizar o Freepik você precisa criar uma conta, com login e senha, e caso use a opção gratuita, o site permite que você faça download de até 10 recursos gratuitos por dia, havendo a opção de favoritar os que você gostou e baixar em outro dia, com a necessidade de dar os créditos ao designer que disponibilizou o recurso. Caso utilize a opção premium, os créditos são opcionais.

Para fazer o cadastro no site Freepik clique aqui.

Além disso, o site permite que você filtre os resultados de sua pesquisa, assim, você pode ativar a opção para encontrar somente recursos gratuitos, além do formato desse recurso — se ele vai ser um vetor, uma foto, um .psd ou um ícone — além de filtrar os arquivos pela data, popularidade, se tem ou não pessoas, a orientação — horizontal, vertical, paisagem, etc. — e até mesmo por cores.

A imagem mostra uma captura de tela do site Freepik com as opções de filtrar relacionadas a busca por imagens do site
Parte da área de filtros do site. Você pode acessar essa tela clicando no menu no lado superior direito


O que eu preciso para utilizar os recursos que baixei?

Agora que você já sabe o que é Freepik, é importante saber que, para utilizar os recursos baixados no site, você precisa de um conhecimento mínimo de alguns programas de edição de imagens. Como o site é focado no público profissional, alguns recursos vão vir em formatos próprios para programas de edição mais sofisticados, como o Adobe Ilustrator ou o Adobe Photoshop. Mas não se preocupe! O site conta também com uma ferramenta de edição de imagens própria, e caso você não saiba utilizar nenhum desses programas mencionados, pode utilizar essa ferramenta para fazer suas edições. A ferramenta se chama Wepik e você pode acessá-la clicando aqui.

O que eu encontro no site Freepik?

Agora que você já conhece o Freepik e já sabe como utilizar, eu trouxe alguns exemplos de recursos que podem ser encontrados no site, todos possuem versão tanto gratuita quanto premium, feitos de forma profissional e que podem ser baixados por você aí na sua casa. Vem comigo!

Logomarcas

O site possui uma variedade imensa de Logomarcas, nos mais diversos temas, muitas delas gratuitas e com infinitas possibilidades de personalização. Você pode combinar ideias diferentes e formar uma logomarca única, que tenha a ver com você e sua marca.

Acesse a pesquisa por logomarcas gratuitas clicando aqui.

A imagem mostra uma captura de tela do site Freepik com vários logomarcas como resultado de pesquisa


Cartões de Visita

A variedade de cartões de visita que o site possui é imensa. Os temas variam entre profissionais de diversas áreas, além de empresas, personalidades, entre outras coisas. Eu mesma já utilizei alguns modelos do site, fazendo um cartão de visitas profissional pra mim e pros meus irmãos. É uma ótima forma de driblar a falta de grana, principalmente pra quem tá começando na profissão.

Acesse a pesquisa por cartões de visita clicando aqui.

A imagem mostra uma captura de tela do site Freepik com vários cartões de visita como resultado da busca no site


Modelos para Post no Instagram

Uma das minhas partes favoritas do site (risos). Eu nem tenho página no Instagram que utilize feed combinando, mas gosto de passar um tempo olhando os recursos e favoritando os que acho bonito. Pra quem tem página no Instagram e precisa de algumas ideias pra deixar o feed organizadinho o site tem recursos ótimos pra isso.

Acesse a pesquisa por modelos de post no Instagram clicando aqui.

A imagem mostra uma captura de tela do site Freepik com vários modelos de post para instagram como resultado da busca de imagens do site


Modelos para Stories do Instagram

Outra área que eu gosto de ficar pesquisando (risos). Os modelos para Stories no Instagram seguem o mesmo estilo de Design dos modelos para post no feed, com pouca possibilidade de personalizar com fotos próprias, porém, é possível encontrar coleções de um mesmo design, utilizando as mesmas cores, formas e fontes tanto nos stories quanto nos posts. Vale muito a pena conferir!

Acesse a pesquisa por modelos de stories no Instagram clicando aqui.

A imagem mostra uma captura de tela do site Freepik com vários modelos de stories para instagram como resultado da busca no site


Capas para Destaque no Instagram

Dá pra montar um Instagram todinho só com recursos desse site. O que eu gosto nos modelos de Capa para Destaque do Instagram disponibilizados por ele é que muitos fogem do tradicional cor sólida + ícone centralizado. É possível encontrar capas abstratas, em mosaico, com efeitos e muitas outras coisas.

Acesse a pesquisa por modelos de capa para destaque no Instagram clicando aqui.

A imagem mostra uma captura de tela do site Freepik na parte de busca com vários modelos de capas para destaque no instagram


Vetores, ícones, ilustrações, entre outros

O site possui uma infinidade de recursos para personalização até mesmo dos recursos citados acima, como ícones variados, ilustrações, imagens vetorizadas, e muitas outras coisas. Dá pra encontrar setas, pincéis, personagens, ícones de redes sociais, etc. geralmente em pacotes. Usei muitos desses recursos nas capas para destaque do meu Instagram pessoal — inclusive o ícone de calopsita que também é daqui. 

A pesquisa por vetores está na página inicial. Para ilustrações e outros recursos você precisa procurar por tema.

A imagem mostra uma captura de tela do site Freepik na parte de busca com vários modelos de ilustrações e vetores fofos


Texturas, planos de fundo, patterns variados, entre outros

Pra quem, assim como eu, foi blogueira por volta de 2012 e afins, vai ficar feliz com essa parte do site. A variedade de planos de fundo, texturas, patterns e outros recursos relacionados a edição de imagens é imensa. Dá vontade de baixar um por um, mesmo sem saber aonde usar hehehe.

Acesse a pesquisa por planos de fundo e texturas clicando aqui.

A imagem mostra uma captura de tela do site Freepik na parte de busca com vários modelos de planos de fundo disponibilizados pelo site


Fotografias e imagens para ilustração

Perfeita pra quem tem blog, a parte de fotografias também não pode ficar de fora! Eu já mencionei aqui bancos de imagens gratuitos para serem utilizados nas ilustrações de post, mas para quem quer encontrar tudo em um lugar só, o Freepik também conta com fotografias próprias. Vale muito a pena conferir, principalmente pra fugir um pouco dos bancos de imagens, que acabam sendo utilizados por muita gente.

Acesse a parte de fotografias do Freepik clicando aqui.

A imagem mostra uma captura de tela do site Freepik na parte de busca com vários modelos de fotografias para serem utilizados em publicações. As fotografias incluem pessoas escrevendo, digitando no computador, etc.


Thumbnail, capas para canal e outros recursos para Youtube

Você não leu errado! Para os Youtubers de plantão, o site também tem recursos para vocês! A variedade de recursos para Youtube também é imensa, e pro post não ficar gigante, reuni tudo num subtítulo só. A ideia é apenas saber que os recursos existem rsrs Na imagem abaixo eu trouxe exemplos de thumbnail, mas tem outras coisas por lá também.

Para acessar a pesquisa por recursos para Youtube você precisa pesquisar especificamente pelo que você deseja na busca do site.

A imagem mostra uma captura de tela do site Freepik na parte de busca com vários modelos de capas para youtube. A maioria das capas na imagem possuem o tema de jogos e mostram controles de videogame, pessoas jogando, entre outros


Mockups

Esse é ótimo para quem tem loja e precisa mostrar um produto. Pra quem não sabe, um mockup é uma representação gráfica que simula diversos aspectos de um projeto, como uma forma de mostrar um design de forma realista, sem que outros fatores interfiram na produção. Um exemplo: quando você vai encomendar uma estampa de camiseta, o site ou loja te disponibiliza um mockup de uma camiseta para você ter saber como ficará o resultado. Para quem tem loja e precisa desse recurso, o Freepik disponibiliza vários.

Acesse a pesquisa por mockups clicando aqui.

A imagem mostra uma captura de tela do site Freepik na parte de busca com vários modelos de mockups para download


Curriculum Vitae

Se você estiver procurando emprego e precisa de modelos de curriculum vitae que se destaquem daqueles modelos padrões do word, o Freepik é o lugar certo pra isso. O site disponibiliza uma variedade imensa de currículos, um mais bonito que o outro, e você pode adaptar e preencher com as informações que são relevantes pra você. Vale muito a pena dar uma olhada.

Acesse a pesquisa por curriculum vitae clicando aqui.

A imagem mostra uma captura de tela do site Freepik na parte de busca com vários modelos de curriculos para download



Além de todos esses recursos, o Freepik também tem flyers, banners, apresentações, header para blog, entre outros recursos, que não dá pra mencionar tudo se não o post ficaria imenso. A ideia aqui é ter a noção geral que dá pra encontrar de tudo um pouco nesse site. Particularmente gosto muito dele e sempre indico pra amigos e amigas que estão começando algum projeto online, seja criando conteúdo ou abrindo uma lojinha no Instagram. Já indiquei, inclusive, pra uma pessoa que precisava de convite de casamento mas tava sem grana.


Espero muito que esse site seja útil para vocês e que ajudem nos projetos que estejam trabalhando. Você já conhecia o Freepik? Já precisou de algum recurso desse tipo na sua vida?

Se esse post foi útil pra você e te ajudou em algum projeto, compartilha ele nas suas redes sociais! Essa é uma forma de divulgar o site pra mais pessoas e também dar uma força aqui pro blog. Vamos espalhar a palavra do Freepik!

Você também pode gostar

9 comentários

  1. Freepik é vida! Quando não sei fazer algo ou preciso de algo muito específico (e não sei fazer de forma rápida), pego por lá ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amoo! Faço a mesma coisa, confesso que tenho ficado até meio preguiçosa com ele, baixo quase tudo lá e só vou modificando hahah'

      Excluir
  2. Eu costumava usar muito o Freepik em 2015, quando fazia faculdade de comunicação mas não tinha nenhum conhecimento de design. Salvou vários trabalhos, hahah. Faz muito tempo que não uso, sei lá porquê, mas muito bom lembrar dele! ♥

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso muito!! E indico pra todo mundo, principalmente quem gosta de catar as coisas do google imagens pra usar de forma profissional. Acho ele ótimo

      Excluir
  3. Achei perfeito. Eu já usava o Canvas porque para mim é meio que adaptável. Mas esse aí, parece ser muito bom também. Muito obrigada,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto muito do Canvas também, meu único problema com ele é que os designs ficam todos parecidas, com o que eu chama de "cara de canva". Gosto do freepik que costuma ter mais opções nesse quesito.

      Espero que te ajude ^-^

      Excluir
  4. Adorei o site com capas para destaque! Um pack mais bonito do que o outro!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marina,
    Devo começar dizendo que ainda não conhecia o seu blog e estou arrependida de não tê-lo conhecido antes... Tem muito conteúdo bom por aqui! Até o segui para não perder as atualizações.
    Agora, sobre o freepik, utilizo-o com bastante frequência e geralmente faço minhas edições no Photofiltre, que eu aprendi a utilizar há uns quinze anos atrás e nunca mais o abandonei, haha. Faço desenhos até no Coreldraw, mas nunca aprendi a mexer no photoshop ~vergonha~. E apesar de usar o freepik, eu não conhecia a Wepik e quase não procuro por fotos lá, uso mais os vetores mesmo, mas eu já tô bem cansada do Pixabay, haha.
    Enfim, amei seu post, muito informativo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu fiquei encantada com o FreePik. Eu uso de vez em quando o Canvas, mas esse site parece oferecer muito mais resursos. Vou começar a usar por indicação sua <3
    Fiquei apaixonada pelo seu blog, a partir de agora já estou te seguindo e vou acompanhar sempre seu conteúdo!!!
    Beijão! ♥

    Relíquias da Lara

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade