12 Frases de O Guia do Mochileiro das Galáxias para o Dia da Toalha!
terça-feira, maio 25, 2021Alguns anos atrás fiz uma publicação com 16 Frases dO Guia do Mochileiro das Galáxias para o Dia da Toalha, essa publicação foi um sucesso! A trilogia de cinco do Guia do Mochileiro das Galáxias continua sendo umas das minhas sagas favoritas, em que o humor ácido e as piadas do Douglas Adams ficam mais interessantes a cada ano, e eu fico imensamente feliz de saber que outras pessoas também curtem essa leitura.
Hoje, para quem não sabe, é comemorado O Dia da Toalha, um dia criado como forma de homenagear Douglas Adams, o autor dessa série conhecida como "trilogia de cinco" d'O Guia do Mochileiro das Galáxias, que mesmo após da morte do autor continua conquistando fãs em todo mundo. Como forma de homenagear o autor e não deixar a data passar em branco, trouxe mais 12 frases da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, todas do meu acervo pessoal, e que aparecem ao longo dos cinco livros da série escrita pelo Douglas Adams. Confira:
Por que toalha? O Guia explica:
"O Guia do Mochileiro das Galáxias faz algumas afirmações a respeito das toalhas. Segundo ele, a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido ao seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kabrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.Porém, o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está a sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.Daí a expressão que entrou na gíria dos mochileiros, exemplificada na seguinte frase: “vem cá, você sancha essa cara dupal, o Ford perfect? Tai um mingo que sabe onde guarda a toalha.” (Sancha: conhecer, estar ciente de, encontrar, ter relações sexuais com; dupal: cara muito incrível; mingo: cara realmente muito incrível)."
Frases sobre a vida
"Ah, a vida! Pode-se odiá-la ou ignorá-la, mas é impossível gostar dela."
"Era um duplo par de Óculos Escuros Supercromáticos Sensipericulosidade Joo Janta 200, que tinham sido especialmente desenvolvidos para ajudar as pessoas a manterem uma atitude tranquila ante o perigo. Ao primeiro sinal de problemas, as lentes ficavam totalmente pretas, evitando assim que a pessoa visse qualquer coisa que pudesse deixá-la tensa."
"— Minha capacidade para ser feliz — disse Marvin — poderia ser colocada numa caixa de fósforos, sem tirar os fósforos antes."
O universo...
"Existe uma teoria que diz que, se algum dia alguém descobrir exatamente para que serve o Universo e por que ele está aqui, ele desaparecerá instantaneamente e será substituído por algo ainda mais estranho e inexplicável.Existe uma segunda teoria que diz que isso já aconteceu."
"Enquanto isso, o pobre peixe-babel, por derrubar os obstáculos à comunicação entre os povos e culturas, foi o maior responsável por guerras sangrentas, em toda a história da criação."
"A qualidade de qualquer conselho que uma pessoa pode dar deve ser avaliada de acordo com a qualidade da vida que essa pessoa levou."
...e tudo mais:
"É um fato bem conhecido que todos os que querem governar as outras pessoas são, por isso mesmo, os menos indicados para isso."
"Um erro comum que as pessoas cometem quando tentam projetar coisas completamente à prova de imbecis era subestimar a ingenuidade dos imbecis completos."
"É um erro acreditar que é possível resolver qualquer problema importante usando apenas batatas."
Bônus: Alguns verbetes do Guia
Terra: Praticamente Inofensiva.
Amor: muito doloroso. Evite, se possível.
O Guia tinha alguns conselhos a respeito de porres:- Vá fundo - dizia o texto - e boa sorte.
10 comentários
Incrível!! Texto gostosinho de ler e a cada trecho faz com que o leitor lembre do próprio livro, soltando aquela gargalhada boa que só Douglas Adams faz dar.
ResponderExcluirDeniiiiiii você por aqui ♥♥♥
ExcluirEu amo demais esse autor, os livros dele são maravilhosos ♥
Bom, eu nunca tinha lido. Quem sabe possa entrear na minha lista de leitura em breve.
ResponderExcluirSe você gosta desse tipo de livro vale a pena demais
ExcluirLi O Guia anos atrás... e não gostei ashuashuashua Confesso que várias frases são interessantes, e que talvez eu não tenha lido a série no momento certo, mas enfim né XD
ResponderExcluirÀs vezes não é seu tipo de livro mesmo, acontece hahaha'
ExcluirNão li todos os livros (ainda), mas o primeiro é um clássico com certeza é um dos meus preferidos também! ♥
ResponderExcluirAdoro o humor do Douglas Adams. Na época me questionava o que eram o raio do "42" que muita gente dizia, até ler o livro. Quando descobri o que era fiquei no misto entre rir e ficar "é sério que é essa a piada????". Cada vez que vejo isso é mais sensacional ainda xD
Enfim. Feliz dia da toalha atrasado pra ti, Mari! ♥
Até mais, e obrigada pelos peixes!
hahahahahaha eu comecei a ler a saga só pra entender esse 42 que tanto falavam. Tive a mesma reação que você hahahaha mas curti demais que esse é exatamente o tipo de humor que eu gosto ahhahah
ExcluirFeliz dia da toalha pra você também!
Eu amo essa série kkkkk minha mãe ganhou em um concurso de fotos, ela levou uma toalha pra sala de aula, onde era professora de geografia, vários alunos levaram também, daí ela tirou a foto com a toalha pendurada no ombro de frente pro quadro negro, e os alunos com as toalhas também kkkk ganhou todos os livros e eu li primeiro que ela.
ResponderExcluirJá a versão de filme odiei hauhauhuaha
Que maneiro!! Sua mãe parece ser uma pessoa maravilhosa, amei a criatividade dela hahaahha
ExcluirO filme é péssimo mesmo, eu só gosto um pouco da versão do Marvin mesmo, mas ainda prefiro a que eu imaginei que era gigante e quadrada hahaha
Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.
Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;
No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥