6 Melhores Bancos de Imagens gratuitos para seu Blog em 2021

terça-feira, janeiro 19, 2021

A imagem mostra uma pessoa mexendo no computador, com o título da publicação logo ao centro da imagem

Oi xuxus! Hoje eu vim trazer uma dica maravilhosa para vocês, que é uma lista de bancos de imagens gratuitos para usarem em seu blog, perfil do Instagram, lojinha na net, Templates, entre outros lugares. Uso alguns desses bancos de imagens há um tempo aqui no blog, e eles me ajudam muito a manter um ritmo bacana de atualizações, por me poupar todo o tempo de preparo para ilustrar uma publicação, com uma fotografia minha.

O processo de fazer fotos para minhas publicações costuma ser muito demorado, porque envolve pensar, planejar, fotografar, editar e trabalhar as imagens, e ter um banco de imagens para blogs com fotografias tiradas por profissionais, com boa qualidade, com temas diversos e que podem ser usados sem problemas com direitos autorais, facilita muito a vida de quem escreve e produz conteúdo para a internet. Por isso trouxe essa listinha, sempre seguindo o princípio de compartilhar conhecimento, para também facilitar a vida de vocês. Vamos lá!

O que são Bancos de Imagens e por que usá-los?

Bancos de Imagens nada mais são que sites com (como o nome diz) bancos de imagens, ou seja, coleções de imagens que podem ser baixadas e utilizadas de diferentes formas, não somente em publicações de blogs, mas também em cartões de visita, perfis em redes sociais, panfletos, banners, entre outras coisas. São sites utilizados por fotógrafos para divulgar e compartilhar seu trabalho, e permitem que pessoas comuns façam uso dessas imagens sem ter de pagar pelos direitos autorais relacionados a isso. 

Os bancos de imagens que estou listando nessa publicação possuem diversas imagens, dos mais variados temas, e que podem ser usadas livremente de forma gratuita por quem se interessar. E por que isso é importante? É sempre válido lembrar que as imagens que encontramos no Google tem "dono", ou seja, pessoas que criaram e detém os direitos dessas imagens, e usá-las sem seu consentimento e sem pagar por esse serviço, além de ser uma falta ética, pode trazer vários problemas para quem usa, até mesmo na exclusão de publicações e sites pelo próprio Google. 

Apesar da discussão sobre direitos autorais ainda estar caminhando na internet (muita gente sequer sabe que isso existe), tivemos vários avanços nesse aspecto, e cada vez mais pessoas têm procurado usar a internet de forma ética. Essa listinha com seis sites vai facilitar o trabalho de quem deseja criar conteúdo de forma responsável, além de trazer imagens lindas para impulsionar esse trabalho, principalmente para quem escreve um blog, onde o visual é muito importante. 

Sobre os Bancos de Imagens listados nessa publicação

Essa publicação está dividida em tópicos, em que cada tópico representa um banco de imagens. Na descrição desses tópicos está um pequeno resumo de como esse banco de imagens funciona, assim como a licença e os usos permitidos por cada site. É importante lembrar que cada site tem uma forma de funcionar, e embora todos tenham imagens gratuitas, alguns tem termos de uso diferentes dos outros. Por isso, fique atente a descrição que escrevi aqui, e qualquer dúvida vale lembrar que os próprios sites possuem páginas com os termos de uso das suas imagens. Listei tudinho nos tópicos abaixo, leia com atenção e boa blogagem!

Os 6 Bancos de Imagens Gratuitos para seu blog:


StockSnap.io

StockSnap.io possui uma enorme variedade de imagens, com sugestões de temas logo na página inicial. Possui uma aba com tendências, mostrando as imagens mais visualizadas e baixadas. Não precisa fazer cadastro para download das imagens, nem responder a nenhum captcha. Algumas imagens pagas também aparecem na busca, mas a diversidade de imagens gratuitas é muito grande. 

As imagens são livres para uso comercial e pessoal, com liberdade para alterar a imagem da forma que quiser. Apesar do site incentivar os créditos aos autores das imagens, isso não é obrigatório. Fica a critério de quem usar. Vale a pena conferir a os termos de licença do StockSnap, para mais detalhes sobre o uso que se pode fazer dessas imagens (em inglês).

Para ir até o site StockSnap clique aqui

A imagem mostra um printscreen da tela inicial do banco de imagens, em que aparece uma grande barra de busca, no centro, com imagens sugeridas logo abaixo.

Life of Pix

Life of Pix mostra uma coleção de imagens logo na página inicial. Possui uma diversidade enorme de temas e categorias, além de opção busca direta por fotógrafo. Disponibiliza um link para o LifeOfVids, um site de vídeos gratuitos. Não necessita fazer cadastro para download das imagens, nem possui nenhum captcha na hora do download. 

As imagens são livres tanto para uso pessoal quanto comercial, sem restrições de uso. Possui como única restrição a distribuição em massa: não é permitido distribuir mais que 10 imagens do site de uma vez.

Para ir até o site Life of Pix clique aqui

A imagem mostra um printscreen da tela inicial do banco de imagens, em que aparece uma grande barra de busca, no centro, com imagens sugeridas logo abaixo.

Pixabay

Pixabay é meu queridinho. Uso aqui no blog há um bom tempo. Mostra uma seleção de imagens logo na página inicial, e possui também ilustrações, vetores, vídeos e até músicas! Possui opção de escolher o tamanho das imagens na hora do download, e não necessita cadastro para baixar as imagens, embora apareça um captcha, caso você não seja cadastrado. Algumas imagens pagas também aparecem na busca, mas a diversidade de imagens gratuitas é muito grande. 

As imagens são gratuitas para uso comercial e pessoal, podendo ser modificadas e distribuídas. O site também incetiva os créditos ao Pixabay e aos fotógrafos, mas isso não é obrigatório. Possui como restrições a venda dos recursos do site e o uso de forma ofensiva, vale a pena conferir os termos de licença do Pixabay para saber mais sobre (em inglês).

Para ir até o site Pixabay clique aqui

A imagem mostra um printscreen da tela inicial do banco de imagens, em que aparece uma grande barra de busca, no centro, com imagens sugeridas logo abaixo

Pexels

Pexels possui uma enorme variedade de imagens e vídeos gratuitos. Possui uma aba com sugestões, além das imagens mais buscadas e a possibilidade de fazer coleções. Não necessita cadastro para fazer download das imagens, nem precisa preencher um captcha

Todas as imagens do site são gratuitas para uso pessoal e comercial, sem restrições de uso. Assim como os outros, o site também incetiva os créditos ao Pexels e aos fotógrafos, mas isso não é obrigatório. Assim como Pixabay, possui restrições quanto a venda dos recursos do site e o uso de forma ofensiva. Vale a pena conferir os termos de uso do Pexels para saber mais sobre.

Para ir até o site Pexels clique aqui

A imagem mostra um printscreen da tela inicial do banco de imagens, em que aparece uma grande barra de busca, no centro, com imagens sugeridas logo abaixo.

Free Images

Trata-se de um banco de imagens com uma variedade enorme de temas e fotos. Possui logo na tela inicial opções para procurar por imagens populares, categorias e novas imagens. Indica também, durante a busca, imagens pagas, com um cupom de desconto em alguns casos. Não necessita cadastro nem preencher captcha para realizar o download.

As imagens são gratuitas para uso pessoal somente, e em alguns casos, há restrições de uso. É preciso ler a descrição da imagem escolhida, de forma a descobrir se o autor da foto definiu alguma restrição quando a ela. Algumas imagens necessitam créditos. Vale a pena ler os termos de uso do Free Images para saber mais sobre (em inglês)

Para ir até o site Free Images clique aqui

A imagem mostra um printscreen da tela inicial do banco de imagens, em que aparece uma grande barra de busca, no centro, com imagens sugeridas logo abaixo.

Visual Hunt

Visual Hunt não se trata de um banco de imagens propriamente dito, mas um buscador, que procura por imagens gratuitas no Flickr. Possui uma enorme variedade de imagens gratuitas, além da possibilidade de realizar uma pesquisa por cores, logo na página inicial. Não necessita cadastro para fazer o download, nem preencher nenhum captcha. Possui a opção de escolher o tamanho da imagem que você deseja baixar. Por ser um buscador, pode encontrar imagens pessoais dos usuários do Flickr, até mesmo de má qualidade. 

As imagens possuem licenças diferentes, mas o site possibilita a opção de filtrar por imagens de uso comercial ou pessoal, além de imagens de domínio público. É necessário dar os créditos ao site e autores das imagens, caso você use a forma incorporada das imagens, do contrário, os créditos não são obrigatórios, mas incentivados. Vale a pena conferir os termos de licença do Visual Hunt para saber mais sobre (em inglês).

Para ir até o site Visual Hunt clique aqui

A imagem mostra um printscreen da tela inicial do banco de imagens, em que aparece uma grande barra de busca, no centro, com imagens sugeridas logo abaixo.


Esses são os bancos de imagens que mais uso e tenho salvo comigo há um tempo. Minha dica é escolher dois ou três desses sites, o que você se identificar mais e tiver mais facilidade pra mexer, salvar nos favoritos do seu navegador e usar sempre que necessário. Caso você não encontre a imagem desejada em um deles, é só fazer a busca em outro, que com certeza vai encontrar. 

Alguns deles também permite salvar as imagens como favoritas, ou até mesmo seguir os fotógrafos, e isso facilita muito na hora de procurar por uma imagem. Usar as imagens de um mesmo fotógrafo também contribui para que a imagem visual do seu blog fique coerente. Eu fiz muito isso nas minhas publicações do BEDA, em 2017

E aí, gostaram da dica? Usa ou já usou bancos de imagens no seu blog? Me conta nos comentários!

Você também pode gostar

4 comentários

  1. Oi Marina, tudo bem? Eu amo sites de imagens gratuitas. Vim aqui pra ver se meu preferido tava na listinha, e não tava (https://unsplash.com). Ele é gratuito, sem captcha nem cadastro e só sugere que você dê os créditos. Óbvio que eu faço isso sempre! Não custa nada e é justo com quem fotografou e disponibilizou o material.

    Depois vou dar uma olhada nesses outros sites que você indicou.

    Beijos;
    https://linktr.ee/helainaideas

    ResponderExcluir
  2. Dos bancos de imagens que você citou só conhecia o Pexels e Pixabay. Outros que uso é gosto também são o Unsplash e o Nappy.


    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  3. Menine! Não conhecia nenhum desses sites - em geral caço imagens para o blog em tumblrs e no próprio google, mas às vezes pra algo fora do blog preciso de umas imagens bacanas e fico sem saber onde arrumar. Adorei as dicas e já vou salvar aqui pra usar quando a necessidade bater <3 Agradecidíssima!
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  4. Oi Marina,
    Não conheço nenhum desses bancos de imagens, mas adorei a publicação porque me permitiu conhecê-los.
    Eu costumo usar o Unsplash, mas as vezes não encontro o que preciso por lá. Bom ter uma lista com novas opções.

    Obrigada!!!
    Um beijo,
    Aline

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade