Recapitulando: nossos 8 anos de história!

quarta-feira, dezembro 02, 2020

A imagem possui fundo rosa, escrito de branco "recapitulando", por cima dessa palavra, o texto "nossos oito anos de história"

Final de ano eu sempre faço uma retrospectiva do que se passou, tanto na minha vida quanto na vida do blog, já que, muitas vezes essas duas se confundem. Esse ano eu resolvi fazer diferente. Conversando com alguns blogueires super legais que conheci recentemente, fui tomada por uma sensação de nostalgia muito forte, e comecei a relembrar de vários fatos, curiosidades e coisas interessantes que aconteceram comigo e com esse blog, desde a sua criação, em 2012. Então, decidi escrever esse post, que nada mais é do que nossa história sendo contada desde o começo, com algumas lembranças gostosas, como as "caras" que esse blog já teve, e até mesmo os nomes antigos que foram mudando.

Para quem está chegando agora: seja bem vinde! E para quem já está por aqui há algum tempo, vem relembrar comigo! Talvez você até mesmo fique surpreso com o tempo que já conhece esse blog, ou então sinta o mesmo carinho que eu ao se lembrar de algum fato ou publicação interessante. Quem sabe você não encontra um comentário seu por aí, perdido em meio a tanto tempo de história? Senta aí, e vamos começar!

A imagem mostra o primeiro layout do blog, em que uma menina está sentada em uma cama lendo um livro, e os dizeres "nossa primeira cara! uma fofura de layout"

Tudo começou em 2012, o ano de criação desse blog. Nessa época, o nome do blog era "Ler, imaginar e criar", e começou com essa carinha que você pode ver logo acima. Esse era um template que eu encontrei gratuitamente na internet, e até hoje tenho um imenso carinho por ele. Nessa época, eu gostava de postar muitas resenhas (muitas mesmo!) e fazia várias publicações relacionadas a literatura e ao hábito de ler, como esse publicação sobre um marcador de páginas super antigo que eu ainda tenho.

A imagem mostra outros layouts que o blog teve, como layouts de alice no país das maravilhas e touhou project

Em 2013, as coisas não foram muito diferentes. Eu postava principalmente sobre literatura, e tinha dado início a um projeto muito legal, mas que não consegui manter até o final: o 365 Days! (Observações: leia o edit no fim do post). Consistia em tirar uma foto por dia, todos os dias, até o final do ano. Eu fui longe (cheguei a 263 fotos na primeira tentativa), mas não consegui terminar. Se você abrir os posts do projeto, vai encontrar foto de tudo, desde meu sobrinho, meu cachorro (saudades), e os livros que eu lia, até coisas relacionadas ao próprio blog e a época da escola. Sim, eu ainda estava no ensino médio quando tudo começou!

Imagem possui como título a frase "em 2013". Embaixo, o texto está dividido em três colunas. A primeira mostra o layout do blog, com a Bella de A Bella e a Fera, do lado esquerdo, sentada lendo um livro, a direita, quem lê o livro é o Gato de Cheshire. Na segunda coluna, a frase "tinhamos várias colunas" fazendo referencia ao print de uma publicação que mostra a coluna 365 days, mencionada no post. Na terceira, a frase "eu participei do nanowrimo" com o símbolo do projeto em questão

Já em 2014, eu comecei a faculdade de Psicologia, tinha cada vez menos tempo ler e comecei a ficar cansada de blogs literários. Nessa época, o conteúdo do blog começou a ficar variado, e fiz várias publicações que iam além da literatura. Eu escrevi sobre joguinhos, séries, minha rotina, cabelo, entre outras coisas. O blog também trocou de nome, foi Quase Literalmente durante um período muito curto de tempo, que eu prefiro considerar um delírio coletivo. Não demorou muito para eu escolher outro nome (de novo!).

A imagem está dividida em quatro partes. Duas mostram os layouts antigos do blog, rosa e com o nome no topo. As outras duas possuem frases, sendo o blog com esse nome doido e um dos layouts mais trabalhosos que já fiz na vida

De Ler, imaginar e criar, pra Quase Literalmente durante pouco tempo, e enfim, pra 31 de Março! É bem provável que, se você não acabou de chegar, me conheceu nessa época. O blog ficou muito tempo como 31 de Março e eu ainda sinto que foi um dos nomes mais acertados que escolhi. Tenho um carinho enorme por ele e estou sempre pensando em voltar rs. 

2015 foi o ano que escolhi para fazer essa mudança, e esse nome ficou por muitos anos (até 2019). Eu considero a fase mais madura do blog, as fase com os textos que eu mais me orgulho, e também a época que mais desabafei (risos). Foi quando o blog realmente deixou de ser literário e se tornou um blog pessoal, tanto na cara, quanto no nome, nos assuntos, nas categorias... os livros continuaram (e sempre vão continuar) presentes, mas os temas se expandiram de forma considerável. 2015, 2016 e 2017 eu consegui manter um ritmo bacana, parecido com os anos anteriores, mesmo com a correria da faculdade. 2017 as coisas já estavam desandando um pouco, mas na medida do possível, o blog ainda estava ativo com uma quantidade de publicações excelente. 

A imagem mostra o template do 31 de março, e traz uma curiosidade, usei ele durante muitos anos, mas vários leitores reclamavam que as cores estavam muito claras. Eu tinha escolhido essas cores para serem definitivas

Em 2018, meu ritmo caiu MUITO. Eu não tava bem. Foi meu último ano de faculdade, o ano do TCC. Além de lidar com amizades problemáticas, situações em casa, a morte do meu cachorro, enfim... loucura, loucura, loucura não acredito que to incorporando o Luciano Huck pra fazer humor numa publicação. A maioria dos posts são... como eu posso dizer? Esquisitos... Carregam um pouco de desespero, tristeza e melancolia. Foi uma época complicada tanto na minha quanto no blog porque, além de tudo o que estava acontecendo, eu perdi esse espaço, que me era muitas vezes um escape: eu tinha vergonha de blogar. Por diversos motivos, que não me cabem narrar agora, mas que se traduziram em um misto de vontade de continuar e não conseguir mais, até que eu dei adeus pro blog.

Achei mesmo que não ia mais continuar, mas no fundo, sabia que queria continuar por aqui. Voltei no mesmo ano, mas naquele ritmo: um post (suado) por mês. Mas foi. E cá estamos. Essa falta de ritmo continuou por todo o ano de 2019, que convenhamos, não foi menos difícil que 2018, mas que eu considero como um tempo que eu precisava. Era tempo de cicatrizar as feridas que começaram a sarar em 2018. E para isso, eu precisava deixar as coisas descansarem. Não só o blog ficou muito parado, como vários outros aspectos da minha vida. 

A imagem possui fundo preto e está escrito 2018 de rosa no topo. Abaixo, um pequeno texto explicando que foi um ano difícil, e por isso pouca representação visual para contar a história (a imagem só tem palavras)

E então, enfim, começa a história do Serenar. Ultimamente eu tenho chamado só de "o blog". Porque depois de tantos nomes, nem sei se ainda faz algum sentido chamar por algum. Como eu disse, em 2019 não postei muita coisa, mas em 2020 comecei (aos pouquinhos) a pegar o ritmo de novo. Veio pandemia, me avacalhou um pouco, mas ainda estou por aqui, firme e forte. E já tenho mais publicações que ano passado! E é claro, muita, mas muita história pra contar!

A imagem mostra o layout do blog Serenar (layout atual) e um pouco sobre 2019 e 2020, mencionando que foram anos de mudanças e que as coisas aconteceram muito rápido

Se você leu tudo, apesar desse tamanhozão de post, muito obrigada! E se você pulou uns pedacinhos, não tem problema, o importante é ter você aqui ♥ Se você tiver interesse em ler algumas publicações mais antigas, e não sabe exatamente por onde começar, todo ano eu faço uma retrospectiva do ano que passou. Nessa retrospectiva eu seleciono os melhores posts e falo um pouquinho do blog também. É um jeito perfeito de você ficar por dentro sem precisar ler os 400 posts já publicados hehehe. Vou deixar o link da retrospectiva de cada ano no finalzinho, pra facilitar sua vida. E não esquece de deixar um comentário antes de sair pra eu saber o que você achou do post! 

A imagem possui um pequeno textinho agradecendo a leitura, e pedindo pra deixar um comentário caso você já conhecia o blog, ou acabou de chegar. Se você leu tudo, muito obrigada! E se essas descrições estão boas ou não, fique a vontade para deixar um comentário falando sobre isso. Vai me ajudar muito a melhorar!

Retrospectivas anuais do blog:

Retrospectiva 2019 (não teve)

Edit dia 24 de Abril de 2022: Devido a uma mudança no blog, o link de alguns posts mencionados aqui redirecionam para outro domínio, o arquivo do blog Serenar. Você pode entender mais clicando lendo o post de comemoração dos 10 anos do blog.

Você também pode gostar

2 comentários

  1. Oi Marina! Tudo bem contigo?

    Poxa, que ideia legal de fazer essa retrospectiva! Queria ter feito isso também nos meus blogs antigos, assim seria muito mais fácil pra lembrar de tudo que aconteceu porque já passei por várias fases e vários bloguinhos também.
    Vou te dizer que lembro EXATAMENTE dessa layout da Alice do Ler, Imaginar e Criar porém, já não lembro se eu acompanhava você ou já vi seu blog por algum outro, haha! Nessa época acho que eu estava com o Chocolate com Canela ou o Wonder, talvez você conheça ou talvez não né, eu era bem "who" HAHAHA

    é doido como essa plataforma do blog pode traze tantas lembranças pra gente, né? fico feliz de ver por tudo que passei, ver como eu mudei e amadureci (tenho até uma postagem do exato momento que sai do armário, é fofo demais, hahahha) fico feliz que você não tenha desistido! Eu achei que seria pra sempre quando eu sai em 2016 mas, senti a necessidade de ter um espacinho de volta, é muito bom afinal.

    Feliz mais um ano de blogagens! E que venham mais ♥
    Beeeeeeeeeeijos, Neko!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neko!

      Que pena que você não tem mais os blogs antigos, eu ia adorar ver a retrospectiva do seu. Acho tão legal ver o tempo que a pessoa está por aqui, e as coisas que aconteceram enquanto isso.

      Chocolate com Canela eu não lembro, mas o nome Wonder me é familiar hahahaha eu sempre achei que era muito ninguém na blogosfera, sempre fico surpresa quando descubro que alguém conhecia meus blogs antigos haahahah

      Feliz mais um ano de blogagens pra você também! Que venham mais pra nós todes ♥♥

      Excluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade