10 anos de blog! + Mudanças

domingo, abril 24, 2022

A imagem é cinza e mostra um design de uma pequena montanha com uma lua em cima

Desde que mudei o nome desse blog para Serenar, láaa em 2019, sabia que esse dia chegaria. Sabia que o nome seria temporário e que hora ou outra eu mudaria o nome de novo. Sabia que seria um nome que me representaria por pouco tempo, e poucos meses depois eu já chamava esse blog apenas assim, "esse blog".

Manter um espaço na internet durante muitos anos não é fácil. A internet exige de nós uma certa constância que não condiz com a vida real. Escolher um nicho, postar com frequência, nos mesmos dias e horários, discutir apenas um assunto, diversificar as plataformas de divulgação, escolher uma identidade visual que não irá mudar mais, enfim, manter-se imutável, do início ao fim. 

Claro que isso é praticamente impossível. Mudamos muito rápido em muito pouco tempo, e quem mantém um espaço na internet durante esses anos todos é testemunha dessas mudanças. Esse blog foi criado em 2012, dez anos atrás, exatamente no dia 24 de abril de 2012 (a data de hoje). Acredito que aqui, finalizo um ciclo, e como a vida, começo outro.

Esse blog, que já foi Ler, imaginar e criar, já foi Quase Literalmente, já foi 31 de Março, está deixando de ser Serenar para mudar mais uma vez. O nome Serenar foi escolhido por representar a calmaria e a simplicidade que eu precisava, em meio a uma tempestade. E assim foi. Agora, estou vivendo outro momento e com novas necessidades, e preciso de um espaço (esse espaço) que me representa.

Você pode ler um pouco da história do blog aquiRecapitulando: Nossos 8 anos de história

É sempre um drama quando troco o nome do blog. Dessa vez, a mudança de nome veio acompanhada de outras mudanças, que eu senti que eram necessárias. Essas mudanças já foram feitas há alguns meses, mas eu não consegui ajustar o nome na época. Uma delas era a mudança de layout, que está aqui desde novembro. E a outra era a criação de um arquivo, com vários posts antigos do Serenar (e de todos os outros nomes que esse blog já teve), para manter guardadinha a nossa história.

Muita coisa mudou do tempo em que criei esse blog até hoje, e muitos posts que estavam por aqui já não me representavam mais. Minha escrita mudou, amadureci, mudei de ideia sobre vários assuntos e certos posts me causavam um pouco de constrangimento. Contudo, não quis apagar todo esse conteúdo que, querendo ou não, faz parte da história desse blog — da minha história — e resolvi transferir para um outro domínio. Esses posts podem ser acessados no link que vou deixar no final do post, pra quem quiser ler. Tudo o que postei no período entre 2012 e 2019 e não quis manter por aqui está nesse arquivo, cada palavra, link e comentário. Cerca de 200 posts que ficarão arquivados a partir de agora.

A imagem mostra um print do blog de arquivo mencionado no texto
Essa é a carinha do arquivo do Serenar pra quem quiser matar a curiosidade. Os posts começam em 2012 e vão até o primeiro post que fiz com o nome "Serenar"

Sobre o novo nome, Lua de Marte, tive muita dificuldade de decidir. Isso porque fiquei em dúvida entre esse nome e outro nome, que não direi aqui, mas que, para mim, transmitem tudo que eu queria em relação ao blog. Gosto da força das palavras — Lua de Marte —, do simbolismo e da sabedoria oculta da Lua, e do fogo e da força de Marte. Além disso, o mês de Março, que sempre foi o meu mês, é uma homenagem ao deus romano Marte, taí um bom motivo pra essa decisão. Acredito que esse blog, o Lua de Marte, será Lua de Marte por muito tempo, e estou feliz com a mudança.

Outras mudanças virão mais pra frente, mas por enquanto não darei spoilers. Agora com o novo nome, Lua de Marte, com a mudança de cabeçalho e favicon, sinto que o layout também fica completo. Espero que gostem dessa nova mudança tanto quanto eu,


Mais uma vez, sejam bem vindas e bem vindos ao 

Lua de Marte

Link para o arquivo do Blog Serenar: https://serenararquivo.blogspot.com/

(Esse link também ficará disponível na página sobre)

Você também pode gostar

6 comentários

  1. Seja bem vinda!
    Entendo perfeitamente. Estou na blogosfera desde 2010. Já fui "Mundo Obscuro", "Diário de BHLauren", "Women Rocker", "Jornal Informal" e agora só "Karolini Barbara".
    E esse último agora diz tudo sobre mim, e sobre os conteúdos que posto.
    Agora que minha escrita mudou, os tipos de artigos que trago e os nichos a qual abordo, me sinto feliz com o desenrolar da minha segunda casa.

    Blogger | Instagram | Pinterest

    ResponderExcluir
  2. Adorei o novo nome do blog e o novo layout! :D Faz pouco tempo eu estava olhando os meus posts antigos e fiz uma limpa nos que já não me representavam mais kkk

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos blog e pela mudança, Marina! <3

    Amei demais o design com as nuvens e acho que me identifico um pouco e não muito com a sua reflexão. Eu acho que se manter relevante na internet é, de fato, difícil - porque tem muita regra pra seguir e muita gente pra agradar -, mas manter um blog em si não tanto. Acho que mesmo com as postagens espaçadas você tem feito um bom trabalho com o agora Lua de Marte, e espero que você continue se sentindo bem em manter esse espaço por muito tempo! :)

    Parabéns pelo aniversário e que a mudança traga novos ares por inteiro!

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelos 10 anos e muito sucesso, tudo de bom!

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Entendo TÃO bem todo esse turbilhão... ano passado passei pela mesma situação.

    Meu blog já foi "Diários de Bordo", "Divergências Vitais", "El Diver" e agora se chama Fala, Catarina. Cada um teve uma Bruna diferente e agora finalmente consigo sentir que essa vai ser minha casa por bastante tempo.

    Te desejo muita criatividade, inspiração e uma interação maravilhosa por aqui. Parabéns pela troca e pelo aniversário de blog!!

    Abraços,
    https://falacatarina.com/blog

    P.S: Te coloquei no meu blogroll... adorei teu conteúdo aqui.

    ResponderExcluir
  6. Oi Marina, parabéns pelos 10 anos de blog!

    Sei como é difícil essa caminhada e ainda mais difícil não desistir dela, principalmente quando aquela voz interior começa a gritar: "Pra que continuar escrevendo se ninguém está lendo? Pois é, acho que nunca fiquei uma semana sem ouvir isso, mas, mesmo sem saber a resposta continuo aqui com minha Mente Hipercriativa e meu Universo Invisível. Também já pensei em mudar os nomes, juntar os blogs, mas no fim só mudei o layout mesmo.

    Adorei o visual do deu blog, e o nome também! Espero que vocês seja muito feliz com ele e essa repaginada!

    Até mais;
    Mente Hipercriativa | Universo Invisível

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade