[Resenha] A terra dos meninos pelados - Graciliano Ramos, Roger Mello

domingo, agosto 26, 2012

Autor: Graciliano Ramos, Roger Mello
ISBN: 8501064955
Editora: Record
Páginas: 48
Sinopse: Havia um menino diferente dos outros meninos. Tinha o olho direito preto, o esquerdo azul e a cabeça pelada. Não tendo com quem entender-se, Raimundo Pelado falava só, e os outros pensavam que ele estava malucando. Estava nada! Conversava sozinho e desenhava na calçada coisas maravilhosas do país de Tatipirun, onde não há cabelos e as pessoas têm um olho preto e outro azul.


Ainda me lembro como foi que ganhei esse livro. Eu estava na quarta série quando a professora me deu. Todos da turma ganharam um livro diferente, o objetivo era estimular a leitura (obvio) e também a amizade, pois a professora propôs que trocássemos de livro com algum colega quando terminasse de ler o nosso. Infelizmente ninguém trocou. Hoje penso que fui a única pessoa que realmente leu o livro que ganhou.



Terra dos meninos pelados conta a história de Raimundo, uma criança que, por ser careca, é motivo de deboche para outras crianças e até alguns adultos. Um dia, Raimundo estava triste e resolve andar sem rumo, até que se vê perdido em um país chamado Tatipirun, onde as árvores falam, os rios abrem caminho para alguém passar e as aranhas tecem roupas de teias (teias coloridas!). E não é só isso, todas as crianças deste país são carecas, incluindo as meninas. Mas cada uma é de um jeito, umas muito altas, outras baixa demais, algumas são branquelas, outras tem manchas no rosto, etc. E todas elas queriam que todo mundo fosse igual a todo mundo.

Li esse livro de novo há algum tempo atrás. Não me lembrava de nenhuma palavra dele,  exceto o título, que quando era criança, não gostei muito pois não tinha entendido o sentido.
Gosto de livros infantis, apesar de não ter idade mas para eles. Gosto porque eles me levam de volta a minha infância. Quando li esse livro pela primeira vez, não percebi que o menino estava apenas imaginando o país de Tatipirun, mas qual criança nunca imaginou viver em um mundo diferente do nosso? Até hoje eu ainda faço isso!

Esse livro traz uma lição bem interessante, como a maioria dos livros infantis. E também serve para todas as idades. Já no prefácio tem perguntas como "o que é ser diferente?", "precisamos ser iguais aos outros para sermos aceitos?". O livro tenta mostrar que você não precisa ser igual a todo mundo para ser aceito.
É uma lição interessante, e como no livro O Pequeno Príncipe, quase sempre esquecida.

Não preciso dizer que é um bom livro. A maioria dos livros infantis são bons. Demorei menos de um hora para ler, porque o livro tem poucas páginas. Fico feliz de ter guardado o livro por tanto tempo, e espero levar a lição dele para a vida toda.



Você também pode gostar

17 comentários

  1. olha q legal ainda nao tinha lido esse livro.

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é sem dúvida, um dos mais bonitos
    da minha infância, encantador!

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não tinha lido esse livro ~vey na boa eu quase nunca leio livros~parece interresante

    ResponderExcluir
  4. #MeGusta!!! Também amo a literatura infantil... Sou apaixonada pela Lygia Bojunga Nunes (ainda hei de comprar todos os livros dela), mas quando se trata de livros meu gosto é bem extenso, gosto de infantis, de extrangeiros, de brasileiros (me surpreendi lendo "O Ateneu"). Enfim, o que eu gosto mesmo é de ler... Hehehe...
    Marina, muito obrigada por deixar sua opinião no Papo DSM, pra mim vc já é praticamente uma amiga virtual, então sinta-se em casa!!! hehe..

    Mil Sweetkisses e muito sucesso ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não importa o genero, o importante é ler né!
      Você tem já é uma amiga virtual ^^

      Excluir
  5. Agora me deu vontade de ler esse livro (^u^).

    ResponderExcluir
  6. Nunca li esse livro, sabia? :o

    Tem tanto livro infantil bom que infelizmente não tive a oportunidade de ler. Afinal, a biblioteca da escola era escassa de livros e minha família não tinha dinheiro pra comprar.

    Mas quem sabe eu não leia um dia? =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente nunca é velho demais para ler um livro infantil rsrs'

      Excluir
  7. Terminei de ler o livro e vim ver o que as pessoas acharam dele, eu modestamente embora hoje tenha sido a minha primeira oportunidade de ler "Terra dos Meninos Pelados" agora já com meus 18 anos.
    Sinceramente gostei muito, Embora não seja uma Fábula ele traz uma importante 'moral', assim como o Raimundo acredito que muitas pessoas devem se deixar levar para lugares onde as pessoas vivem com naturalidade respeitando as diferenças e não vivendo submisso a padrões pré-estabelecidos por pessoas que so olham para o que acham conveniente.

    Amo escrever e Ler é minha arma.
    Meu Livro prefirido é a Bíblia, (Não a considero como livro, mas não encontrei outra palavra para a descrever).
    amauripensando@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Terminei de ler o livro e vim ver o que as pessoas acharam dele, eu modestamente embora hoje tenha sido a minha primeira oportunidade de ler "Terra dos Meninos Pelados" agora já com meus 18 anos.
    Sinceramente gostei muito, Embora não seja uma Fábula ele traz uma importante 'moral', assim como o Raimundo acredito que muitas pessoas devem se deixar levar para lugares onde as pessoas vivem com naturalidade respeitando as diferenças e não vivendo submisso a padrões pré-estabelecidos por pessoas que so olham para o que acham conveniente.

    Amo escrever e Ler é minha arma.
    Meu Livro prefirido é a Bíblia, (Não a considero como livro, mas não encontrei outra palavra para a descrever).
    amauripensando@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. gostei muito de ter lido este livro pq ele mostra uma liçao q a gente nao precisa dos outros acharem nois bonitos mais se a gente mesmos

    ResponderExcluir
  10. quem sao os personagens principais deste livro????

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade