Together | Metas para 2021!

terça-feira, janeiro 26, 2021

Imagem mostra uma pequena caderneta com uma listinha de metas sendo escritas por uma mão branca segurando uma caneta

Em 2020 eu não fiz nenhuma lista de metas. Por um lado foi bom, visto que 2020 foi um ano atípico (e bota atípico nisso!) e eu não teria conseguido cumprir qualquer coisa que eu tivesse proposto. Ao mesmo tempo, sinto que não ter pensado em nenhuma meta para o ano novo em 2020 zicou o ano todo. Esse ano, achei melhor não dar chances para o azar, e montei uma pequena lista, só para garantir. 

Parece contraditório fazer listas de metas em um ano que já se iniciou em pandemia, por isso priorizei metas pessoais, que possam ser cumpridas sem que eu precise sair de casa (sim, ainda estou ficando em casa desde março!). Também acho que, com a aprovação da vacina, logo logo teremos idosos e grupos de risco vacinados, e isso deve trazer um certo alívio para todo mundo. Enquanto isso não acontece, continuo em casa focando em mim e nos meus projetos. Amanhã há de ser outro dia 💙

Sobre minhas metas de 2021: Uma breve introdução

Escolhi, para 2021, metas que fossem tranquilas, não muito difíceis de cumprir e que eu realmente estivesse interessada em fazer. Um ano é pouco tempo e eu não tenho expectativas de conseguir altas realizações. Ainda estamos em uma pandemia, e pra completar, esse é meu último ano de mestrado. Tentei seguir um pouco da ideia do projeto 101 em 1001, de criar metas que não dessem margem pra ambiguidade e que eu conseguisse saber quando cumpri. Mas também não segui isso à risca. Sou uma pessoa flexível e é essa energia que me trouxe até aqui. 

Anexei a lista de metas ao meu Planner de 2021, e separei as metas em alguns pequenos quadradinhos, que equivalem a alguns aspectos da minha vida. Vou listar de forma um pouco mais detalhada as metas após a imagem, seguindo da esquerda pra direita, de baixo pra cima. Vamos as metas:

A imagem mostra uma lista com o título Metas para 2021. As metas estão listadas de forma mais detalhada no texto abaixo da imagem


Metas de 2021: Projetos Pessoais

Aprender a jogar Tarot: Comprei meu primeiro baralho de Tarô em 2018, mas não aprendi a jogar. Dependia muito do livro com as explicações do significado de cada carta, e isso acabou se tornando um pouco brochante para mim. Descobri que o baralho de Tarot que eu tinha comprado, conhecido como Tarot Egípcio (Kier), era um pouco diferente dos baralhos mais tradicionais, e esse ano resolvi comprar um novo, que é o Tarot Universal de Waite. Esse segundo tem bastante material disponível sobre ele na internet, além de vários livros sobre o assunto, e acredito que vai facilitar a minha vida de iniciante. Ainda não aprendi a jogar muito bem, mas achei o sistema desse segundo baralho mais fácil de compreender. Não vou entrar em muitos detalhes porque preciso falar das outras metas, mas talvez faça um post sobre isso no futuro.

Aprender japonês (ler um parágrafo): Eu não acho que consigo ser fluente em Japonês em um ano, então, como definição de que alcancei a meta, acrescentei "ler um parágrafo". Não especifiquei onde esse parágrafo precisa estar, mas, se conseguir ler um parágrafo de japonês, mesmo sem entender muito o que está sendo dito, considero a meta cumprida. Há alguns meses comecei a fazer a árvore de Japonês do Duolingo, sem muitas pretensões. Estou levando o estudo de forma muuuuito tranquila, ainda não tive tempo suficiente para baixar apostilas ou material de estudo, aprendi só um dos alfabetos, por isso a meta "simples". Como eu disse, estou no último ano do Mestrado e sem muito tempo ou energia para me dedicar com afinco a algumas coisas, mas pretendo ir aprendendo aos pouquinhos sem muita cobrança ou pressão para realmente ser fluente. Nessa meta, o importante é o processo e não o resultado.

Ler 12 livros: Essa era minha meta de leitura de 2020, consegui cumprir e vou mantê-la para 2021 de novo. 12 livros por ano equivale a um livro por mês, o que para mim se tornou muito difícil. Por incrível que pareça, considero que eu leio muito, mas como passo a maior parte do tempo lendo pdf, capítulo de livro e xerox pro mestrado, acabo não lendo livro nenhum e essas leituras não entram na contagem de livros lidos no ano. Quando não estou lendo os artigos para o mestrado, estou cansada demais para ler qualquer outra coisa e acabo passando o resto do dia (lendo) o Twitter. Mas ainda assim vou tentar novamente essa meta de leitura.

A imagem mostra um pedaço da lista de metas anexada no início da postagem, com as metas que serão explicadas nos tópicos a seguir

Metas do Blog:

Lançar meu blog planner (postar [ele] no blog): Desde que comecei a usar planners e outros métodos de organização, ando sentindo falta de um planner para o blog que realmente me contemple. A maioria dos que acho pela Internet são um pouco genéricos demais, às vezes apenas com um calendário e folha de informações para o blog, e eu resolvi que eu mesma faria um blog planner para mim, do jeito que eu gosto e preciso. A minha ideia é não só usar esse planner como também disponibilizar para download aqui no blog, e por isso estou fazendo ele como um arquivo digital. Está me tomando muito tempo e ainda não está pronto, mas já comecei a tirar a ideia do papel e tenho até o fim do ano para terminar. O planner será permanente então não vejo problema em demorar um pouco para finalizar, mas a ideia é que eu disponibilize ainda em 2021. Vamos ver se consigo.

Receber 1000 visitas diárias no blog: Eu tenho uma relação de amor e ódio com as estatísticas. Já tive época que ficava obcecada com cada númerozinho do blog, e já teve época que eu nem dava notícia desses números. As várias mudanças de URL que tive fizeram com que os números caíssem muito por aqui, e durante um bom tempo deixei esses parâmetros de lado. Resolvi retomar recentemente essa preocupação (sem muita cobrança rs), porque, com a queda de popularidade dos blogs e a migração das pessoas pro Instagram, eu venho sentindo que ando falando para as paredes. Ver o tempo de permanência das pessoas no blog e as visitas me trazem a sensação de que ainda tem gente lendo blogs por aí, e como as visitas só se mantém se eu publicar com certa frequência, também acaba servindo como incentivo pra eu continuar postando. Uma média de 1000 visualizações de página já está de bom tamanho para mim.

Publicar ao menos um post por mês: Com a correria do dia a dia, eu acabo, sem querer, deixando o blog em hiatus por muitos meses, e é sempre um pouco difícil retomar depois de muito tempo sem postar nada. Ao longo desses meus 8 anos de blogosfera, já criei diversas metas nesse sentido, e sempre fui diminuindo o número de publicações ao longo do tempo porque nunca consegui cumprir. A internet tem um ritmo muito rápido de produção de conteúdo, e acho que está mais que na hora da gente fazer nossa parte para diminuir o ritmo. Eu não consigo acompanhar um blog de publicações diárias ou semanais, imagina escrever um assim rs, por isso mesmo a meta é um por mês. 

Voltar com o insta do blog: Tenho muitos perfis no Instagram, mas atualmente só uso o das minhas calopsitas. Sinto falta de um espaço onde posso publicar imagens e fotos só minha, sem precisar escrever um post longo e completo sobre isso. Pretendo voltar com o Insta do blog, mas a dinâmica do Instagram de publicações quase diárias me desanima. Talvez esse ano eu consiga conciliar isso com outras coisas.
A imagem mostra um pedaço da lista de metas anexada no início da postagem, com as metas que serão explicadas nos tópicos a seguir


Projetos e outros:

Lançar minha página de crochê (lançar uma receita no Ravelry): Eu faço crochê e ano passado comecei a desenvolver minhas próprias receitas de Amigurumi. Uma das páginas que tenho e mencionei na meta acima foi minha página de crochê, que criei ano passado mas nunca publiquei nada oficialmente. Eu não pretendo trabalhar vendendo peças de crochê, mas adoraria compartilhar meus Amigurumis com as pessoas. Acredito que o meio mais fácil de fazer essa divulgação é pelo Instagram, e por isso mesmo essa meta está relacionada a isso. 

Aprender a investir: Uma das coisas que chega com a vida adulta é a necessidade constante de dinheiro, somado ao medo constante da falta dele. Eu não tenho ilusões de que dá pra ficar milionário ou coisa do tipo com investimento, mas quero ter uma pequena reserva financeira e fazer ela render, fora dos moldes tradicionais de poupança. Essa meta é sobre isso.

A imagem mostra um pedaço da lista de metas anexada no início da postagem, com as metas que serão explicadas nos tópicos a seguir

Metas sobre saúde

Me juntar a um coletivo ou partido: Com o caos que a gente tem vivido nos últimos anos, ando sentindo a necessidade constante de me organizar politicamente para fazer alguma coisa. Ainda não sei o que ou como, só sei que não dá mais para ficar parada observando as pessoas brincarem com a vida dos outros sem fazer alguma coisa. Sozinhe a gente é capaz de pouca coisa, mas acredito na força do coletivo para produzir mudanças. Essa meta está relacionada a saúde porque eu estou (quase) literalmente adoecendo de falta de esperança, sensação de impotência e raiva. Se eu não conseguir mudar nada junto com outras pessoas, ao menos vou ter conhecido outras pessoas que, como eu, acreditam em um mundo melhor.

Beber ao menos 500ml de água por dia: De acordo com a internet™, a quantidade ideal de água que eu preciso beber por dia é 1,5L, o equivalente a três garrafinhas d'água. Mas sendo bem honesta, não bebo nem um copo. Minha meta é beber no mínimo uma garrafa por dia, de água pura, sem contar outros líquidos como café ou sucos. Sei que a quantidade ideal não vai rolar, então uma garrafa junto com outros líquidos já está de bom tamanho para mim. Considerando que nem isso eu tomava, já é um avanço.

Tomar 15 minutos de sol por dia: Já estamos no dia 25 e eu só consegui tomar essa quantidade de sol uma vez. No início da pandemia e com aquela movimentação toda pra se adaptar ao "fique em casa", comecei a tomar sol todos os dias. Mas agora um ano depois eu continuo sem sair de casa, e isso diminui a quantidade de sol que eu tomo. Minha pele já está quase transparente e às vezes começo a me sentir deprimida, que melhora quando tomo sol. A única coisa boa é que minha pele melhorou muito, visto que não estou mais me expondo ao sol sem protetor solar. O ruim é que devo estar com falta de vitamina D. Espero conseguir melhorar isso.


Eu ia comentar brevemente cada meta mas me empolguei. Agradeço a todes que leram até aqui. Não vou me prolongar muito porque o post já está longo, mas quero saber de você, quais suas metas pra 2021? Alguma meta parecida com as minhas?

Esta postagem faz parte da Blogagem Coletiva de Janeiro do Together, um projeto para unir a blogosfera! Para saber mais, clique aqui.

 A imagem mostra um selo roxo com os dizeres "blogagem coletiva" e no centro "together" que é o nome do projeto que organiza as blogagens coletivas mensais

Você também pode gostar

4 comentários

  1. Que bacana, temos o mesmo baralho de tarot! Eu também tenho um Raider-Waite, desde 2018 também, mas faço leituras apenas pra mim mesma. Já fiz leituras pra amigos próximos, mas foram poucas, e não me sinto muito confiante para ler para os outros. Gosto mais de ler pra mim mesma só, risos.

    Grande parte dos meus amigos que estudam japonês usam o Genki como livro base, não sei se já ouviu falar. Sempre me recomendam esse, deixo aqui o nome caso você precise de uma recomendação, hahah. E tomara que logo você consiga ler um parágrafo, dois... ou até mais! auhdeuhdaw

    Adorei a ideia do planner pro blog e sinceramente estou pensando em adquirir um pra mim. Quem sabe eu não baixo o teu quando você disponibilizar? :)

    Nem me fale em Instagram, ô rede social chata. O algoritmo é todo ferrado e a única coisa boa que me trouxe até hoje foi meu namorado (começamos a conversar por lá), risos.

    Investir é uma ideia que sempre me ronda, mas tenho bastante medo. Não sei se é por causa da mídia que vive relatando histórias de investimentos arriscados que deram errado, ou sei lá, mas sempre que penso nisso, acabo tendo alguns calafrios, hahah. Tomara que você consiga aprender a investir certinho ♥

    Morro de vontade de me organizar, mas morro de medo ao mesmo tempo. É tanto compromisso e às vezes sinto que não vou dar conta, nesses últimos anos mal dei conta de grupos de estudos e iniciação científica na faculdade, e me organizar não vai ser menos trabalho que isso, eu imagino, hahah. Mas concordo contigo e também tô cansada de me sentir impotente sozinha, então veremos como vou conseguir conciliar isso...

    Também tenho muita dificuldade em beber água pura no dia a dia, simplesmente porque esqueço. Vou bebendo outros líquidos e quando vejo não botei uma gota de água pura na boca. Triste. :(

    Respondendo ao teu comentário no meu blog: sim, o planner é da Fólios. Nunca tinha ouvido falar, minha amiga simplesmente me ofereceu e eu aceitei, auehduhaude. Depois dei uma olhada no site e vi a versão sweet, apaixonei hahahah ♥

    Beijinhos!
    Masha Alkhim

    ResponderExcluir
  2. Oi Marina,
    Tudo bem?
    Boa sorte com suas metas! Que você consiga cumprir todas!
    Eu fiz metas para o ano passado, não sabia que seria um ano como foi e pouco consegui cumprir. Tomei como base as metas antigas que dependem só de mim 'dendi casa', sim, também estou saindo apenas para o essencial e inevitável (comida, remédios e contas) desde Março e fiz uma lista para 2021. É o ports mais recente do meu blog. Acho que metas parecidas que temos é ler e manter o blog atualizado! :D

    Até mais;
    Mente Hipercriativa & Universo Invisível

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marina! Demorei, mas vim! xD
    Muito obrigada. E que bom que minha letra deu pra ler bonitinho ♥
    Maquina de costura é algo muito mágico, aprendi a gostar mesmo quando eu tava na faculdade. Tinha que costurar porque ou era isso ou eu não tinha peça lol
    Sobre finanças, eu só sei o básico e aquele lance de "metinha, meta e metona" que é pra cada objetivo. Pretendo aprender mais ainda sobre!

    Quanto as suas metas, gostei muito das suas e espero que você consiga realizar este ano!
    Sei algumas coisas de japonês (regras gramaticais e kanji são meu pesadelo aaaaa), mas acredito que você consegue sim ler ao menos um parágrafo. Fé que vai ♥
    (se quiser dica de canais, tem a Sarah e o Felipe do Fale em Japonês e a Nanda do Nihongando com Nanda)

    Já desisti das estatísticas do blog, do Instagram e essas coisas haushaushausa
    Tenho percebido que as pessoas já não leem mais blogs como antes, então, o Instagram acaba sendo mais fácil. O que é uma pena :(

    Vejo muita gente fazendo esses Amigurumis e acho super amorzinho ♥
    Adoraria ver os seus, então, quando fizer a página, divulga pra gente ver ♥

    Investir ultimamente tá sendo preciso. Ai ai, a vida de adulta orz

    Pra finalizar, entendo perfeitamente você adoecer por falta de esperança. Embora tenha feito a minha parte, me dói gente que não faz o mínimo. Achei muito legal sua meta de querer se afiliar a um partido ou até mesmo um coletivo e espero que encontre um que seja de acordo com o que acredita!

    Ufa, acho que esses foram os pontos que consegui comentar alguma coisa xD
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  4. Eu e as minhas metas estamos em uma briga constantes, não estou conseguindo conciliar tudo o que eu quero, estou meio perdida, uma semana eu consigo, outra eu ja estou toda perdida.

    A unica que ainda estou conseguindo é postar com um pouco mais de frequência e a pratica de exercicios físicos, mas ainda assim é muito dificil e as vezes me vejo perdida.

    Abraços flor.

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade