Coverflip: Como seriam as capas se o autor fosse do sexo oposto?

quinta-feira, maio 09, 2013

Fonte da Imagem
Estava aqui no grupo dos Nerdfighters no facebook e uma garota (não vou dizer quem é porque não sei se ela ia gostar), bom, uma garota postou uma coisa legal  de um site, onde uma autora falava da diferença de capas de livros escritos por homens e por mulheres. Não sei muito bem se é um projeto, o site é inglês e eu mal sei falar minha própria língua -q Consegui entender bastante coisa usando o tradutor, mas vou deixar o link do site para quem quiser ver:


Quem não entender inglês, como eu, é só usar o google mesmo que dá para entender bastante. De qualquer forma vou explicar qual é a ideia dessa autora. Ela recebeu alguns twittes de alguns garotos pedindo para colocar uma capa menos feminina em seus livros para que eles pudessem lê-lo. Absurdo a parte, a autora comparou as capas de livros escritos por homens e livros escritos por mulheres e fez uma proposta em seu twitter: Ela pediu para as pessoas pegarem um livro bem conhecido e imaginar uma nova versão da capa, se o autor fosse do sexo oposto. Entre muitas capas, eis algumas:
Obs: como o site é em inglês, pode ser que as capas sejam diferentes das capas brasileiras ou que os livros não tenham sido lançados no Brasil. Deixei a primeira imagem como a original do livro. 
*Caso alguma informação esteja errada, me corrijam.


     
A primeira capa é a do autor George Martin e a segunda caso fosse uma mulher. 

     
A primeira capa é a do autor Sherman Alexie e a segunda caso fosse uma mulher. A segunda capa me lembra algum livro, mas sinceramente não lembro qual.

     
Stardust, de Neil Gaiman, e Stardsust de "Nellie" Gaiman. 

     
Nesse caso, a primeira imagem é da mulher, e a segunda caso o autor do livro fosse um homem.

     
A capa do autor Jack Kerouac e sua versão "feminina"

    
Antes que eu vá, se tivesse sido escrito por um homem. 

Freedom, se tivesse sido escrito por uma mulher.

     
Livro de Harlan Coben se tivesse sido escrito por uma mulher.

No site tem muito mais exemplos de capa que não coloquei aqui para o post não ficar muito grande. Se você procurar a tag Coverflip no Tumblr vai encontrar vários exemplos de capas que ganharam uma versão "oposta", como essas:

    
As vantagens de ser invisível, uma edição americana, uma brasileira e caso fosse uma mulher, respectivamente.

A culpa é das estrelas, por John Green, "Joanna Green" e "Jane Green".

E por último:

          
A probabilidade estatística do amor a primeira vista, uma versão brasileira duas americanas e a última uma versão masculina da capa. 

Fiz um meme há muito tempo aqui no blog e disse que não gostava de capas com modelos, pessoas e etc. Continuo não gostando desse tipo de capa, só que nunca tinha reparado que a maioria dos livros com capas assim foram escritos por mulheres. Não são todos, claro. Mas muitas vezes livros considerados "de mulher", chick-lit, romances e etc. têm capas com modelos, casais, corações, flores e esse tipo de coisa. Geralmente as capas são meio "bobinhas". Não vou entrar no assunto de livros de homens de mulher porque isso é coisa para outro post.
Quem quiser ver mais capas assim é só procurar no Tumblr a tag coverflip, e quem ainda tiver dúvidas com relação aos desenhos das capas, observe a diferença nos lançamentos do skoob e tire as próprias conclusões.


Você também pode gostar

14 comentários

  1. Gostei... E minhas doidas capas como ficariam feitas por Marina Menezes?

    :D

    ResponderExcluir
  2. ADOREI!
    A coluna é incrível, vou ficar de olho esperando as próximas!

    thetheatredesvampires.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Jess, não sei quando vou mostrar mais capas, mas talvez faça um segundo post ^^

      Excluir
  3. Achei bacana a ideia, as capas ficaram bem diferentes das originais. Nunca tinha reparado que os livros das autoras, em sua maioria, tem modelos e tal.

    Beijos

    Da Imaginação a Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não, só fui perceber isso quando vi o projeto xp

      Excluir
  4. ahhahahah muito legal.
    uma vez pesquisei sobre isso, mas nunca postei no blog xp

    ResponderExcluir
  5. Uau, nunca tinha parado para pensar nisso, mas realmente a capa reflete o autor! Passei a fazer uma anotação mental de que quero uma capa unissex para todos os meus futuros livros hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero uma capa assim (caso eu publique, lógico) kkkkkk'

      Excluir
  6. Legal esse post e realmente se o autor dos livros fosse de outro sexo as capas iriam mudar hehe, gostei da versão masculina do Antes que eu Vá

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma das que mais gostei também, gosto de capas assim, mais simples ^^

      Excluir
  7. É mesmo! Nunca pensei... às vezes fico imaginando como seria a capa do meu livro, caso eu lance um dia. Agora fiquei imaginando se o meu sexo mudaria os meus pensamentos, gostos, ideias e tudo mais... rs
    Concordo com a Samyle! Vou tentar fazer capas unissex a partir de agora kkk
    Beijao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, já pensei nisso mas nunca procurei saber. Talvez influencie, mas acho que depende mesmo do ambiente onde a pessoa é criada o/

      Concordo com vocês duas, capas unissex \o/

      Excluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade