[Resenha] As melhores histórias da mitologia Nórdica

sexta-feira, setembro 14, 2012

Título: As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica
Autores: A. S. Franchini, Carmen Seganfredo
ISBN: 8574211036
Editora: Artes e Ofícios
Páginas: 326
Sinopse: Reúne, num único volume, as principais lendas relativas à mitologia dos povos que habitaram, nos tempos pré-cristãos, os atuais países escandinavos (Noruega, Suécia e Dinamarca), além da gélida Islândia. Este conjunto de mitos também teve especial desenvolvimento na Alemanha, que foi a grande divulgadora da cultura dos nórdicos. Com a expansão das navegações vikings, esta difusão alcançou os povos de língua inglesa e deixou sua marca na própria denominação dos dias da semana destes países (Thursday, por exemplo, é o "dia de Thor", e Friday, "dia de Freya".)
Fonte de inspiração para as mais variadas áreas, a mitologia nórdica influenciou uma legião de artistas na criação de suas próprias obras, tal como o escritor inglês J. R. R. Tolkien e o argentino Jorge Luís Borges. Também o compositor alemão Richard Wagner utilizou as lendas vikings para compor a famosa tetralogia operística O Anel dos Nibelungos, que apresentamos sob a forma romanceada de uma pequena novela, na segunda parte deste volume. Nestas histórias, não faltam ação, romance e até a presença de uma insuspeita veia cômica, já que a maioria dos personagens transitam pelo grotesco, numa profusão de anões, gigantes e elfos. Eis aqui uma das principais "raízes" das modernas sagas de RPG.


As melhores históricas da mitologia nórdica, como o título sugere, não é um romance, onde uma única história é contada do início ao fim. O livro reúne as principais - e melhores - histórias da mitologia em um único exemplar. Eu sempre gostei muito de mitologia, não importando de onde ela é. A mitologia nórdica eu conhecia bem pouco, apenas alguns nomes, como Odin, Loki, as Valkyrias, etc. Tudo por causa de um jogo chamado Valkyrie Profile, que envolve mitologias. Tenho certeza que se não tivesse jogado, nunca teria prestado atenção no livro, e nunca o tiraria da estante da biblioteca da minha escola. 

As histórias dessa mitologia são bem semelhantes da da mitologia grega, como a história da criação do universo. Até mesmo alguns personagens estão presentes nas duas mitologias, como as Nornas, as três irmãs que tecem o destino das pessoas, na mitologia grega, elas são chamadas de Parcas e tem a mesma função.

Fica difícil falar dessas histórias como um todo, algumas são legais, outras são grotescas, tem também as interessantes e divertidas... Falar sobre todas elas seria muito cansativo e o texto ficaria muito grande, por isso vou falar das minhas favoritas. 

As histórias que mais gostei foi a do Baldor e a do Ragnarok. Baldor era conhecido como "O Bom", por ele ser um deus muito bondoso e também muito querido pelos outros deuses. Loki, o deus do fogo e da travessura, resolve aprontar uma 'pegadinha' para o deus, e como quase tudo que Loki faz, isso não termina bem. O Ragnarok seria o crepúsculo dos deuses, o dia em que o mundo chegaria ao fim, para depois começar de novo do zero. O fim do mundo é um tema bem interessante para qualquer tipo de história, particularmente é um tema que gosto muito e nunca perco a oportunidade de ler um livro ou ver um filme com esse tema. Quando a história do Ragnarok chegou ao fim, fiquei até um pouco emocionada.

O medo, meu jovem, é como um tempero, que nunca provou, uma sensação que nos impele para trás e para adiante, ao mesmo tempo; um vacilar frenetico das entranhas e um desejo ainda maior de dar outro passo (...)
pág 20
Meus personagens preferidos foram o deus Loki, a deusa Freya e o deus Thor (o filme do Thor não influenciou em nada, li o livro antes de assistir). Esse três foram os que mais me cativaram. Loki, apesar de sempre arrumar problemas, também conseguia concertar o que ele fazia, isso mostra que ele não era tão perverso. Freya é a deusa do sexo, da fertilidade e do amor, essa é uma daquelas personagens que encantam a gente sem ter motivos. Thor é o deus do trovão, ele é bem forte, e ao mesmo tempo, muito burro. Dei bastante risada com as coisas dele.

No fim do livro tem a versão romanceada da ópera O anel de Nibelungos. Essa opera conta a história de homens e deuses que desejam um anel amaldiçoado chamado anel de Nibelungos. Essa história do anel amaldiçoado lembra muito a do  O Senhor do Anéis, e não é coincidencia, foi nesse mitologia que J.R.R Tolkien se baseou para escrever seu livro. Essa mitologia também é a raiz de muitos jogos de RPG que conhecemos hoje. 

Enfim, cada história tem seus prós e contras, algumas são muito paradas, outras cheias de ação. Você não precisa ter nenhuma noção da mitologia, pois o próprio livro explica tudo. É sempre bom conhecer outros tipos de mitologia, e (se você for como eu) ficar dando "aula" para as pessoas sempre que alguém pergunta sobre o assunto.



Antes de finalizar o post, queria deixar um recado para vocês, deem uma lida na minha entrevista no blog Metamorfose Paralela. Fui entrevistada e estou me sentindo uma celebridade kkkk



Você também pode gostar

20 comentários

  1. OIE FOFA!
    Vi seus coments no SK e vim dar uma visitada amei seu bloguito!
    KISSUS

    ResponderExcluir
  2. A e recomendo o livro A PIRAMIDE VERMELHA e toda a coleção do percy jackson amo esses livros (paixão secreta por mitologia grega começando a surgir)
    KISSUS COM COLGATE DE MENTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li alguns do Percy e não gostei não '-' A piramide vermelha ainda não li, é de que autor?

      Excluir
  3. Legal flor, mas eu não curto muito livros com várias histórias, prefiro com uma só, sou muito lerda, aí entendo melhor! ^^
    hehe

    Malikisses!

    Meu Jardim secreto (Se preferir, acesse pelo meu perfil clicando em meu nome!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto, mas alguns são bem entendiantes, quando começa a ficar legal a história acaba e começa outra rsrs

      Excluir
  4. Tenho muita vontade de aprender mais sobre a mitologia nórdica!! Adorei a resenha. Me sinto meio "noob" de ter apenas visto o filme do Thor e ter me apaixonado pelo Loki sem saber a história completa...

    Maaas um dia eu vou estudar mais! Acho muito interessante conhecer tanto a mitologia grega quanto a nórdica!

    Beijos =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de todas as mitologias heheh Eu gosto bastante da nórdica, mas minha vontade agora é de conhecer a egípcia o/ Ninguém fala sobre ela!

      Excluir
    2. Pois é! Também não conheço muito sobre ela (para não dizer que sou uma completa burra em mitologia egípcia hehe)

      Quem sabe vc não lê algum livro e depois nos conta mais *-*

      Excluir
    3. Por enquanto vou terminar os que tenho na fila kkkk' Mas se encontrar algum, vou ler *--*

      Excluir
  5. Ah, obrigada por ter feito resenha desse livro *-*
    Eu tava super curiosa para saber mais :D

    ResponderExcluir
  6. \o/ ja li a entrevista ta kkkk ficou bem legal! Estou em uma fase de tedio e bla bla bla então estou aderindo a novos conhecimentos...é me lembrou muito o senhor dos aneis: não terminei de assistir os filmes e to muito curiosa apara ler os livros... kkkk beijão adorei sua resenha como senpre ne?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi seu comment lá xD
      É sempre bom conhecer coisas novas!

      Excluir
  7. Parece ser bom. Eu vou postar o tutorial lá no blog, oks? E vim avisar que estou fazendo lays, se quiser encomendar.
    Nhaac > Attitude Plush

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gosto de encomendar, gosto de fazer meus próprios lays, mas te indico se alguém perguntar ^^

      Excluir
  8. Sabe, esse livro me chamou bem à atenção agora que li o post. Eu também adoro mitologia, especialmente a grega e sou familiar com alguns deuses e divindades da mesma. Vale dizer que tudo o que sei aprendi com RPGs nyahaha >3<

    Talvez leia, nunca vi à venda por aqui mas gostava de comprar, não sei nada sobre a mitologia nórdica. Ah, e achei legal você gostar de mitologia, é muito interessante e a maioria das pessoas são totalmente ignorantes para com o assunto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A grega é a mais famosa! Também gosto dela, e aprendi muito com jogos de RPG (um vicio abandonado :/).

      Também nunca tinha visto a venda, por sorte achei no meio da bagunça da biblioteca da escola. É verdade, a maioria das pessoas nem ligam pra isso.

      Excluir
  9. Yoo, Maah!! Tem uma tag pra você lá no meu blog! http://whatever-it-takes-s2.blogspot.com.br/2012/09/again-tag-seliinho.html#more Kissus!!

    ResponderExcluir
  10. Eu já li O Anel dos Nibelungos, e agora estou louca para pôr as mãos nesse livro e ler as demais histórias! ;)

    ResponderExcluir
  11. P QUEM TEM CURIOSIDADE DE CONHECER A AUTORA DO NÓRDICA E DAS DEMAIS MITOLOGIAS, CONFIRA NO VIDEO ABX:

    https://www.youtube.com/watch?v=x_5J-A5sNT0

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade