Fazer ou não fazer metas de ano novo é sempre uma decisão que varia muito de ano em ano na minha vida. Quando sinto que preciso de mais controle, estabeleço metas e planos pro ano seguinte; quando sinto que estou engessada, deixo a vida seguir seu fluxo e procuro não pensar muito no que fazer.
2025 é um desses anos que sinto que preciso de mais controle. A vida seguiu seu fluxo por tempo demais, as coisas saíram do controle e eu sinto que preciso retomar o caminho que eu estava seguindo e as coisas que queria fazer nos anos anteriores. Minha vida financeira melhorou um pouco e eu sinto que finalmente consigo pisar em solo seguro, coisa que não sentia há muito tempo. Nesse solo, sinto que é tempo de plantar algumas flores, e é aí que entram as metas que criei para 2026.
2026: Um ano de retomadas
Minhas metas para 2026 giram principalmente em torno de retomadas: retomar atividades que deixei de fazer, leituras, projetos, planos que criei em anos anteriores e não consegui seguir, enfim... Resgatar coisas que deixei para trás no caminho da vida. Algumas dessas metas já apareceram por aqui (como aprender tarô em 2021), e outras parecem até redundantes, como escrever no blog sobre a meta de voltar a escrever no blog. Mas escrevi da forma como mandava meu coração.
Para 2026 não quis me apegar a ideias sobre motivação e formas de atingir um objetivo, sei que definir metas reais e com parâmetros para saber quando elas foram cumpridas aumenta nossa motivação em conseguir esses objetivos (exemplo: "ler 10 livros", ao invés de "ler mais"), mas não quis fazer dessa forma. Já me cobro muito em relação a muitas coisas na minha vida, e não me importo se eu ler um livro ou dez livros em 2026, desde que eu leia alguma coisa. Estou cansada de gastar meu pouco tempo livre rolando feed no celular.
- segunda-feira, dezembro 29, 2025
- 0 Comentários


