Metas para 2026

segunda-feira, dezembro 29, 2025

Fazer ou não fazer metas de ano novo é sempre uma decisão que varia muito de ano em ano na minha vida. Quando sinto que preciso de mais controle, estabeleço metas e planos pro ano seguinte; quando sinto que estou engessada, deixo a vida seguir seu fluxo e procuro não pensar muito no que fazer.

2025 é um desses anos que sinto que preciso de mais controle. A vida seguiu seu fluxo por tempo demais, as coisas saíram do controle e eu sinto que preciso retomar o caminho que eu estava seguindo e as coisas que queria fazer nos anos anteriores. Minha vida financeira melhorou um pouco e eu sinto que finalmente consigo pisar em solo seguro, coisa que não sentia há muito tempo. Nesse solo, sinto que é tempo de plantar algumas flores, e é aí que entram as metas que criei para 2026.

2026: Um ano de retomadas



Minhas metas para 2026 giram principalmente em torno de retomadas: retomar atividades que deixei de fazer, leituras, projetos, planos que criei em anos anteriores e não consegui seguir, enfim... Resgatar coisas que deixei para trás no caminho da vida. Algumas dessas metas já apareceram por aqui (como aprender tarô em 2021), e outras parecem até redundantes, como escrever no blog sobre a meta de voltar a escrever no blog. Mas escrevi da forma como mandava meu coração.

Para 2026 não quis me apegar a ideias sobre motivação e formas de atingir um objetivo, sei que definir metas reais e com parâmetros para saber quando elas foram cumpridas aumenta nossa motivação em conseguir esses objetivos (exemplo: "ler 10 livros", ao invés de "ler mais"), mas não quis fazer dessa forma. Já me cobro muito em relação a muitas coisas na minha vida, e não me importo se eu ler um livro ou dez livros em 2026, desde que eu leia alguma coisa. Estou cansada de gastar meu pouco tempo livre rolando feed no celular.

Mas vamos as metas, uma por uma:

Atividades para retomar:

Fazer crochê: Já falei muito sobre o quanto eu gosto de crochê por aqui, e tenho até outro blog para falar do assunto, mas já tem um tempo que venho diminuindo a frequência de peças que eu faço, a ponto de sentir dor nos pulsos quando faço algo, e isso me entristece muito. Pretendo retomar o hábito em 2026, pois tenho muitas ideias de coisas que gostaria de fazer e projetos inacabados, e essa frustração sempre me consome quando penso no assunto.

Escrever no blog: Essa é bem óbvia e nem preciso falar muito sobre o assunto, mas o Lua de Marte tem estado muito parado desde 2023, e eu sinto muita falta de um espaço genuíno para escrever e postar na internet. O problema com o blog é que eu começo muitos posts e não consigo terminar, o que enche minha caixa de rascunhos mas não publico nada, e vários posts perdem o sentido com o tempo. Quero retomar a escrita de posts inteiros em 2026

Ler: ler revistas, ler livros, ler mangás, ler qualquer coisa... Em 2026 eu quero ler algo que não seja o feed de uma rede social e que tenha mais de 280 caracteres de informação. Não consigo sentar para ler mais do que alguns minutos e sinto que a falta de prática em sentar para fazer alguma coisa está destruindo a forma como minha vida funciona. Ler alguma coisa já ajudaria.

Escrever diário: Comecei a escrever um diário com uns 14 anos de idade e desde então nunca parei... até 2023. Escrevi poucas páginas de 2023 pra cá e eu sinto falta de ter esse espaço para escrever, um tempo em que eu possa ficar sozinha com meus pensamentos e sentimentos e colocar tudo no lugar, sem nenhuma cobrança ou pressão de terminar algo. Também sinto falta de registrar boas memórias e sinto que se escrevesse em um diário com mais frequência eu conseguiria criar isso. A ideia em 2026 é tentar.

Passar mais tempo com as calopsitas: Essa meta eu acrescentei um pouco de última hora quando estava finalizando a lista. Minhas calopsitas sempre foram meus xodós, meus amores, mas desde que me mudei e assumi mais responsabilidades (com a casa, com o trabalho, com outros animais de estimação que adotei) tive cada vez menos tempo para elas. É o meu maior incômodo no momento e me sinto muito mal pois sei que sentem minha falta, mas quero fazer de tudo pra mudar essa realidade ano que vem e oferecer o máximo da minha companhia que eu conseguir.

Começar (de verdade):

Aprender tarô: nunca realmente consegui fazer tiragens de tarô pois sempre paro e recomeço meus estudos logo no início. Tenho quase uma coleção de baralhos e até ganhei um novo de Natal, e acho que é a oportunidade perfeita para começar a aprender.

Ler sobre bruxaria: Peguei indicações, livros, pdfs... mas nunca realmente li nada. Tenho muita curiosidade sobre o assunto, e mesmo que não pratique nada, é sempre válido ter mais um conhecimento.

Pós de Gestalt: Essa eu me senti mal de colocar na lista, pois sinto que é mais uma obrigação do que uma "meta". Estou matriculada em uma pós e fiz poucos módulos, atrasei e me embananei toda com o cronograma e não estou conseguindo colocar em dia. É uma meta para 2026 mas não tenho muito tempo, preciso terminar tudo até julho do ano que vem, quando a pós acaba. Espero conseguir.

Transmitir Harvest Moon: Friends of Mineral Town: Coloquei essa na lista só pra ver se eu não desisto. Sou completamente obcecada com Harvest Moon e coloquei na cabeça que queria completar o jogo todo e transmitir cada conquista dentro dele, pois tem algumas impossíveis que ninguém na internet parece ter conseguido. Mesmo que eu não chegue lá, a ideia é jogar o máximo possível, gosto muito desse jogo e coloquei a meta como incentivo pra continuar a jogar.


 Difícil... mas vou tentar:

Fazer a cirurgia de miopia: essa não depende só de mim, tem anos que quero fazer a cirurgia de miopia pois meu grau é muito alto e prejudica demais minha vida... mas aqui entram questões de acesso a serviços de saúde e habilidade da minha parte de correr atrás disso, então não sei se consigo, mas quero tentar.

Voltar a me exercitar: Acho que a ideia já resume tudo. Comecei a fazer exercícios durante a pandemia, parei e nunca mais voltei. Mas agora com a idade batendo e o sedentarismo acumulado, as dores estão ficando mais frequentes e mais incomodas. Tá na hora de me mexer.

Urgente!

Fazer uma atividade extra que não esteja relacionado a trabalho: Pra mim não importa se essa atividade extra vai ser algo completamente novo ou alguma das atividades listadas acima, desde que eu faça algo que não esteja relacionado a trabalho. Não aguento mais só conseguir trabalhar e quero fazer alguma outra coisa pra me distrair, mesmo que seja muito difícil. Vou considerar que foi um bom ano se eu conseguir fazer alguma coisa mesmo que só nos fins de semana. Espero dar tudo certo.


Sempre acabo escrevendo demais em posts como esse, mas estou feliz que consegui chegar até o final. Pretendo ver como as coisas ficaram em julho, da mesma forma que fiz em 2021. E se você chegou agora e está perdido, escrevi uma recapitulação da história do Lua de Marte no ano de 2020, falta algumas coisas mas é um bom ponto de partida, nos vemos por aí!

Você também pode gostar

0 comentários

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade