5 Poltronas clássicas de designer brasileiros para se inspirar

quarta-feira, janeiro 19, 2022

Pesquisando por dicas e ideias de decoração, você já se deparou com uma peça que parecia já ter visto em algum lugar? Uma peça que chama atenção por si só, e que fica marcada como referência em nossa memória? Essas pelas, conhecidas como clássicos do design, possuem uma história rica, que, por sua originalidade e inovação, se tornaram referência quando se trata de design. 

Essas peças são também itens-chave na decoração, visto que combinam com diversos tipos de espaço, tornando rica qualquer decoração, além de possuírem uma história que deixa sua decoração mais rica em propósito e significado. Pensando nisso, em parceria com o Atelier Clássico, trouxemos 5 design de poltronas que revolucionaram a forma de se sentar.

1- Cadeira Unilabor, por Geraldo Barros (1950)

A imagem mostra uma cadeira de madeira, com encosto também em madeira, com quatro linhas paralelas formando o desenho.

Projetada por Geraldo Barros, através da oficina-laboratório Unilabor, essa cadeira é um item clássico de decoração, que marca o início das reedições de peças históricas sob responsabilidade de Baba Vacaro. Trata-se de uma cadeira confortável, que faz referência à arte concreta e a simplicidade.

2- Poltrona Bowl, por Lina Bo Bardi (1951)

A imagem mostra três poltronas redondas colocadas uma ao lado da outra

Projeta por Lina Bo Bardi, a mesma arquiteta que projetou o Museu de Arte de São Paulo, a Poltrona Bowl foi inspirada na tradicional cumbuca, ou cuia, tigela, item brasileiríssimo que serviu de inspiração para a arquiteta. Seu design permite que a poltrona possa girar em todas as direções, visto que as duas partes estão soltas, pensando assim o usuário como o centro. 

3- Poltrona Mole, por Sergio Rodrigues (1957)


Talvez você já tenha visto esse design por aí. Trata-se da poltrona mole, projetada não para sentar, mas para se esparramar. Trata-se de uma das peças mais famosas de design brasileiro, criada por Sergio Rodrigues, e é feita com tiras de couro, madeira e almofadas, que proporcionam todo o conforto a quem usa. Já foi usada por artistas e famosos, sendo uma referência de design. Não é linda?

4- Poltrona Dinamarquesa, por Jorge Zalszupin (1959)


Possui braços que se elevam acima do assento, lembrando colunas de um palácio. Essa poltrona faz referência ao design escandinavo, tendo suas linhas curvas e finas lindamente esculpidas como sua marca registrada. Trata-se de uma cadeira luxuosa que enriquece qualquer ambiente.

5- Poltrona Peg Lev, por Michel Arnoult (1968)


Michel Arnoult, que também foi precursor do design "flat-pack", idealizou a Poltrona Peg Lev como um móvel kit. Sua ideia era criar um móvel fácil de montar e desmontar, o que deu origem a cadeira. Ela era vendida como uma caixa, possibilitando que o próprio usuário a montasse, sendo fácil de transportar e ser levada a outros lugares.


Você já conhecia alguma dessas poltronas? Pensou em levar a inspiração desses designers para utilizar na sua casa? Lembrando que aqui no blog temos dicas de como não errar na hora de combinar a poltrona com o sofá da sua sala, além de outras dicas de decoração, que podem te ajudar a deixar sua casa do jeitinho que você sonha.


*Nota: Esse post se trata de um publieditorial

Você também pode gostar

3 comentários

  1. Mto legal, gostei da poltrona 2

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, tudo bom? Amei as poltronas e sim, ja tinha visto algumas delas em novelas e séries, principalmente, a da Lina Bo Bardi, eu já vi em alguns lugares e eu amo esse estilo moderno. Grande abraço flor.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari!
    Eu amo esses posts sobre decoração.
    Se pudesse, teria uma poltrona de cada!

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade