Kindle Unlimited vale a pena? Minhas considerações sobre o serviço de assinatura da Amazon

quinta-feira, outubro 07, 2021

A imagem mostra um dispositivo Kindle sobre uma mesa. O dispositivo é preto, retangular e está com a tela ligada, mostrando um texto. Abaixo é possível ver a palavra Kindle escrita nele

Recentemente comecei uma assinatura do serviço Kindle Unlimited, da Amazon. Já faz alguns meses que estou usando e, por isso, resolvi fazer um post para contar minha experiência com o serviço e auxiliar outras pessoas que estão em dúvida se vale ou não a pena fazer a assinatura. 

Tenho um Kindle (o dispositivo) há quase cinco anos (e logo faço post sobre ele também), mas nunca tinha utilizado esse serviço da Amazon, assim como também não tinha o hábito de comprar e-books. Sempre me pareceu um desperdício gastar dinheiro em e-book uma coisa que nem existe, quando o livro físico costuma ser praticamente o mesmo preço, e por isso meu Kindle era utilizado principalmente para leituras acadêmicas, livros gratuitos disponibilizados pelos autores na própria Amazon, e livros de literatura clássica baixados no formato .mobi pela internet. Por causa disso, meu Kindle passava mais tempo parado que sendo utilizado, apesar de que, considerando os gastos que cortei em xerox e livro acadêmico, eu já tinha recuperado o dinheiro do investimento há um bom tempo.

Você pode conferir minha biblioteca de e-books me adicionando no skoob

Bom, recentemente recebi por e-mail uma promoção da Amazon, em que a assinatura do Kindle Unlimited ficaria em um preço promocional, de R$1,99 por três meses. Passado esses três meses, o valor volta ao original, de R$19,90 por mês. Resolvi agarrar a oportunidade e experimentar, sem o medo de desperdiçar dinheiro caso eu não utilize. 

Passado alguns meses de assinatura e leituras finalizadas, acredito que agora posso dar a minha opinião sobre o serviço, ainda que com o tempo eu mude de ideia. Resolvi separar esse post em tópicos, do que eu considero mais importante, dúvidas que eu mesma tinha antes de assinar.

Como funciona o Kindle Unlimited?

Para quem não conhece: o serviço do Kindle Unlimited é um serviço pago da Amazon, onde você paga uma mensalidade e tem acesso a uma ampla variedade de livros, que podem ser lidos durante o mês, e devolvidos em seguida. As pessoas costumam chamar de "netflix de livros" para facilitar a compreensão, mas eu entendo como biblioteca, com a diferença que na biblioteca você não paga mensalidade. 

Em resumo, eu pago uma mensalidade e posso ler a quantidade de livros que eu quiser (dentro dos livros disponibilizados na assinatura), e, quando finalizar a leitura, "devolvo" o livro para a plataforma, que armazena na nuvem os meus dados como anotações, notas, se finalizei a leitura ou não e afins. Esses livros podem ser pegos e devolvidos quantas vezes eu quiser, sem prazo definido, enquanto eu manter a assinatura do serviço. Depois de cancelado, pra ter acesso aos livros de novo eu preciso comprá-los, ou então fazer a assinatura novamente.

Sobre os livros: O catálogo tem muitas opções disponíveis?

Pra começar, a primeira pergunta que eu me fiz, antes da assinatura: A variedade de livros é muito grande? Bom, a resposta depende do seu ponto de vista. A variedade de livros é enorme, o site consta com livros de vários gêneros, HQs e até mesmo revistas, mas muitos livros são de autoajuda, romance hot e espiritualidade, demandando um bom tempo gasto inicialmente "garimpando" o serviço, se você não gosta desse tipo de leitura. Depois das primeiras leituras, o algoritmo começa a te sugerir livros mais parecidos com seu gosto, o que facilita o trabalho. Além disso, temos vários livros nacionais de autores independentes publicados na plataforma, uma ótima oportunidade pra dar uma chance a novos autores. E o bônus: eles ganham a cada leitura realizada por assinantes!

Pra quem gosta de literatura a assinatura é ótima, já que a grande maioria dos livros é de literatura. Para quem faz mais leituras acadêmicas/teóricas, a vantagem não parece ser muito grande. Dependendo da área você não vai conseguir encontrar muita leitura relevante (eu não achei nada particularmente interessante para minha pesquisa, além dos livros clássicos que a gente já acha em qualquer lugar, principalmente na biblioteca da faculdade) e o formato de devolver e pegar emprestado não é muito bom para consultas. O mesmo vale para quem curte literatura, mas está mais acostumado com os best-sellers, a plataforma não disponibiliza muitos livros bem famosos, e quando disponibiliza, geralmente é o primeiro volume de uma saga. Mas se você curte procurar encontrar novos autores, ler clássicos ou se está só a fim de ler coisas diferentes mesmo, é uma ótima opção, e o catálogo cumpre bem esse papel. 

Confira no meu skoob alguns livros que li utilizando o serviço de assinatura do Kindle Unlimited

Eu tenho aproveitado pra ler livros que parecem interessantes, mas que eu normalmente não gastaria dinheiro comprando um exemplar pra ter em casa. Nesse ponto, aproveitei até mesmo as revistas: baixei algumas de crochê pra ler e ver o que ofereciam, e fiquei bem satisfeita. Tem muita coisa por lá e vale a pena explorar os cantinhos mais obscuros da plataforma.

É prático? É funcional? Como é o uso no dia a dia?

Bom, quando a gente fala em serviço de assinatura, geralmente vem à nossa mente a experiência com a Netflix, ou talvez até mesmo com academias: muita gente paga a mensalidade, mas não utiliza o serviço. Particularmente, eu tenho utilizado bastante, mas vai de cada um. O Kindle permite armazenar até dez livros do Unlimited no dispositivo, e o que eu faço é o seguinte: seleciono no site cerca de seis ou sete livros que eu gostaria de ler, pego emprestado e baixo no Kindle. Quando pego o dispositivo, escolho um deles pra iniciar a leitura, se eu não curtir, devolvo e começo outro. Por que eu falo isso? Porque se você tem um Kindle, sabe que o navegador dele não é muito bom, o dispositivo é lento pra navegar na internet e isso acaba sendo um teste de paciência fazer qualquer coisa que demanda muito tempo por lá. Por isso eu escolho pelo computador, e se nenhum livro no dispositivo me agradar na hora da leitura, vida que segue. Aqui, temos um ponto que eu considero negativo: a interface do catálogo. Explico.

Quando falo a interface do catálogo, estou falando catálogo em si, e não dos livros disponíveis nele. Aquela coisa que aparece na sua tela quando você entra na página do Kindle Unlimited, no navegador. Eu não considero nem um pouco prático. É chato de navegar, as categorias não são tão precisas e às vezes você cai em livros que não estão disponíveis no Unlimited. A própria disponibilidade do livro no Unlimited é meio confusa: você só sabe que ele está disponível através de um selinho minúsculo, que aparece do lado do preço Kindle do livro. Considerando que a própria Amazon disponibiliza a opção de comprar com um clique, não fica muito difícil deduzir porque tão complicado saber se o livro está no Unlimited ou não. 

A imagem mostra a tela inicial do catálogo da loja Kindle, disponível no endereço citado na legenda
Clicar para ver ao vivo

Outro ponto importante sobre a interface é o algoritmo: ele te sugere meia dúzia de livros na página inicial, baseado nos seus interesses, e isso acaba te fazendo refém. Peguei emprestado três livros sobre tarot no Kindle e ele passou a me sugerir esse tema incessantemente, por semanas. Às vezes ainda aparece livros sobre tarô nas leituras recomendadas. Não quero passar o resto da minha vida lendo sobre tarot.

O catálogo não é a coisa mais organizada do mundo, mas tirando isso, até que é um serviço funcional. Você tem vários livros a sua disposição para ler no conforto da sua casa, sem precisar sair, pagar um valor a mais ou esperar esse livro chegar. Se o impulso de ler determinado livro for embora, você não precisa se preocupar com dinheiro gasto, nem se locomover pra devolver, trocar ou vender. Os livros também não ocupam espaço, então você pode ler qualquer coisa, em qualquer lugar, sem muito prejuízo. Nesse quesito, embora o site seja um porre pra navegar, eu gosto da praticidade. Tenho lido bem mais livros esse ano, depois que comecei a assinatura.

O preço, vale a pena? 

Esse tópico deixei por último, justamente porque é um tópico muito pessoal, que varia de realidade pra realidade. No meu caso, eu estou pagando 1,99 até dezembro, e por esse preço, eu assinaria mesmo que não usasse. Mas o preço original é R$19,90 por mês, o que dá cerca de R$238 reais por ano, e para algumas pessoas pode parecer pouca coisa, mas para outras, é um valor alto no orçamento. Depende muito das condições financeiras de quem utiliza, o salário, se a pessoa tem renda ou está desempregada, se é estudante e é sustentada pelos pais. 

Depende também, acredito eu, do quanto você costuma gastar em livros. No meu caso, faz alguns anos que eu não compro livro nenhum, exceto os livros essenciais para minha pesquisa de mestrado (que eu compraria de todo jeito, porque não estão no Kindle), então esse gasto seria um gasto a mais. Por outro lado, se eu fosse de fato comprar todos os livros que li no Unlimited, o valor com certeza teria ultrapassado o valor da mensalidade. Pretendo manter a assinatura mesmo depois do valor promocional terminar, mas se eu achar que estou lendo muito pouco e o valor está alto para mim, cancelo sem remorso. Sempre existem opções de leitura gratuitas como bibliotecas, e se sua cidade também é comtemplada com essa opção, vale a pena investir nelas também.

Pra finalizar

Em resumo: vale a pena? Claro que a resposta vai depender de vários fatores, inclusive o gosto pessoal de cada um. Nesse post quis trazer um pouco da minha experiência, e considerações que acredito serem relevantes na hora de fazer a assinatura. Pra mim, a resposta é sim, vale a pena. Ando lendo muito mais, leio (bons) livros diferentes, que eu nunca sonharia em ler, e também tenho lido muitos clássicos que sempre tive vontade, mas nunca quis investir dinheiro neles. Encontro vários autores diversos no conforto da minha casa, e o preço, até então, não tem sido muito alto. Pretendo manter a assinatura por um bom tempo, acompanhando as novidades e aproveitando do que a plataforma tem a me oferecer. Se você tem (ou está pensando em ter) um Kindle e está considerando a assinatura, espero que esse post te ajude a tomar essa decisão. E se você já assina, me conta o que você acha desse serviço, e quais as melhores leituras que já fez com ele, vou adorar receber novas indicações 💙

Você também pode gostar

2 comentários

  1. eu assinei e to amando... eu não gastava nada em livros, mas também não lia, com a assinatura do kindle unlimited eu to lendo muito mais, esse ano li mais do que os três anos anteriores

    super beijos
    Carol Justo | Justo Eu?!

    ResponderExcluir
  2. Tudo que eu assino, eu me arrependo, porque só uso por um mês. Os outros meses acabo pagando sem usar, e é muito frustrante isso. Já pensei em assinar o Kindle Unlimited várias vezes, mas acho que prefiro pagar pelo livro e ter ele pra sempre do que pagar por um serviço que continuo pagando independente de eu usar ou não, risos.

    Uma coisa que gosto é pagar autores independentes a medida em que lemos. Isso acho bem bacana, e é o principal ponto que me faz querer assinar. Quem sabe ano que vem, quando eu tiver mais tempo pra ler, né?

    Beijinhos!
    https://mashalkhim.com/

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade