Como estou me organizando em 2016

sexta-feira, junho 03, 2016

Como estou me organizando em 2016

Você possui alguma forma de organizar sua vida? Até algum tempo atrás, eu não possuía, e conseguia me virar bem assim. Quando comecei minha faculdade, todo tempo livre que eu tinha eu usava para fazer minhas obrigações ou dormir, e não sobrava muito tempo para outras coisas, isso incluía o blog.

Até que ano passado eu finalmente consegui tempo livre, e resolvi voltar a blogosfera, mas tive um grande problema: falta de organização. Não conseguia me organizar de forma eficiente, o que acabava não só me deixando afastada do blog (e de todos os meus projetos pessoais), mas também me desanimava completamente de me dedicar a eles. Tive algumas crises que renderam vários posts pessoais, e no fim decidi que mudaria a situação na marra. E uma das formas que encontrei de mudar isso foi me organizando melhor, que incluía usar algumas estratégias que resolvi aplicar esse ano, que são:

Como estou me organizando em 2016
Meu blog planner ♥

Blog Planner

Esse ano estou me organizando usando um planner. Um planner é um espaço (caderno, arquivo no computador, etc.) usado para organizar aspectos da sua vida, como estudos, trabalho, casa, etc. Ele é mais do que uma agenda, podendo ser usado também com essa finalidade, mas também envolve planejamento de atividades, metas, formas de organização, etc. Existem planners prontos, que você pode comprar em lojas ou pela internet, e planner digitais, que podem ser baixados em sites específicos. Eu criei o meu, em um caderno que comprei para a faculdade (mas não usei), e estou satisfeita com ele. Fiz muita pesquisa para entender como funciona, até finalmente separar meu caderno em abas específicas de acordo com minhas necessidades e começar a usar.

Eu uso meu planner para o blog, exclusivamente. Muita gente separa um planner para todos os aspectos da vida, mas eu preferi deixar só para o blog. Consigo me organizar facilmente nas outras áreas da minha vida, mas só com o blog que deixava a desejar, por causa da quantidade de informações que a gente reúne. Aliás, essa parte foi a mais chata ao criar meu blog planner, juntar tudo o que tinha sobre o blog num lugar só. Cheguei a me organizar com o OneNote uma vez, mas desisti da ferramenta, o que deixou rascunhos espalhados em todos os lugares possíveis. Depois que consegui juntar tudo no planner, minha vida com o blog ficou 90% mais fácil. Hoje não me preocupo em ficar sem ideias e ter bloqueios criativos, tenho um espaço no planner próprio para anotar ideias que acaba sendo muito útil quando bate aquela vontade de postar, mas estou sem o que escrever no dia.

Como estou me organizando em 2016

Caixa de Entrada

A caixa de entrada é um espaço que usamos para anotar ideias, lembretes, rascunhos e pensamentos que temos, sem se preocupar com organização, capricho ou detalhes. Basicamente funciona como aqueles papéis que a gente pega para anotar alguma coisa, com a diferença que fica tudo em um único lugar e você não perde no bolso depois. A ideia da caixa de entrada é você anotar tudo para para que nunca perca uma ideia ou pensamento repentino, quando não tem tempo para sentar e desenvolvê-lo, e organizar as informações quando tiver tempo. Para isso você precisa estar sempre com sua caixa de entrada em mãos, e ser organizado o suficiente para separar um dia da semana para passar tudo a limpo e rever o que já foi escrito.

Alguns tutoriais que encontrei na internet ensinavam a separar algumas páginas no blog planner para servir de caixa entrada. Pessoalmente, não adotei o método. primeiro porque meu caderno é um caderno comum, grande, o que seria difícil de transportar, e segundo porque as folhas acabariam com o tempo. Acabei adotando o aplicativo do OneNote como caixa de entrada, porque meu celular é a única coisa que está sempre comigo, e como é digital, não teria problemas relacionados a espaço ou folhas.

Na minha caixa de entrada eu anoto tudo o que preciso anotar, desde coisas relacionadas ao blog, coisas da faculdade e outros projetos que tenho. Crio uma página para cada anotação e dou um título a elas, sempre revendo tudo com o tempo. Ainda quero comprar um caderno próprio para isso, sem pauta (como um moleskine), porque gosto de ter liberdade de escrever a mão e fazer desenhos, mas preciso estudar uma forma de carregar o caderno sempre comigo, sem medo de perder ou de usar.

Como estou me organizando em 2016

Agenda

A agenda talvez seja a coisa mais falha dessa lista, a única que não me adaptei totalmente na prática. Eu uso a agenda tanto para planejar atividades do blog, quanto da faculdade e da minha vida pessoal. Mas na prática não funciona assim tão certo. Minha agenda é semanal, e eu a escolhi depois de ler alguns posts no blog Meu Reino de Papel sobre qual agenda usar. Lendo os posts da Fernanda a agenda semanal me parecia a mais adequada ao que eu queria.

O meu problema com a agenda é que eu sempre esqueço de carregar, esqueço de mudar datas de compromissos que foram alterados e nunca consigo seguir a risca o dia que determinei para certas coisas. Acaba que eu anoto todas as minhas tarefas da semana em um papel, prendo com um clips na agenda e a agenda em si fica em branco, só com datas de provas e compromissos determinados por outra pessoa. Consegui manter uma rotina de organizá-la todo domingo e planejar a semana, mas ao longo da semana esqueço de verificar a agenda, e se mudo a data de algo, anoto no celular e deixo a agenda sem alteração nenhuma. Em semanas mais tranquilas, cheguei a me esquecer de virar a página.

O meu problema com ela (e eu reconheço isso) é mais relacionado a minha falta de compromisso com as datas e prazos que estipulei para mim mesma do que com a agenda em si, talvez por isso manter uma lista de tarefas semanais seja mais adequado que uma agenda. Aliás, eu recomendo a leitura do post "Diferença entre tarefa e compromisso e como anotá-los na agenda" que me ajudou muito a entender como funciona essa coisa de agenda, e ainda me ajuda a entender porque não me adapto a essa coisinha que deveria ser tão simples.

Como estou me organizando em 2016

App Agenda do Estudante

Esse aplicativo praticamente salvou minha vida acadêmica! Até meados do terceiro período eu era a menina que chegava no dia da prova sem saber que tinha algo marcado para aquele dia. Hoje consigo me organizar e me planejar de forma muito mais eficiente com esse aplicativo. No aplicativo Agenda do Estudante você pode anotar seus horários, notas, compromissos, disciplinas, datas de provas e eventos, com a possibilidade de colocar lembretes e anotações sobre tudo! Ele possui um calendário mensal, e os dias com eventos ficam destacados por um círculo azul. Além disso ele te dá a possibilidade de salvar seus horários e disciplinas, com nome e email do professor, e separar tudo por cores, de forma extremamente organizada. Ele é tão completo que merece um post inteirinho só para falar dos recursos que tem! E a versão gratuito é extremamente completa, sem nenhum prejuízo para quem opta por não comprar a versão premium. 

Juro para vocês, que se pudesse escolher só um aplicativo para deixar no meu celular, deixava esse! Controle até minhas notas por ele, e nunca mais perdi uma data de prova. Assim que recebo o cronograma do professor coloco tudo no calendário, e sempre que acontece uma alteração eu vou correndo pra ele mudar. Aliás, talvez seja por isso que minha agenda fique de lado, o calendário do aplicativo é super completo e fazer alterações nele é muito fácil. Só não uso também para me organizar com o blog porque marcar os compromissos nele me deixaria confusa e eu acabaria não associando as datas marcadas com eventos importantes na faculdade. O único contra é que, como ele foi desenvolvido para estudantes do ensino médio, não possui opção de controle de faltas, que seria uma mão na roda para mim. Aliás, juro que não fui paga pra fazer propaganda! hahaha'


Enfim, essas são as formas que estou usando para me organizar esse ano. Como eu disse, preciso alterar alguns métodos e aperfeiçoar outros, mas acredito que se organizar seja isso mesmo: aprender o que funciona e não funciona para você, ir se descobrindo e se reinventando, até chegar a um método que funcione de forma eficaz para nossa vida.

Você também pode gostar

7 comentários

  1. Bos dicas, eu tenho que uma agenda senão me perco totalmente.
    Adorei o blog.
    Bjos e bom final de semana,
    Blog: DMulheres
    Instagram : @dmulheres

    ResponderExcluir
  2. Oi, oi Mari!
    Eu sempre tento me organizar com todas essas coisas, mas nunca consigo por que sempre acabo deixando tudo de lado hsuahsa
    Mas as dicas são ótimas e maravilhosas, vou ver esse app, eu não conhecia!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
  3. Sou bem desastrada na hora de me organizar, anoto todas as tarefas em um papel que só eu entendo kkk

    Preguiça Literária

    ResponderExcluir
  4. Eu sou um desastre quando o assunto é organização =(
    Passo vergonha!

    O que eu uso mais, porque vivo conectada, é o OneNote, mas o meu sonho MESMO é conseguir usar planner *_*

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha agenda ano passado, mas esse ano preciso me organizar de novo.

    ResponderExcluir
  6. Eu sempre começo a montar qualquer coisa (uma agenda no papel, um arquivo no computador), mas nunca levo até o final, de modo que acabam virando uma bagunça de várias tentativas de se organizar. Agenda mesmo, só para a vida academica, para nao perder os prazos (mas eu nunca estipulo datas para eu terminar, senão, vou ficar frustada e desandar tudo =p é um modo bem arcaico, mas...). Já tentei baixar o app do Guia do estudante, mas mal usei haha quando vi que era do EM, achei que não servia. Não sabia que ele tinha tantas funções! (mesmo assim, fico com um pé atrás de manter no celular. Sabe como é =p sempre que pego no celular acabo me distraindo com outras coisas).
    Achei interessante um planejamento para o blog. É mesmo uma boa medida contra a falta de inspiração.
    Continue mantendo o controle de tudo o/ <3 beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiee minha flor! Adorei as formas de se organizar. Eu uso muito o Blog Planner e agenda. Já estou seguindo aqui...passa lá no blog.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade