Os pequenos-grandes milagres que nos cercam

domingo, janeiro 31, 2016

Pequenos Grandes Milagres

Geralmente quando eu pergunto "você acredita em milagre?" escuto respostas como "claro que acredito" ou então "acredito sim, mas milagres são raros", "sim, por que não acreditaria?" ou um simples "não, não acredito. Deveria?". Qual sua resposta? A minha é sim, acredito em milagres. Não acredito que sejam raros nem que dependam da fé. Estamos cercados por eles.

Uma das coisas que tenho mais orgulho em mim mesma (por mais que isso soe extremamente arrogante) é que nunca perdi completamente a capacidade de contemplar. Ok, ninguém perdeu completamente, mas nem todo mundo pára e pensa sobre as coisas. Faço isso o tempo todo, e a cada vez, tenho ideias e descubro coisas que nunca imaginaria. Você já parou para pensar nos milagres que nos cercam? Estamos cercados de milagres, a natureza é um grande milagre, nós somos um grande milagre, e criamos grandes milagres. O computador por exemplo, imagino que esteja usando um para ler esse blog. Eu estou usando um para escrever. Já parou para pensar em como essa coisa funciona? Uma tela, finíssima, com luz, teclas, e um monte de fios e chips por dentro, que faz coisas extremamente interessantes, como nos conectar uns com os outros, tocar música (música!), fazer cálculos e mais uma infinidade de coisas. A câmera, algo "simples", mas que captura um pedaço da realidade em uma tela, e dá até pra passar pra um papel. Você já parou para pensar que a câmera é uma imitação dos nossos olhos? Isso sempre me fascina. Como construíram isso? Como descobriram que era possível "criar" nossos olhos?


Pequenos Grandes Milagres

E a linguagem? Caraca! A linguagem! Pense bem, um monte de traços, rabiscos e símbolos que juntos, possibilitam que você entenda o que estou pensando. Eu uso a tal "escrita" e você lê não o que eu escrevi, mas o que eu pensei. Você está lendo meus pensamentos nesse exato momento! Isso não é fascinante? O mesmo vale para a linguagem oral, eu falo, você me escuta, de alguma forma interpreta isso e então responde, e eu escuto, e então estamos conversando, trocando ideias, e podemos mudar uns aos outros apenas assim. Parece tudo muito simples né? Só que não. Imagine o trabalho que dá para aprender uma linguagem, do zero. Crianças fazem isso o tempo todo. Descobrir que aquilo que você está ouvindo é o "nome" para aquilo que você está vendo, e então conectar uma coisa com a outra até ter nomes para todas as coisas que conhecemos, inclusive aquelas abstratas, como amor, ódio, medo... Sempre que vejo uma criança falando sobre algo abstrato eu penso "meu Deus como ela aprendeu isso?" e então "como nós aprendemos isso?". Não vou nem entrar no campo da linguagem simbólica, corporal e etc. É demais. É incrível!

Nossa linguagem é capaz de nos fazer rir
A natureza é também outra coisa que me fascina. Você já reparou em uma rosa, e em como ela é bem feita? As cores, a textura, o cheiro, a forma... É perfeito demais! E as árvores? Caramba! Deve dar trabalho sair de uma semente e ficar zilhões de vezes maior do que você era (também fazemos isso, uhuulll!). Os animais. Às vezes eu olho para meu cachorro e meu cérebro dá uma espécie de nó. Ele é uma criaturazinha completamente diferente de mim, que anda, come, late, corre, e mesmo assim não é como eu. Será que pensa? Quer dizer, será que sabe que está vivo, que olha para as coisas e se sente maravilhado com elas? Será que os outros animais sabem? Dá uma olhada nessa coisinha maravilhosa aí embaixo e tenta não se encantar. É lindo demais! Os pêlos, as cores, os olhos. Sabia que nenhum tigre tem listas iguais? São como as "digitais" deles. Tantos tigres e nenhum padrão igual. Uau! Sou uma grande fã e puxa-saco da natureza.

Pequenos Grandes Milagres
Owwnnn não consigo parar de olhar ♥
E agora, uma última questão, um último milagre, pra finalizar. Você está vendo. Você está lendo. Você está entendendo e tendo reações a isso (não posso imaginar quais). Isso não é fantástico? Milhões de sinapses estão sendo feitas no seu cérebro para que isso aconteça, e sem que você tenha consciência disso. É mágico, mesmo a gente sabendo ~teoricamente~ como tudo funciona. E ainda ha quem diz que não existe magia, quem diria ein? Eu poderia ficar aqui o dia todo listando milagres e coisas fascinantes no mundo, mas você pode fazer isso por si mesmo. Basta parar um segundo para contemplar e se encantar com o que está a sua volta. Estamos vivos e (não queria cair nesse clichê, mas) e a vida é o maior milagre de todos! Contemple! 

Música pra ilustrar meu pensamento (amo essa música, todas as versões dela que já ouvi haha'). *lágrimas nos olhos*

Você também pode gostar

14 comentários

  1. Oi, Mari!
    Primeiro, obrigada pelo apoio no textão que publiquei lá no meu blog. Segundo, que texto mais lindo! Estamos juntas nesta arte de contemplar a vida e perceber os pequenos milagres diários. Acho mesmo que a vida fica muito mais bonita e feliz quando reparamos nas pequenas coisas!
    E, linguagem é a minha paixão, o meu amor. ♥ Foi por isso que cursei Letras.

    Amei o post e espero que ele incentive a todos para observarem o lado bom da vida!

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letras ♥ Fico feliz que tenha gostado, e é muito bom saber que também pensa como eu

      Excluir
  2. Concordo plenamente. Se pararmos pra pensar, tudo o que está a nossa volta e o que nos forma é um milagre. Basta sabermos apreciar isso e aprendermos a ser gratos por sermos capazes de presenciar pequenos milagres todos os dias.

    Ótimo texto!

    ResponderExcluir
  3. Ai que post mais lindo cara <3
    Eu me identifiquei completamente, faço isso toda hora! Tudo me encanta sabe? Tudo eu fico analisando e pensado no porque de ser, no como foi criado... Enfim, acho tudo muito incrível. Também fico me perguntando no porque das coisas terem certos nomes. Por exemplo, porque comentário? Quem deu esse nome? Sabe? Hahahahaha. Achei que era bobeira minha, mas já vi que não!! Deus foi muito perfeito ao criar tudo isso e eu agradeço por tudo que consigo notar. O sol, as borboletas, a vida...
    Post lindo, muito lindo mesmo!

    Beijos!
    Clareando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A dos nomes também faço! hahahahah' e às vezes você pensa tanto numa palavra que ela acaba perdendo o significado.

      Excluir
  4. Olá, tudo bom?
    Uma vez estava conversando com a minha avó e esse era um dos motivos. Milagres estão em todos os lugares e nós somos um grande exemplo de que milagres existem!
    Essa postagem ficou linda! Sério, eu gostei demais <3
    Cara, eu quero sim participar do grupo! Me add no fb, ou eu te add e pode me colocar no grupo, iria adorar <3
    † sessão proibida †

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Saber que a postagem ficou bonita me incentiva a escrever mais. Obrigada mesmo :3

      Excluir
  5. Nossa Mari, eu sempre pensei nisso sabia? Quando vou dormir eu fico pensando nessas coisas, é tudo tao perfeito e o ser humano pouco a pouco esta acabando com a beleza da vida, do mundo... todo dia presenciamos milagres, nós é que não repara os (por falta de tempo e por sempre esta com a cabeça em outro lugar), antes de dormir é o momento que mais penso nessas coisas. Na vida, na morte, coisas em geral. E seu texto falou muito o que eu ja pensei também. Parabens!
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah antes de dormir é o melhor momento pra pensar em tudo, acho que só perde pro banho ♥

      Excluir
  6. Essas reflexões que leio por ai são as coisas que me inspiram tanto, a sua postagem me inspirou. Porque é verdade! Temos que pensar, temos que nos perguntar, e acredito que também temos que ir atras das respostas mesmo que não estejam em lugar algum, tenho certeza que o caminho será agradavel

    XOXO Gabbs,
    Feche a Porta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Gabriela! Acho que não importa o quanto tudo esteja corrido e confuso, a gente tem que parar pra admirar a vida um pouco e ir atrás das respostas, como dizem por aí, são as perguntas que movem o mundo. Obrigada pela visita :*

      Excluir
  7. Meu Deus, que postagem maravilhosa. Sério, há tempos não fiquei empolgado assim e com lágrimas nos olhos... eu penso da mesma forma que você! Ou parecido! Nossa, é, realmente extremamente incrível como as pessoas reclamam das coisas tão bobas dizendo que não existe nada de bom nesse mundo, quando temos tantas coisas incríveis ao nosso redor, tantas coisas especialmente mágicas, do seu modo, do seu jeito. Ah, Marina, seu texto me inspirou tanto a viver e a observar mais as coisas, sempre fui assim, e a forma que você despertou ainda mais esse meu lado foi maravilhosa. Tá vendo mais uma magia aí? O dom que as palavras tem? São tantas magias que me faz querer por um segundo viver para sempre.

    Ótima postagem, definitivamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kuroh!

      Obrigada pelo comentário ♥ Fico feliz que tenha passado por aqui, faz tanto tempo, e também fico muito feliz que o texto tenha te inspirado, mas não foi bem o texto, foi a própria vida, eu só tentei deixar um pouco disso registrado no blog.

      Abs!

      Excluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade