DIY: Cestinho de Barbante em Miniatura

domingo, janeiro 24, 2016


Olá pessoal! Boa tarde! Querem aprender a fazer um cestinho de barbante super bonito e fofo? Eu adoro coisinhas de "faça você mesmo" e desde que comprei um rolo de barbante estou procurando um zilhão de coisas para fazer com ele. Descobri que barbantes são itens de mil utilidades, e não servem só pra fazer aquela gambiarra na hora que aparece um problema dentro de casa, mas também para fazer coisinhas fofas de decoração. Dia desses fiz um cesto-miniatura muito bonito e resolvi compartilhar o tutorial, afinal né, o que é bonito é pra ser compartilhado.

Esse tutorial vai ser um pouco diferente daqueles que a gente vê por aí. Eu odeio isso, mas não vou dar medidas das coisas, por exemplo, o tamanho de um pedaço de barbante que você vai ter que cortar, ou o quanto vai usar. Isso porque o cestinho é feito com um molde, e um molde pode ser qualquer coisa que você tenha em casa (expliquei isso em materiais, logo abaixo), o que significa tamanhos e medidas diferentes para cada pessoa. Portanto, vou dar apenas direções quanto ao tamanho, nada exato, medido em centímetros, porque você pode usar um molde maior ou menor que o meu e o que eu indicar não servir. Mas não se preocupe, o cestinho é muito fácil de fazer e as imagens quase falam por si só. Vamos logo ao tutorial:


Cestinho de barbante passo a passo

Materiais:

  • Rolo de Barbante;
  • Tesoura;
  • Cola; 
  • Potinho para servir de molde (o pote vai dar a forma do seu cestinho, você pode usar algum potinho de maquiagem, copinho pequeno, tampa de algum recipiente, etc. Tudo depende do formato e tamanho que você quer o cestinho - eu usei uma panelinha de brinquedo);
  • Plástico Filme (ou qualquer pedaço de plástico, vale até sacola de supermercado, se tiver);

Como Fazer:


1- Envolva o fundo do pote com o pedaço de plástico, como na imagem. É importante que ele não fiquei saindo do lugar nem caia, então se for preciso, prenda a ponta com uma elástico de dinheiro. 


2- Pingue um pouco de cola no fundo do pote, ao centro. Cole a ponta do barbante nesse local, e dê uma volta em torno dessa ponta, acrescentando um pouco de cola nessa voltinha.


3- Continue dando voltas até completar o fundo do seu potinho. Lembre-se de sempre passar cola no barbante a cada nova volta, para que o cestinho fique firme depois de pronto.


4- Quando terminar o fundo, continue pelas laterais. As primeiras voltas nas laterais podem ser um pouco difíceis, mas tenha paciência. Se preciso, espere o fundo secar um pouco antes de continuar. Lembre-se de passar cola a cada nova voltinha com o barbante, e não se importe se a cola cair no plástico, vamos resolver isso depois.


5- Depois de chegar no tamanho desejado (não precisa cobrir o pote todo, se não quiser). Corte a ponta do barbante e espere a cola secar. Eu deixei a cola secando de madrugada, enquanto dormia. Para garantir, recomendo deixar pelo menos umas 3 horas, no mínimo. O barbante absorve a cola e ele demora para secar por isso. NÃO TOQUE no cestinho enquanto a cola estiver secando! Acredite em mim, fui mexer e o cestinho desmanchou todo. Trabalho e tempo jogado fora :'(


6- Depois de completamente seco, retire o pote do plástico, com cuidado. Para isso, segure o cestinho com uma das mãos e a ponta do pote com a outra, e dê um leve puxão. Se a cola estiver totalmente seca, ele vai sair com facilidade. Se o cesto der a impressão de que está desmanchando ou se a corda começar a sair do lugar, deixe-o e espere um pouco mais, a cola ainda não secou completamente.


Depois de retirar o pote, seu cesto estará assim:


7- Mas ainda não acabou. Puxe o plástico de leve que ele irá se soltar. Nas duas vezes que fiz, o plástico se soltou com muita facilidade, mas se isso não acontecer com você, corte as pontinhas do plástico até que ele fique imperceptível. 


8- Quase pronto. Repare que o cestinho já está firme. Agora corte um pedaço de barbante para ser a alça, esse pedaço deve ir de um lado ao outro do cesto, com uma boa folga, e sobrar cerca de 1 cm para os dois lados. 


9- Pingue dois pinguinhos de cola nas laterais do cesto (um de cada lado) e cole essa tirinha que você acabou de cortar. Parar segurar as pontinhas enquanto a cola seca, use pregadores de roupa.




Você deve ter algo como isso. Mas seu cestinho de barbante ainda não está pronto. Vamos acrescentar alguns detalhes para ele ainda mais ficar bonito. 


10- Para esse passo, você vai precisar de três tiras de barbante do mesmo tamanho, e que sejam um pouco maior que a largura do cesto. Para cortar as tirinhas, dê uma volta no potinho que você usou como molde, deixe sobrar cerca de três dedos e corte um pedaço. Não vou dar medidas aqui porque tudo vai depender do que você usar para dar o formato do seu cesto, mas a ideia é que você tenha três tiras de tamanho igual, e que consigam dar uma volta no seu cesto, sobrando um pouquinho.


11- Essa parte pode ser um pouco complicada para quem não tem muita habilidade manual (eu!). Pegue as três tiras do passo anterior e faça uma trança com elas, igual aquelas tranças simples que fazemos em cabelos. Como sou muito desajeitada com isso, prendi a ponta de cima das três tiras com o pregador de roupa e fui trançando a parte debaixo, só assim consegui fazer. Você pode aprender a fazer uma trança com esse passo a passo, se não souber. 


Não vou fingir que fiz tudo com uma mão só, eu precisaria de quatro braços pra fazer isso com facilidade
Depois de todo esse sufoco você vai ter uma trança parecida com (ou melhor que) essa: 


12- Beleza. Depois de todo esse sufoco com a trança, é só colar o fruto do seu suor nas laterais do cesto, ou seja, coloque um pouco de cola em volta do cesto, e cole a trança, cobrindo as pontinhas das alças que deixamos sobrar no passo 9.


Voilà! Está pronto nosso cestinho! Agora é só aproveitar e enfeitar como quiser, você pode colocar flores ali dentro, bombons, fitinhas, usar barbante colorido, ou não colocar nada, o cesto é seu! Eu fiz dois (na verdade três, mas um desmanchou porque não esperei a cola secar), e em um deles, fiz as alças nas laterais, e no outro coloquei um coraçãozinho, pra ficar diferente. Tava pensando em fazer um quadrado ou uma bandeja, mas não achei nada que pudesse servir de molde. Alguém tem uma ideia?

Fotos do meu cestinho de barbante



Cestinho de barbante passo a passo



Fica ou não fica uma fofura? Ele fica muito bonito como decoração e também fica lindo em fotos! Atualmente os meus estão na minha estante, com florzinhas. Adoro olhar para eles com aquele sentimentos de "eu que fiz". Quem não gosta né? ;)



Você também pode gostar

11 comentários

  1. Que amorzinho que fica! Já imaginei de tudo que é tamanho, já kero colocar meus vasinhos de suculenta dentro ;_; Uma coisa muito legal com barbante que eu quero fazer é aquelas bolinhas pra colocar no pisca pisca, é super fácil de fica lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ficar lindo com suculentas!!! Se fizer me manda foto, quero muito ver

      Excluir
  2. Respostas
    1. Fica sim, fica ainda mais bonito se tiver algo pra colocar dentro *--*

      Excluir
  3. QUE LINDOOOOOOO
    JÁ QUERO FAZER O MEU <3
    Favoritei seu post pra fazer ele depois :3
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Marina!
    Achei tão lindo que compartilhei com as professoras que trabalham comigo. Pode ser um presente fofo para as crianças fazerem no dia das mães.

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótima ideia! Será que elas conseguem fazer? Vai ficar muito fofo, até imagino o cestinho com aqueles bilhetes e fofuras que as crianças fazem pras mães <3<3

      Excluir
  5. Que fofinho que ficou! Uma dica legal é misturar a cola com um pouquinho de água e molhar todo o barbante que for usando nele. Fica mais fácil de colar e fica muito firme também!
    O seu ficou muito fofinho Marina!!

    Beijinhos :)
    Bru Santos ❤
    www.queseame.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Marina ^-^
    Mais que fofura ^0^ Vou tentar fazer alguns (começar a caçar os barbantes aqui de casa ^^')
    Obrigada pelo tutorial; amei!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade