[Resenha] As aventuras de Pi - Yann Martel

segunda-feira, janeiro 26, 2015

As aventuras de Pi
Autor: Yann Martel
ISBN: 9788520933107
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 376
Sinopse: Um dos romances mais importantes do século, As aventuras de Pi é uma narrativa singular de Yann Martel que se tornou um grande best-seller. O livro narra a trajetória do jovem Pi Patel, um garoto cuja vida é revirada quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide embarcar em um navio rumo ao Canadá. Durante a viagem, um trágico naufrágio deixa o menino à deriva em um bote, na companhia insólita de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena. A luta de Pi pela sobrevivência ao lado de animais perigosos e sobre um imenso oceano é de uma força poucas vezes vista na literatura mundial.



Faz tempo que não escrevo uma resenha. Mas para esse livro eu tinha que tirar pelo menos uma hora do meu dia para escrever algo sobre ele. Não vou fazer sinopses nem dar detalhes sobre a história, quanto menos vocês souberem, melhor. Leiam a sinopse do skoob (acima) para saberem o básico do que se trata o livro As aventuras de Pi, e se continuar interessado no livro, não procure mais spoilers ou detalhes, não vale a pena. Esse livro, ou melhor, todos os livros, devem ser lidos obtendo o máximo de surpresa e sabendo o mínimo sobre o enredo.

Assim que vi esse livro pela primeira vez soube que ele seria bom. Não li resenhas nem nada, mas sabia que As aventuras de Pi era bom e que ia gostar. Demorei a adquiri-lo. Sempre acaba adiando a compra. Cheguei a colocá-lo no carrinho das americanas diversas vezes, mas nunca concluía a compra. Porém quando meu irmão me pediu 20k de cash (moeda de um jogo) emprestado, disse a ele que podia ficar com todo o dinheiro do jogo se quisesse, desde que me desse um livro em troca. E foi assim que adquiri as aventuras de Pi.

As aventuras de Pi

A promessa do livro é grande: "acredite no inacreditável." Como um menino sobreviveria a um naufrágio com um tigre solto a bordo do barco? Como ele não morreria de fome e como não serviria de comida em pleno Pacífico? A resposta aparece a cada página, que, aliás, virei ansiosamente. Sim senhores (e senhoritas) nós temos respostas, e o livro é tão fantástico e bem escrito que fica difícil parar de ler antes do final. Fui dormir às quatro da manhã várias vezes, mal aguentando de sono, prometendo a mim mesma que só leria mais um capitulo, só para saber o que ia acontecer em seguida. De "só mais um capítulo" a "só mais um capítulo", quase li o livro todo em uma noite só.

As aventuras de Pi é lindo, empolgante, nos faz ver o mundo de outra forma. Li em pouco menos de uma semana, e se ainda não tivesse o filme parar ver, juro que estaria lendo de novo. O menino Pi é extremamente cativante, divertido e eu duvido que alguém consiga não gostar de Richard Parker — o tigre — também.

Recomendo a qualquer um que leia. E se não puder ler, assista o filme. Eu nem assisti o filme d'As aventuras de Pi ainda, mas já sei que vale a pena. Voltando a promessa citada acima, sim, ela se cumpre: o livro nos faz acreditar no inacreditável. E vocês vão descobrir porque quando lerem.

As coisas não correram como se esperava, mas o que se pode fazer? Temos de encarar a vida do jeito que ela se apresenta e tentar tirar o melhor proveito dela.

Você também pode gostar

8 comentários

  1. Não fui muito feliz com a história (comfesso) hahahahh, mas amo essa capa XD

    ResponderExcluir
  2. Eu não li o livro, apenas assisti ao filme e posso dizer que foi demais! Acho que na verdade nunca conseguiremos destrinchar tudo que se esconde por entre as linhas (ou no caso as cenas) dessa história. Sério, tenho a nítida impressão de que deixei passar muitaaaa coisa!
    Preciso ler agora para ver se deslancha rs
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho essa impressão, quero até ver o filme pra ver se nele tem algum detalhe que deixei passar no livro

      Excluir
  3. Aww, concordo com tudo que você disse! Quanto menos a gente sabe, melhor fica a história <3
    Eu vi alguns partes do filme e achei realmente muito... faltam palavras para descrever, mas quero dizer tenso, emocionante e dramático. Eu prefiro ler do que assistir ao filme, então já sei que vou ler em breve! Hehe
    Beijos, Ingrid.

    http://utopianuvem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu comecei a ler As Aventuras de Pi hoje e estou gostando. Particularmente acho que vou gostar da historia mesmo não sendo muito fã de livros que queiram mostrar a fé em algo. A leitura está sendo fácil e fluindo, espero gostar mesmo dele.

    Meu Blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sou muito de acreditar, mas na proposta do livro, você não tem outra escolha. Quando terminar de ler volta aqui pra gente bater um papo sobre ele

      Excluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade