[Resenha] O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry

quarta-feira, maio 23, 2012

Autor: Antoine de Saint-Exupéry
ISBN: 8522005230
Editora: Agir
Páginas: 93
Sinopse: Livro de criança? Com certeza!
Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si o menino que foi.
O pequeno Príncipe devolve a cada um o mistério da infância.De repente retorna os sonhos. Reaparece a lembrençade questionamentos, desvelam-se incoerências acomodadas, quase já imperceptíves na pressa do dia-a-dia. Voltam ao coração escondidas recordaçoes. O reencontro,o homem-menino.


O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, é um livro para crianças, porém todos deveriam lê-lo.
O narrador nos conta a história de quando estava perdido em um deserto e conheceu o principezinho. Aos poucos ele conhece a história desse príncipe, um menino curioso e que não tem ouvidos para perguntas. Ele passou por sete planetas até chegar a Terra, em cada planeta, uma pessoa e um tema diferente, como excesso de trabalho, vaidade, vicio em bebida alcoólica.

O livro é lindo! As histórias e as lições contadas nele são muito belas. Cada linha contém palavras que nos encantam, é um desafio parar de ler antes do fim.

Esse livro nos faz lembrar da infância, das perguntas sem respostas e como víamos as coisas quando éramos crianças. A vida adulta e suas preocupações, esses são temas do livro.

As aquarelas do autor também são lindas. Eu pensei que o “desenho número um” era um chapéu. Não tinha notado os olhos da cobra.


A parte que eu mais gostei foi a do príncipe e da raposa, aliás, sempre que pergunto a alguém que já leu o 
livro essa é a parte que mais gostou. A raposa fala da amizade, que está sendo desvalorizada atualmente.

(...) Não — disse o príncipe — eu procuro amigos. Que quer dizer “cativar”? — É algo quase sempre esquecido — disse a raposa — Significa criar laços...” Pág66
Ao todo são 17 capítulos e 93 páginas, muito bem escritas. É realmente muito difícil não se encantar com o livro e suas lições.


“(...) E de que te serve possuir as estrelas? — Serve-me para ser rico. — E de que te serves ser rico? — Para comprar outras estrelas, se alguém achar (...)” Pág45.

Essa parte é muito interessante, e me fez pensar um pouco. Quando li pela primeira vez, achei isso ilógico, mas não é diferente da vida real. Existem pessoas que, quanto mais tem, mais quer ter. O autor só retratou isso de forma simbólica, usando estrelas.

Defeitos no livro? Nenhum. Não encontrei nenhum ponto fraco e nada que me desagradasse. Mesmo sendo pequenininho, e acabando rápido demais, o livro apenas deixa um gosto de “quero mais”, o que deixa o livro ainda mais bonito.  

O Pequeno Príncipe é maravilhoso, a história é muito linda. Já está na minha lista de favoritos, com certeza, merece a nota máxima, cinco nuvenzinhas.

Esse é um dos livros do Desafio dos clássicos de 2012.

Você também pode gostar

6 comentários

  1. Legal, justo o livro que irei ler agora (minha irmã vai me emprestar ainda). Se todas as misses gostam, tem que ser bom, não é??? hehehe...
    Muito obrigada por deixar seu comentário no DSM, volte sempre que puder!!!

    Mil Sweetkisses ♥
    www.docesonhodemenina.com.br

    ResponderExcluir
  2. O que dizer de pequeno, nada.
    Clássico.
    Beijoos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é com certeza um dos melhores que já li!

    Lucas / Era uma vez...

    ResponderExcluir
  4. Então esse livro eu ja li não enteiro mais eu não sei direito eu presciso entender mais me ajudou um pouco
    OObrigada *---*

    ResponderExcluir
  5. Legauuuullll eesssseeee llliiiivvvvrrrooooo.MMMMMuuuiiittttoooo bbbboooommmmmm mmmmmmmeeeeesssssssmmmmmmoooooo.

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade