Dinossauros vão à escola

domingo, novembro 28, 2021

A imagem mostra um pequeno cenário de brinquedo semelhante a uma escola, com um dinossauro em miniatura sentado a mesa do professor

Algumas semanas atrás, "resgatei" alguns brinquedos de Playmobil que estavam guardados na laje da minha casa. Esses brinquedos foram do meu irmão mais velho, que passou para meu outro irmão, e que passou para meu outro-outro irmão e para mim. Esses brinquedos foram, por muito tempo, o auge da nossa diversão, e também das crianças que vinham à minha casa. Quando meu sobrinho nasceu, ele e um amigo infelizmente tinham uma forma de brincar muito diferente: eles se divertiam quebrando os brinquedos, as pecinhas e os bonecos, apenas porque... bem, eu não sei exatamente porquê. Conversar não deu muito certo, então, buscando preservar o "patrimônio", guardamos esses brinquedos na laje de casa. 



Esses dias eu percebi que meu sobrinho já estava bem maiorzinho, e agora tinha idade pra compreender coisas mais básicas, como a noção de preservar e cuidar do que é nosso, das memórias da família e que dinheiro não dá em árvore pra ficar quebrando brinquedo apenas porque sim (mesmo que os brinquedos tenham quase quarenta anos). Então eu fui, e busquei os brinquedos onde eles estavam guardados. Deu um pouco de trabalho porque as peças estavam guardadas há um bom tempo, e porque também já naquela época a gente não se preocupava muito em manter tudo limpo e organizado (bom lembrar que são brinquedos que a gente esparrama no chão). Passei um bom tempo lavando pecinha por pecinha, esfregando com uma escova e fiquei impressionada com a qualidade do negócio. A maioria das coleções são dos anos 80, mas elas ainda preservam as cores muito vivas e até mesmo os adesivos. Odeio ser saudosista, mas não vejo brinquedos com essa qualidade nos dias de hoje.



Eu não tirei foto da coleção completa. Temos muita coisa, desde itens medievais, como carroças, catapultas, cavaleiros, até coisas mais modernas, como carros, postos de gasolina, nave espacial e afins. Eu limpei tudo e dei pro meu sobrinho brincar, no que ele amou particularmente a escola. Pensei que ele ia colocar os bonecos próprios da Playmobil ali, mas no lugar disso, ele colocou seus próprios brinquedos, como dinossauros, sapos e outros bichos de pelúcia. Eu achei tão legal a ideia que resolvi fazer algumas fotos.




Fotografar brinquedos e dolls (bonecas) sempre foi algo que eu admirei muito nos Flickr e Instagrans da vida, e eu sempre quis fazer. Foi, inclusive, um dos itens do meu projeto de 101 coisas em 1001 dias que participei em 2014. Mas eu nunca coloquei em prática. Nunca tinha os brinquedos bonitos, ou os materiais certos, pelo menos assim eu acreditava, com aquelas desculpas que a gente sempre dá, e eu posterguei tanto essa ideia que acabou não saindo. Mas quando vi meu sobrinho brincando com os dinossauros eu não resisti, pedi licença e resolvi arriscar alguns cliques, uma forma de retomar aquele desejo antigo de quando eu perdi há muito tempo. 



A ideia de dinossauros na escola, obviamente, foi do meu sobrinho. Eu escolhi apenas a posição dos dinossauros na foto, além da disposição dos brinquedos no parquinho. Já a disposição da sala de aula foi dele também. Praticamente um trabalho em equipe. As fotos tem algumas falhas, imperfeições em alguns aspectos do cenário e até mesmo na escala dos brinquedos. Mas como diz meu sobrinho "não tem que ficar perfeito". Não está nada perfeito, mas está ótimo. Me diverti como há muito não fazia tirando essas fotos, e foi ótimo retomar algumas histórias e lembranças de família, que fazem parte da história dos brinquedos. Agora, diferente de alguns meses atrás, os brinquedos ficam acessíveis, para meu sobrinho (e sobrinhas) brincarem, e sempre dá um quentinho no coração de ver que esses brinquedos, apesar de tanto tempo, continuam trazendo diversão, não só para as crianças, mas para as adultas que resolvem brincar de fotografia. 


Você também pode gostar

1 comentários

  1. Oi Marina, tudo bem?
    Adorei as fotos e achei fofo demais!
    Não tenho irmãos ou irmãos, então sobrinhos para mim não vão existir, mas minha prima me "deu" o filho dela de afilhado e já estou pensando em fazer algo parecido. Também conservei direitinho a maioria dos meus brinquedos e o pequeno apesar de ter apenas 4 anos tem se mostrado muito cuidadoso com essas coisas! :)

    Até mais;
    Mente Hipercriativa | Universo Invisível

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade