[Resenha] O Azarão - Markus Zusak

quarta-feira, junho 19, 2013

Título: O Azarão
Autor: Markus Zusak
ISBN: 9788528616439
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 176
Sinopse: Antes de tornar-se mundialmente conhecido, Markus Zusak escreveu uma trilogia de sucesso que somente agora está sendo publicada no Brasil. O primeiro título chama-se O Azarão. Fãs de A menina que roubava livros não podem deixar de ler os romances que inciaram a carreira estelar desse autor. Narrado em primeira pessoa, o livro apresenta a história de Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos, perdido na vida e que vive às turras com a família. Trabalha com o pai encanador e sua mãe está sempre brigando com os filhos, na pequena casa onde todos moram juntos. Steve é o mais velho e mais bem-sucedido. Sarah é a segunda, e está sempre dando uns amassos com o namorado. Rube é o terceiro e o mais próximo de Cameron. Os dois, além de boxeadores amadores, vivem armando esquemas para roubar lojas e outros locais do tipo. Contudo, os planos nunca saem do papel. Uma história sobre a vida e sobre as lições que dela podem ser tiradas. Um romance de formação que exibe um jovem incorrigível, infeliz consigo mesmo e com sua vida. - "Tento ser humano em minha escrita. Comecei a escrever porque era o caminho natural. Durante o ensino médio eu era muito introvertido. Sempre tinha histórias na cabeça. Então comecei a escrevê-las." - Markus Zusak



Quando eu li O Azarão não quis escrever uma resenha, às vezes eu leio um livro e decido não resenha-lo, pensei em falar um pouco sobre O Azarão em um post sobre minhas leituras, mas decidi que ele merece um post só dele, portanto, eis o post!


Cameron Wolfe é um adolescente depressivo que vive se metendo em encrencas. Ele é o caçula de quatro irmãos e acha que é uma decepção para os pais, que mereciam algo melhor. Cameron admira muito o irmão mais velho, que na opinião dele é a única pessoa decente da família. Para a infelicidade da mãe, vive “lutando” com seu terceiro irmão, quase sempre saindo machucado, e planejando roubar coisas junto com ele. Cameron se acha um lixo, e segundo ele, um caso perdido.

Não sei muito sobre Markus Zusak, não sou de pesquisar a vida dos autores que leio e ele não é muito de aparecer na mídia, mas esse livro parece ser uma “quase-biografia” (se é que isso existe), essa informação está até mesmo na orelha do livro. Biografia ou não, não pude deixar de notar que o autor gosta de uma luta, em A menina que roubava livros, Max Vandenburg era um lutador, em O azarão temos Cameron e seu irmão, que também lutam. Nunca fui de gostar de briga, mas Markus parece gostar de uma.

O Azarão é um livro muito pequeno, talvez apenas uma introdução à família Wolfe, pois o livro faz parte de uma trilogia. Apesar de suas poucas páginas, O azarão é um livro muito interessante e gostoso de ler. Markus soube muito bem escrever “a mente” de Cameron. O livro é narrado em primeira pessoa pelo próprio Cameron, e apesar da confusão de seus pensamentos, o livro não fica chato em momento nenhum.

Cameron me lembra, de alguma forma o personagem Colin Singleton, do livro O teorema Katherine. Talvez seja porque os dois não gostam de mulheres maquiadas, mas algo me faz lembrar deles como “parecidos”. Estou lendo tanto que meu cérebro começou a associar personagens de livros completamente diferentes... rs’

Markus como sempre soube contar uma história, e não precisou de muitas páginas para isso. Não vejo a hora de ler a continuação e descobrir que rumo tomou Cameron Wolfe.



Você também pode gostar

15 comentários

  1. Eu gosto muito do Markus Zusak, mas, por incrível que pareça, meu favorito não é A Menina que Roubava Livros, mas sim Eu Sou o Mensageiro (se não leu, LEIAAAA!). O Azarão, infelizmente, ainda não pude ler, mas está na minha lista de leitura :)
    Beeijo
    http://estoriasdacarter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li Eu sou o mensageiro, preciso ler ele!! *--*

      Excluir
  2. A Marina adora o Zusak, o escritor que mata mais gente por página... kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk nesse livro ninguém morreu (ainda!). Mas o final de A menina já era esperado, só pela narradora ^^

      Excluir
  3. Então não tenho muita vontade de ler esse livro, ah eu resenho tudo que leio por que gosto de fazer isso e não tem muita gente que lê o que eu leio perto de mim então gosto de comentar com alguém hehe

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho o mesmo problema, mas não resenho tudo porque depois fico com preguiça de digitar a resenha ^^

      Excluir
  4. Marina, eu não conhecia O Azarão. Na verdade, só li A menina que roubava livros, do Zusak. Lendo a sua resenha, bateu uma curiosidade, porque gostei muito do livro que li. Quem sabe ele não entra para um dos meus favoritos?
    Vou procurar.
    Beijao

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia o livro e achei bem interessante, foge um pouco ao meu gosto as depois de ler A Menina que roubava livros acho que Markus não vai decepcionar haha'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estava com medo de não gostar, mas achei bem legal o livro.

      Excluir
  6. Oi Marina,

    Comentei em um blog hoje mesmo sobre esse autor acredita??

    A Menina que roubava livros , é uma leitura intrigante para mim. Explico , já peguei esse livro umas 4 vezes e não consigo ir pra frente!! Não entendo esse bloqueio , mas não vou desistir rs

    Já livros em série estou proibida , por mim mesminha de ler.
    Depois do surto que tive há uns dias atras porque não tenho uma continuação na mão, decidi que só vou ler séries , quando todas forem lançadas rs!!

    Bjokas

    Sara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk o ruim de ler livros em série é isso, esperar a continuação. também demoro a ler livros desse tipo ^^

      Excluir
  7. Oi, tudo bom?
    Ainda não conhecia esse livro e saber que é do mesmo escritor que A menina que Roubava Livros só me deu vontade de comprá-lo!
    Adorei sua resenha!
    Passando pra te avisar que meu blog, em parceria com a autora FML Pepper e outros 3 blogs, está sorteando um KINDLE!
    Vai perder?
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia essa trilogia. Eu comecei a ler "A Menina que Roubava Livros", mas tive que devolver antes de acabar de ler e ainda não retomei a leitura. Acho que depois que eu terminar de ler o primeiro, vou dar uma olhadinha na trilogia! ^^

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade