5 motivos pelas quais sua decoração parece sem harmonia

quinta-feira, março 10, 2022

A imagem mostra uma sala lindamente decorada com sofá e poltronas combinando
Você que é apaixonada ou apaixonado por decoração, já se perguntou porque a sua casa às vezes parece sem coesão? Itens que parecem estar fora do lugar, móveis que não combinam e a sensação constante que algo está errado? Em parceria com o Atelier Clássico, hoje vamos falar 5 motivos pelas quais sua decoração parece sem harmonia. Depois de entender esses motivos e colocar as dicas em prática, você finalmente vai conseguir deixar a decoração da sua casa do jeitinho que você sonha. Vem comigo!

1- Você ainda não descobriu o seu estilo de decoração

A imagem mostra duas poltronas ao lado de uma escrivaninha, junto a um vaso de porcelana lindamente ornamentado

Moderno, clássico, minimalista ou colorido... são tantos estilos e tantas possibilidades que muita gente fica perdida! Apostam em elementos de vários estilos diferentes, o que deixa sua casa sem personalidade, uma cópia de casas de revista, ou pior, uma casa bagunçada, sem um ponto de referência.

O ambiente da sua casa deve ter sua personalidade. Ao descobrir o estilo que gosta e mais te agrada, você também consegue mais disponibilidade e foco para investir naquilo que é realmente importante para você, ao invés de acumular muitas coisas e tentar estilos que não combinam entre si. Estude decorações que te agradam e tente entender o que gosta em cada decoração que você vê, ao descobrir seu estilo, fica mais fácil montar a decoração da sua casa.

2- A paleta de cores é confusa

A imagem mostra uma sala muito colorida, com vários objetos alternando entre azul, amarelo, branco e vermelho

Uma paleta de cores bem planejada é essencial para manter a decoração de um espaço coeso. Sem essa paleta, seu ambiente parecerá bagunçado e sem harmonia. Você não precisa usar a mesma paleta de cores para todos os cômodos da casa, mas colocar paletas que combinam entre si, em ambientes próximos, traz um diferencial para sua decoração.

Uma boa dica é estudar com cuidado o círculo cromático, apostar em cores análogas, complementares ou opostas. A cor dos móveis usados em cada ambiente também traz um diferencial em sua decoração. Já falamos aqui no blog sobre isso com as dicas para não errar na hora de combinar a poltrona com o sofá da sua sala. Aposte sempre na harmonia das cores e lembre-se, menos é mais! Escolha as cores que gosta e tenta usá-las com outras cores, mas sem exagero. Uma boa dica é apostar na combinação de cores neutras com coloridas, como um sofá branco com almofadas coloridas, com nunca falha!

3- Você segue tendências demais

A imagem mostra uma sala de um saguão colorida com cores neon

Você é daquelas pessoas que compra algo só porque está na moda? Vê um item de decoração em uma revista, ou em um vídeo do TikTok e faz a compra, apenas porque todos estão usando? Embora seja interessante, é preciso lembrar que modas vem e vão, e nem sempre possuem relação entre si. Enquanto a maioria das blogueiras e revistas conseguem trocar sua decoração a cada ano, nós temos a tendência em manter nossa decoração por mais tempo. O resultado é um ambiente desarmonioso e caótico, com elementos que não dialogam entre si. Você não precisa abrir mão das tendências, mas lembre-se de focar naquilo que realmente gosta e que combina com seu estilo.

4- Você decora sem pensar no objetivo daquele espaço

A imagem mostra uma sala de estar aconchegante, com sofá e quadros nas paredes

Qual sua intenção ao decorar um ambiente? Você quer um ambiente chique, confortável, minimalista, que mostre sua personalidade? Um ambiente para descansar ou um ambiente fácil de limpar? O objetivo com a decoração irá te ajudar a escolher não somente os móveis, mas também os objetos que compõe a decoração. É importante pensar em quem irá utilizar algum espaço, e com qual propósito. A decoração de um ambiente de trabalho deve ser diferente de um quarto infantil. Tendo isso em mente, fica mais fácil pensar a decoração de um ambiente. 

5- Você não está usando madeira, metais e elementos neutros de forma consistente

A imagem mostra uma cozinha com mesa de madeira e detalhes em metal

Combinar madeira e metal na decoração não é errado! Embora pareça ousado e fora do comum, a combinação pode dar certo e trazer sofisticação ao ambiente. O segredo está na intenção. Se for bem intencionado e posicionado, o ambiente fica mais luxuoso e a decoração harmoniosa. Por exemplo, uma poltrona de madeira orna muito bem com um espelho de metal. Uma boa dica é usar de cores neutras, principalmente na madeira, e evitar móveis muito coloridos. Você pode fazer, embora seja um pouco mais arriscado.


Lembre-se que na decoração não há regras fixas, apenas apontamentos para melhorar seu ambiente. Planeje sua decoração com cuidado, leia nossas dicas com carinho e não se esqueça de se divertir no processo, afinal, decoração é para nos fazer bem.

Você já conhecia ou colocou em prática alguma dessas dicas? Me conta nos comentários!


*Nota: Esse post se trata de um publieditorial

Você também pode gostar

2 comentários

  1. Bom, basicamente na minha casa não tem nenhum tipo de decoração. Acho que as pessoas aqui não estão tão ligadas a beleza. Mas quando trabalhar, penso em algo assim, mas harmônico e com beleza.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida tudo bom? Eu amei o seu post, sabe me vi em todos eles, eu soumeio consfua com as cores, gosto do minimalista, amo uma pegada mais rústicas, eu sempre acabo ficando confusa. Amei o seu post!

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade