Desafio Primeira - Minhas fotos de Janeiro/2017

quinta-feira, fevereiro 02, 2017

Desafio Primeira - Janeiro de 2017
Foto por mim mesma xD

Quem me acompanha lá no Instagram (@marinafmenezes) deve ter visto que eu fiquei janeiro todo postando fotos com a hashtag #Desafio Primeira, um desafio fotográfico criado pela Luh Testoni, cujo objetivo é exercitar a criatividade e treinar a fotografia, tirando as fotos sobre um tema, de acordo com a lista criada por ela. 

O Desafio Primeira praticamente me serviu de entrada para o Instagram (eu me viciei na rede social depois de participar pela primeira vez, há uns dois anos atrás) e tenho um enorme carinho por ele. Eu não participava desde setembro, então resolvi que teria que participar de novo. Escolhi o mês de janeiro para isso, por causa das férias, o que me daria mais tempo livre para fotografar todo dia e planejar as fotos com calma. A lista de janeiro é essa:

Desafio Primeira - Lista


Nunca tinha terminado uma lista do Desafio Primeira antes, e estava decidida a fazer isso dessa vez. A ideia era não só terminar a lista, mas terminar com honra, tirando fotos trabalhadas e que me deixassem feliz com o resultado. Algumas imagens me deixaram tão feliz que resolvi fazer um post para compartilhar o resultado, além de falar um pouco sobre os bastidores de alguma delas, já que o Instagram não tem um espaço muito apropriado para isso (tira toda a mágica da coisa falar sobre o processo de execução de uma foto na legenda da mesma).

Fiz um "compilado" com as imagens do Desafio (são 31!), mas você pode vê-las individualmente no Instagram, juntamente com a legenda besta que escrevi pra cada uma delas (sou péssima com legendas, gente, queria ter criatividade pra escrevê-las).

As fotos do Desafio Primeira de Janeiro:

Desafio Primeira - Janeiro de 2017
Do dia 1 ao dia 6
  • Dia 1 - Começando: Sabe quando as coisas já começam dando errado? Eu quase desisti no primeiro dia do desafio! Tinha decidido que só postaria a lista depois de tirar a primeira foto, mas não sabia que foto tirar! Minha ideia inicial era tirar foto da primeira página do meu diário, mas quem disse que eu tinha diário? Comprei pela internet quase duas semanas antes, e ele não tinha chegado. Também não tinha calendário de 2017 em casa (eu queria tirar a foto do mês de janeiro), até que vi que a parte de trás de um calendário de 2016 era um calendário de 2017! Montei uma composição rapidinho e tirei! A foto ficou meio escura, mas eu achei até bonitinha. Começar com um calendário pra mim foi meio simbólico, mas depois eu vi que o pessoal foi bem flexível no assunto da foto hahah' 
  • Dia 2 - Verão: A primeira coisa que me vem a cabeça quando penso em verão é praia, piscina, suco e coisas coloridas. Também me vem a cabeça amarelo, azul e vermelho bem fortes. Mas nesse dia eu tinha ido à Juiz de Fora e tava chovendo demais na estrada, mas ainda assim fazia muito calor. Tirei foto do vidro do carro com o celular, torcendo pra ele focar nas gotinhas, já que não existe modo manual na câmera dos celulares motorola. Mesmo a foto não tendo nada a ver com o que pensei inicialmente, gostei do resultado. Chuva também tem a ver com verão, afinal. 
  • Dia 3 - Férias: Consegui ler os dois livros da foto (inclusive postei resenha de A caçada, já leu?), mas Netflix mesmo foi um ou dois episódios. Decidi que séries são pra quando estou mentalmente exausta e sem vontade de fazer nada, o que quase sempre acontece durante o período letivo. Estudar sim, mas só mais um episódio, por favor.
  • Dia 4 - Sozinho: Sabe aquela foto que você fica se sentindo? Minha ideia inicial era tirar foto na varanda da casa (o lado de fora dessa porta atrás de mim), mas o cenário lá atras tava bem feio, então deixei a porta fechada mesmo. Eu adoro a sala da minha casa e tenho várias fotos dela, quando vi o tema, sabia que tinha que tirar uma foto ali. Tenho uma outra foto da minha silhueta no mesmo lugar, mas que foi tirada muito tempo antes, que me serviu de inspiração. 
  • Dia 5 - Começa com T: Os temas que mais gosto são esses tipo "começa com...", porque me fazem olhar para todos os objetos pensando na cor deles, e que tipo de foto eu conseguiria com cada um. Eu vi a torre e fiquei morrendo de vontade de tirar uma daquelas fotos lindas tipo Tumblr, mostrando o quarto. Improvisei um criado-mudo (aquilo é um banco) e tirei a foto. 
Desafio Primeira - Janeiro de 2017
Do dia 7 ao 12
  • Dia 7 - Flores: O Miguel (meu sobrinho) me trouxe essas flores num dia que ele foi passear com minha mãe. Botei nesse mini-jarrinho e tirei a foto, mas elas murcharam no mesmo dia. Ficou registrado na foto e na memória.
  • Dia 9 - Sorvete: Se eu falar que tinha sorvete até um dia antes do tema vocês acreditam? Eu só vi o tema no dia, ia pular ele, até que meu pai chegou com um pacotão de geladinho (ele pensou que era tipo gelatina, risos). Não tem cão, caça com gato.
  • Dia 11 - Doces: Adicionei as carinhas nos confetinhos porque a) tinha essas carinhas no computador e estava doida pra usar e b) tudo fica mais fofíneo com carinhas. A minha favorita é aquela roxa mal humorada.
  • Dia 12 - Novo: Enquanto todo mundo tá postando foto chique de salto, eu tô postando com minhas havaianas. Comprei esse chinelinho pra sair de casa, porque ele tem o conforto de um chinelo, mas com um ar de "isso pode ser considerado uma sandália". Eu não abro mão de coisas confortáveis de jeito nenhum!
Desafio Primeira - Janeiro de 2017
Do dia 13 ao 18
  • Dia 14 - Cheio: Minha estante tem cinco prateleiras, quatro com livros e uma com material da faculdade (cadernos, apostilas, xerox...). Só uma prateleira tem espaço, e bem pouco. Separei alguns livros pra doação, mas ainda assim...
  • Dia 15 - Ritual da manhã: Eu acordo todo dia e a primeira coisa que faço é ir no banheiro, lavar o rosto e trocar meus óculos pelas lentes de contato. Não consigo mais ficar sem elas e parece que só acordo depois dessa rotina. Nesse dia eu desejei ter uma daquelas caixinhas fofas que a gente vê no We♥It.
  • Dia 17 - Rosa: Jurava que isso era um porquinho, até que a Polyana me disse que era uma vaquinha! O Instagram não me notificou do comentário dela e eu só vi porque cliquei na foto, mas juro que tive uma crise de riso! Sorte que eu estava em casa e não na rua (hahahaha)
  • Dia 18 - Três: A gente fez questão de passar nosso gosto por video games para o Miguel, e ele é super fã do Mario! Cada um desses que aparece na foto ele ganhou de uma pessoa diferente, e todo mundo aqui em casa faz questão de alimentar esse gosto dele (a gente também gosta!). Foi um pouco difícil colocar os três na mesma foto, minha ideia era fazer uma escadinha, e eu até consegui, mas gostei mais da foto onde eles aparecem lado a lado. Meu único arrependimento foi não ter fingido que o Mario estava tirando uma selfie, teria ficado bem mais interessante.

Desafio Primeira - Janeiro de 2017
Do dia 19 ao 24
  • Eu tava de bom humor quando tirei essas fotos, e gosto de quase todas, menos a 22. A 22 (tema: em movimento) é um peixinho que o Miguel ganhou e que faz uma barulheira infernal. A ideia me parecia boa, e até gostei da foto na câmera, mas depois vi que ficou meio sem graça para o tema. Teria ficado melhor com o tema "luz", mas luz eu já tinha tirado uma foto bem mais legal.
  • Dia 21 - Luz: eu gostei demais dessa, mas queria ter tirado outra, tentado outras posições. O problema é que a luzinha tava esquentando muito rápido e eu tinha que tomar cuidado pra não encostar nela, mesmo desligando enquanto preparava a foto. Fiquei com medo de queimar alguma coisa e só tirei essa, sem contar a que testava se a foto ia dar certo.

Desafio Primeira - Janeiro de 2017
Do dia 25 ao 31
  • Dia 25 - Vermelho: Só tenho duas cores de batom, um rosa que comprei por conta própria, e esse vermelho que minha mãe me deu, porque comprou e não gostou da cor. Já usei o rosa pra fotos, mas o vermelho foi a primeira vez. A foto não pegou direito a cor dele, ele tem um tom parecido com vinho, e ficou muito mais forte na minha boca! Enfim entendi porque sempre que vejo dicas de fotografia as pessoas falam pra passar batom, nossa boca fica muito desbotada mesmo! (a minha só tá vermelha porque eu forcei um pouco na edição, na foto original estava rosa). 
  • Dia 26 - Comida: Eu ainda não acredito que postei essa foto do biscoito de polvilho! (hahaha') Eu tava cansada, sem paciência e não tinha nenhuma comida legal pra fotografar. Também não tinha nenhuma foto pronta, porque detesto fotografar comida. Aí abri um pacote de biscoito de polvilho, tirei a foto, editei rapidinho e postei, sem nem voltar pra ver. Se pensasse demais era certo que eu ia apagar. 
  • Dia 28 - Eu estou: Eu não postei a ilustração oficialmente como parte do desafio, mas a ideia era essa. Foi feita por um amigo muito querido meu, e eu fiquei super empolgada. No Instagram dá pra ver melhor, reparem como a luz e as sombras do Jake interagem com cenário, muito massa! 
  • Dia 29 - Quebrado: A 29 é o Luigi, também do Miguel. Ele ganhou de presente junto com o Mario, mas deu um jeito de quebrar a cabeça do coitado. Eu vivo colando pra ele, mas sempre quebra de novo. 
  • Dia 30 - Estrada: Esse amorzinho de carta chegou no mesmo dia do tema, e eu dei um jeito de encaixar ele no desafio (nem ia postar nesse dia). Quem me enviou foi a Luana, do blog Memorialices, e eu achei muito fofa essa mensagem pro carteiro! O envelope estava cheio de selos, quase não cabia em lugar nenhum, mas o pessoal do correio tomou cuidado de não colar um selo em cima da mensagem. Uma pena que eu não estava aqui quando o carteiro chamou, tenho certeza que ele teria feito um comentário.

Essas foram as fotos do Desafio Primeira de janeiro. Recebi um retorno muito positivo sobre elas e estou me apaixonando cada vez mais por fotografar! Não vou participar agora em fevereiro porque vou precisar de bastante tempo livre para me re-adaptar a volta as aulas, mas vou continuar atualizando meu Instagram e tentando fotografar com frequência. Eu também não vou deixar de participar do Desafio Primeira e espero conseguir completar mais uma lista quando estiver com tempo. Alguém mais participa desse desafio? Me conta nos comentários o que você acha dele!

Você também pode gostar

9 comentários

  1. Marina, mandou muito bem no desafio. Eu também nunca consegui terminar uma lista dessas.

    Comentei em algumas dessas fotos no seu insta, gostei de todas, em destaque as fotos 2 (meu clima preferido), 4 (ficou muito show, pode se achar), 11 (adorei as carinhas), 18(minha infância e adolescência), 20 (adoro cachos), 25 (adoro o contraste do vermelho com a pele branca).

    Eu gostaria de fotografar mais, coisas do dia a dia, mas não levo muito jeito para isso. Quase fui reprovado no curso de fotografia... mas deixa isso baixo. Talvez esse desafio ajudasse.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi seus comentários por lá, obrigada!

      Mateus, o que importa é você registrar aquilo que quer/gosta, tenho certeza que o pessoal do seu curso não entendeu sua forma de se expressar hahah' Tenta agora o de fevereiro, ainda dá tempo!

      Excluir
  2. Genteee que delicia de post!
    Percebi que gosto de tirar fotos, mas sinceramente tenho vergonha da qualidade da minha câmera ¬¬
    Acredito que essas coisas por mais simples que seja, precisam ser registradas. <3

    Vc tem um olhar muito sensivel!
    Não tenho insta :(
    Mas ti sigo por aqui agora ahah

    Besos
    http://minhaformadeexpressao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha câmera também não é boa não, é uma daquelas comuns que todo mundo (tipo todo mundo mesmo) tem. Tive que reclamar muito com meu pai pra ele me dar, e só agora que estou conseguindo fazer um bom uso dela (dá pra melhorar muita coisa mexendo na iluminação e preparando o ambiente). Tem algumas fotos que eu tirei com o celular também, e a qualidade não é muito boa. O importante é se divertir e fotografar!

      Excluir
  3. Você tem um olhar muito bom pra fotografia <3 estou encantada!

    ResponderExcluir
  4. Menina, que fotos sensacionais! Eu acho que não tenho disciplina para participar de um desafio e postar todos os dias. Eu costumava postar todos os dias no meu ig, mas até isso eu dei uma diminuída.
    Eu ando treinando muito composição, porque confesso que não sou muito boa nisso. rs

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha foi a primeira vez que consegui! É muito difícil, tem dia que você simplesmente não tem vontade de fotografar, mas tem que lutar contra! É um jeito também de tentar não desanimar rsrs

      Também quero treinar composição, tenho muita dificuldade em pensar nisso na hora de fotografar

      Bjs!

      Excluir
  5. Esse projeto da Luh é maravilhoso né?
    Eu só não consigo participar diariamente, mas vire e mexe estou na hashtag vendo as fotos por lá <3

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade