A biografia de Leonardo da Vinci por Kenneth Clark

segunda-feira, fevereiro 06, 2017

Biografia Ilustrada de Leonardo da Vinci

Quando coloquei como meta "ler uma biografia" no projeto 101 coisas em 1001 dias, não tinha ideia de qual biografia iria ler. Eu não sou uma pessoa de ter "ídolos" ou grande admiração por alguém, e não conseguia pensar em nenhuma figura que eu quisesse saber mais sobre a vida dela. Obviamente, fazer fofoca nunca me chamou atenção. Pensei que a meta seria daquelas que eu me forçaria a completar, e quando meu pai me deu uma biografia de uma apresentadora americana, pensei "bom, vou acabar lendo esse". Mas eu não conseguia começar. Não queria saber sobre a vida daquela mulher que eu nem conhecia, e acabei separando o livro para troca.

Notei, com o tempo, que tinha uma pessoa que eu morria de curiosidade para saber sobre. Procurava informações sobre as obras, as coisas que fazia, pesquisas, frases que tinha falado... A vontade de ler a biografia de Da Vinci veio naturalmente, nem mesmo pensei no projeto. Fiquei um pouco perdida no início, sem saber como encontrar uma boa biografia, mas enfim decidi que qualquer biografia daria um bom ponto de partida. Joguei "biografia de Leonardo da Vinci" no estante virtual, e comprei a de Kenneth Clark por ser ilustrada. Estou adorando o estante virtual por conseguir encontrar livros em bom estado por um preço ótimo. A biografia custou 15 reais e recebi em menos de uma semana (comprei antes do natal), enquanto na Saraiva não só estava indisponível, como por um preço bem salgado, 64 reais.

Biografia Ilustrada de Leonardo da Vinci

A biografia é realmente ótima, mas trata-se apenas da parte "artística" de Leonardo, o "Leonardo pintor". Suas invenções, estudos científicos e projetos ficam em segundo plano, sendo abordados apenas quando necessário para entender suas pinturas. Confesso que esperava uma biografia que abordasse tudo isso, mas durante a leitura notei que seria muito complicado, para não dizer impossível, uma pessoa abordar todos os assuntos que Leonardo estudava, e ainda fazer isso de forma crítica. Ela precisaria ser outro Leonardo, para dizer o mínimo. Mesmo assim, os dados sobre a parte artística não deixou a desejar, esclarecendo muita coisa que deixava dúvidas, e me mostrando várias outras que eu não sabia.

Para começar, existem muitas controvérsias a respeito de algumas obras, que existem dúvidas se são ou não dele. Existem poucos documentos sobre a autoria de alguma delas, e algumas só podem ser consideradas do Leonardo por causa do estilo e da técnica. Outra coisa que eu não sabia é que muitas pinturas dele foram restauradas por outras pessoas ao longo do tempo, e isso ofuscou um pouco do estilo e da técnica dele. A última ceia, por exemplo, foi pintada numa parede, e por isso, sofreu uma deterioração ao longo do tempo e precisou ser restaurada, se distanciando um pouco da ideia original (ainda assim é uma pintura linda de se ver, mesmo em fotos!). Muitas obras foram perdidas, algumas já acabadas (Leonardo nem sempre finalizava suas pinturas) o que deixa a gente curioso pra saber o que perdemos.

Biografia Ilustrada de Leonardo da Vinci

Biografia Ilustrada de Leonardo da Vinci

A personalidade de Leonardo, que era o que mais me intrigava, continua um completo mistério. E parece que vai continuar assim, pois, segundo Kenneth, ele não deixou nada escrito sobre si mesmo, nenhuma opinião sobre algo, algum sentimento, interesse romântico em alguém (nem mulheres, nem homens), alguma emoção... tudo o que temos é o relato de outras pessoas que conviveram com ele, e as pistas deixadas em suas obras e relatos, como seu interesse pelo movimento da água, voo dos pássaros e ser um grande defensor dos direitos dos animais. Muito do que se fala hoje são apenas suposições e interpretações. Não só amava deixar um mistério em suas obras (o sorriso da Mona Lisa, o dedo apontado para o alto dos anjos), como também se tornou um.

Biografia Ilustrada de Leonardo da Vinci
Todo mundo conhece essa pintura, né?
Enfim, eu poderia ficar o dia todo falando sobre esse gênio (admito ser um pouco obcecada), mas o post precisa terminar. Foi uma experiência nova ler um livro sobre alguém, e eu pretendo sim ler outros, não só do Leonardo da Vinci (ainda quero saber das invenções, dos estudos sobre anatomia...) mas sobre outras pessoas, se/quando me interessar por outro alguém. Você já leu alguma biografia? De quais pessoas gostaria de ler uma?

Você também pode gostar

4 comentários

  1. Acho que nunca pensei em ler biografia de ninguém. Na verdade, nunca me senti curiosa ao ponto de procurar a biografia de alguém. Mas talvez, se fosse ler, eu leria de mulheres que fizeram a diferença no mundo. Gostei muito do post, me fez ter uma visão diferente sobre biografias! E achei genial vc ter achado essa, que me parece ser bem diferente e cheia de fotos! Vou dar uma olhadinha na Estante Virtual para ver se acho alguma biografia que me interesse, hahaha! Beijos!

    http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carla, comigo era a mesma coisa, só salvou o Da Vinci mesmo haha' Nunca tinha pensado em ler biografia de grandes mulheres, já li livros superficiais sobre algumas, mas nunca uma biografia completa. Vou deixar na lista!

      Sobre essa biografia, ia ser uma leitura complicada sem as fotos viu? Tive que procurar os quadros na internet várias vezes, por causa das cores e tal. Alguns a ilustração preto e branco serviu para observar os detalhes que o autor falava ^_^

      Excluir
  2. Eu gosto muito de comprar a coleção Grandes Mestres da Pintura, acho que tem do Leonardo também, mas ainda não encontrei nas lojas.
    A vida dele é realmente envolta em mistérios, né, e ele contribuiu tanto além da pintura! *-*

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marina!
    Parei aqui pra pensar e acho que nunca li nenhuma biografia. Tenho vontade de ler a do Schultz (criador dos Peanuts) e da Carrie Fischer (a eterna Princesa Leia).
    Por enquanto só tive uma experiência com a Estante Virtual e gostei muito, vale realmente a pena!
    Tenho curiosidade quanto a Leonardo da Vinci desde um episódio de Castelo Rá-Tim-Bum que mostra o pintor. Interessante como esse programa me marcou!
    Tive a oportunidade de ver algumas pinturas dele "ao vivo", inclusive Monalisa, e são realmente impressionantes.
    Um beijo!

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade