[Séries] Lúcifer - 1ª Temporada
quarta-feira, julho 27, 2016
Eu sei que o nome dessa série assusta a princípio. "Peraí, esse Lúcifer é o Lúcifer que estou pensando?" Sim, e não. Sim, esse Lúcifer é baseado no anjo caído, e não, a série não é satanista ou glorifica o diabo. Lúcifer é uma série de ficção (somente isso), criado para entretenimento, e não tem intenção nenhuma de ser fiel (ou ofender) nenhuma religião. [Eu não acredito que preciso escrever isso em um post].
Baseado nos quadrinhos da Vertigo com o mesmo nome, Lúcifer conta a história de Lúcifer (o capiroto, satanás, diabo, etc.), que, entediado demais por passar a eternidade punindo pessoas, resolve abandonar o inferno e abrir uma boate em Los Angeles, onde vive uma nova vida como Lúcifer Morningstar. Cinco anos depois de abandonar o inferno, Lúcifer conhece Chloe Decker, detetive do Departamento de Polícia de Los Angeles, e passa a dedicar seu tempo na Terra solucionando crimes e procurando os verdadeiros culpados dos mesmos.
Apesar da pegada CSI de Lúcifer, a série me surpreendeu positivamente. Treze episódios foram muito pouco para mim, por sorte a série foi renovada e teremos mais temporadas. Antes de começar a ver a série, pensei que Lúcifer trabalharia como advogado, e que sua identidade seria um segredo. Me enganei completamente. Lúcifer realmente se chama de Lúcifer, e diz para todo mundo que ele é o Diabo, embora ninguém acredite nele. Ele não é advogado, mas "trabalha" como detetive. Uso aspas porque Lúcifer é como Sherlock: egocêntrico e só trabalha nos casos que tem interesse. Na verdade, parece usar os casos em que está envolvido para compreender situações que está passando em sua vida. Esse é um fato interessante na série, que rende boas risadas mas também te deixa um pouco irritado, para Lúcifer, tudo tem a ver com ele. Os roteiristas deixaram bem evidente o quesito "vaidade" do personagem. Lúcifer é extremamente egocêntrico, e não é a toa, o nome dele é usado até mesmo em expressões do nosso vocabulário (É muito engraçado vê-lo falando coisas como "falando em mim" no lugar de "falando no diabo").
Amo as referências, amo o sotaque <3 |
O humor é um ponto muito forte em Lúcifer. Não só pelas piadas/referências que Lúcifer faz, mas o próprio modo como as cenas são conduzidas. O humor tira um pouco do peso que vem com o fato de você estar assistindo uma série sobre o Diabo, e gostando demais dele. Sério, eu precisei de uns cinco episódios pra me acostumar com a ideia. Outro ponto interessante são as discussões sobre bem/mal e livre-arbítrio. Lúcifer, nessa série, não é mal, ou ao menos nos deixa com uma dúvida enorme sobre poder considerá-lo mal ou não. Seu trabalho é punir culpados, não induzir as pessoas a fazerem coisas erradas. Na verdade, o tempo todo está alfinetando o espectador sobre jogar a culpa dos erros da humanidade nele. Isso faz você pensar em muita coisa e principalmente te instiga a tentar entender o lado do Lúcifer, o que se passa com ele, a versão dele da história. O contraste entre ele e o Anjo deixa tudo mais interessante (assistam pra saber do que estou falando, nada de spoilers!).
A série tem outros personagens, todos interessantes, influenciando uns aos outros de forma mútua, mas Lúcifer é a grande estrela do show, e ele tem todo o destaque por isso. Fica como ponto fraco justamente esse aspecto: Lúcifer ofusca todos os outros personagens. Senti que alguns personagens poderiam ter sido mais explorados na série, como a Maze, assistente de Lúcifer que subiu com ele para a Terra, e Amenadiel, o anjo que ficou responsável por levar Lúcifer de volta ao inferno. Embora Lúcifer tenha muito potencial para ser explorado (estamos falando do Diabo!), a série foca muito nas investigações e nos crimes, tornando tudo mais do mesmo. Séries de investigações temos aos montes, mas uma série sobre o Diabo ter abandonado o Inferno, somente uma. Nos resta esperar que na segunda temporada explorem mais o lado mitológico, e deixem o "CSI" um pouco de lado. Enquanto espero os próximos episódios, vou me aventurar em outras séries, e quem não sabe não consigo finalmente ler Sandman, HQ que está na minha lista de leitura há tanto tempo?
13 comentários
Gostei do seu texto, vou experimentar a série por causa dele.
ResponderExcluirJá é a segunda pessoa que ouço falando bem sobre essa série.
Abraços!
Essa série é muito boa, assiste que você vai gostar ;)
ExcluirEu não sou muito de assistir série, pois as que tentei assistir sempre acabei me decepcionando. Entretanto, de acordo com o seu comentário, a série parece ser muito boa. Ainda não tinha ouvido falar sobre essa série, mas fiquei interessado de conhecê-la. Seu texto ficou muito interessante. Vou dar um voto de confiança para mais essa série. Obrigado pela dica.
ResponderExcluirEu gosto até, mas não é sempre que assisto não, me toma muito tempo. Mas essa eu gostei muito, assiste e me fala o que achou dela ^-^
ExcluirEu estou com muita vontade de assistir essa série e não é de hoje.
ResponderExcluirPor onde vc assiste? hahahahaha
Achei o ator gatinho demais <3
Eu baixo os episódios e assisto normalmente, não conheço nenhum lugar que passa ^^
ExcluirEu to louca para assistir esse seriado, mas eu tenho que colocar os outros que eu comecei em prioridade pois estão todos atrasados!
ResponderExcluirwww.descrevendonuvens.com
ahhaahah acontece Jéssica, acontece
ExcluirOi Marina, essa série realmente parece ser muito boa! E trás algo bem inovador, o nome assusta, mas ao mesmo tempo chama atenção! Coloquei ela na minha lista! :)
ResponderExcluirbeijos,
Jéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com.br
Assusta um pouco por causa do nome, mas não tem nada pesado não, pode assistir sem medo
ExcluirUaaaaaaau quem diria, eu sair da sua pagina de citações no tumblr. No começo não dava nada ao seu blog ( achei que era mais un entre muitos outro ), mais nao. Muito construtivo e interessante. Parabéns
ResponderExcluirUaaaaaaau quem diria, eu sair da sua pagina de citações no tumblr. No começo não dava nada ao seu blog ( achei que era mais un entre muitos outro ), mais nao. Muito construtivo e interessante. Parabéns. ( Felipe O exigente )
ResponderExcluirOi Felipe! Fico muito feliz em saber que gostou. Tento colocar um pouquinho de mim em tudo que escrevo :D
ExcluirLeio tudo com carinho e respondo sempre que posso.
Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;
No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥