[Resenha] Jane Eyre - Chalotte Bronte

segunda-feira, novembro 19, 2012

Título: Jane Eyre
Autora: Chalotte Bronte
ISBN: 8577992012
Editora: Edições BestBolso
Páginas: 528
Sinopse: Jane Eyre narra, além de uma comovente história de amor, a saga de uma jovem em busca de uma vida mais rica do que a sociedade inglesa do século XIX tradicionalmente permitia às mulheres. Publicado originalmente em 1847, o primeiro romance de Charlotte Brontë inspirou adaptações para o cinema e a televisão. Esta edição de bolso inclui prefácio de Heloisa Seixas.









Uma palavra para descrever esse livro: brilhante. Peguei Jane Eyre para ler em um momento que estava morrendo de tédio, não sabia nada sobre a história e torci o nariz quando li a sinopse. Pensei que seria uma leitura cansativa, que a gente vai se arrastando até terminar de ler. Quando dei por mim, já tinha lido mais de duzentas páginas, e só parei porque estava tarde (nada de virar a noite lendo! rs).

Jane Eyre, a personagem protagonista que dá nome ao livro, é uma órfã que foi criada pela tia. Essa tia, chamada Reed, a maltratava muito, pois só cuidava dela por esse o último desejo de seu marido. Cansada de ter que aturar a menina, a Srª Reed manda Jane para um colégio e lá ela fica por oito anos, chegando até a se tornar professora do lugar. Depois desses oito anos, Jane resolve que é hora de sair do colégio e trabalhar fora. Ela vira a perceptora de uma menina chamada Adéle, que é criada pelo Edward Rochester, um perfeito exemplo de arrogância. Depois de um tempo, ela acaba se apaixonando pelo Srº Rochester, e o resto você só vai saber se ler, ou não.

O que dizer do livro? Jane Eyre é lindo! Comprei o livro só porque ele era muito mencionado no livro O jogo do Anjo, e quem me conhece sabe que eu amo O jogo do Anjo. Quando o livro chegou na minha casa, pensei que ia ser um clássico chato e de linguagem complicada, mas não é assim, a linguagem é fácil de entender. O livro superou todas as minhas expectativas. A maneira como a história é contada, como os fatos se desenrolam, achei brilhante. Fiquei sem palavras quando terminei de ler.

Ele continuava a me mandar chamar toda noite, assim que o relógio batia as sete horas. Mas, quando eu aparecia diante dele, não recebia um tratamento carinhoso como "amor" ou "querida". O máximo que era concedido eram expressões como "bonequinha desaforada", "duende malicioso", "diabrete" ou "bruxinha". 
Pág.320
Gostei bastante da história e dos personagens. O personagem que mais gostei foi o St. John e suas irmãs, que aparecem quase no fim do livro. Parece até que eles existem! A Jane e o Srº Rochester também me encantaram, tão inteligentes, os dois. Outra coisa que gostei muito é que, diferente dos romances que costumo ler, os dois personagens não são bonitos. A própria Jane nos diz isso (ela é a narradora do livro) e as outras pessoas a volta dela, sempre falam que os eles são feios. Gostei disso porque nos romances "comuns" as pessoas estão sempre dizendo: "ele é tão bonito(a), lindo e sei lá o que!". Poxa, e nós feios não podemos ter um romance de livro? rs'

Agora chega de puxar saco do livro porque já falei demais. Jane Eyre é muito bom, como a maioria dos clássicos. É um livro que te prende, cheio de reviravoltas e situações inesperadas. Mal terminei de ler e comecei a ler alguns trechos de novo, para matar a saudade. Foi difícil largar esse livro!


Esse livro faz parte da nova lista do Desafio dos Clássicos de 2012.

Você também pode gostar

39 comentários

  1. Legal a historia do livro mais prefiro ficção
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Mentira que você leu Jane Eyre! Que inveja!!! Tipo, faz tempo que o quero, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo, o máximo que pude é assistir a minissérie ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria ler ele faz um tempão, e ia sempre adiando. Consegui esses dias :P

      Excluir
  3. Que bom que o livro superou suas expectativas! Parece um livro muito bom e achei bem interessante o casa ser feio, também estou meio cansada dos bonitos, asuahshu

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi flor,
    Ainda não conhecia esse livro. Adoro romances, mas esse por se trata de um algo diferente que o casal principal é feio eu com toda certeza fiquei bastante curiosa, e depois dessa resenha que você já disse que te surpreendeu não vou deixa de ler. Vai pra minha lista :D
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sua resenha, acredita que nunca li nada das irmas Brontë? Tenho curiosidade, mas sempre deixava para depois, haha, depois da sua resenha pretendo ler logo, parece ser um livro realmente lido, e ainda melhor de não ter aquela linguagem difícil!

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também nunca tinha lido, nem sabia quem era as irmãs Bronte o/

      Excluir
  6. Adorei a resenha Marina.
    É sempre bom ler um clássico de vez em quando.
    A capa do livro é linda e me lembro muito O Morro dos Ventos Uivantes.
    Sendo os personagens feios, esse livro me chamou mais atenção ainda.

    P. S. = vi um erro ortografio q vc comete muito Marina, mas não sei se vcpercebe, o que acaba tornando o texto um pouco menos atrativo. A palavra estoria não é nada legal, mas se continuar a usar faz um travessam nela. Ok? É só uma sugestão. Não fique brava comigo :(
    bjs *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liga não que eu não fico com raiva.
      Eu não uso muito a palavra, pra falar a verdade eu nem usava, depois que me disseram que história (com h) era pra fatos reais e sei lá o que, e que estoria era para livros e tal. Vou ter que perguntar minha professora de português kkkkk

      Excluir
  7. Aain eu quero ler esse livro hein.. Que honra >.<

    ResponderExcluir
  8. Olá :)
    Que bom que gostou do livro. Tenho vontade de ler, parece ser bem interessante. Boa resenha. Pois é, nada de virar a noite lendo, mas bem que eu queria as vezes UAHSUAHSA Mas nunca consigo, sou fraca, preciso dormir Q

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bom fazer isso não, a gente fica cansada no outro dia xD

      Excluir
  9. nossa nunca tinha ouvido falar do livro, sou uma desenformada mesmo hehe! mas gostei da resenha e ate despertou meu interesse por não ser um romance comum!

    bjãooo

    sonhos-perdiidos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada pelo carinho, Marina!!! Fiquei feliz com seu comentário \o/
    Muita saúde e sucesso para você!!!

    Mil Sweetkisses ♥

    P.S.: Nem me fale de livro que me deixa na vontade de ter... Hehehe...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita saúde e sucesso para você também!

      Também não posso nem ouvir falar em livros...

      Excluir
  11. Nossa parece um ótimo livro ainda mais por Zaffon ter mencionado em uma de suas obras.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi por isso que li, de tanto que o livro foi mencionado no livro do Zafón *-*

      Excluir
  12. Que legal parece ser esse livro. Confesso que nunca tinha ouvido falar. Bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele teve várias adaptações pro cinema, mesmo assim não é muito conhecido ^^

      Excluir
  13. Puxa, amei o nome do livro e a capa, já compraria na hora.
    Você falou de um jeito tã bom do livro que me tentou a procurá-lo para ler, parece uma história realmente impressionante.
    Massss... ainda nem acabei de ler um livro chamado "A Menina Que Não Sabia Ler" por falta de tempo mesmo, pois a história é muito boa e mistura uma temática antiga, meio gótica, com humor e suspense, tudo que eu amo.
    Então achar um novo amor será muito complicado.

    Me empresta o livro??? kkkkkkkkkkkkk
    bye bye

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando terminar de ler seu livro você procura por esse. Muito ruim ler dois ao mesmo tempo ;)

      Eu até empresto sim, só que não kkkkk Não gosto de emprestar meus livros, eles nunca voltam. :(

      Excluir
  14. Muito boa a resenha, Marina! *-*
    Agora tirei o "pré" conceito que tinha do livro e sem dúvida irei lê-lo em breve! Valeu pela resenha, talvez eu nunca lesse hahaha ^.^
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também tenho muito preconceito com alguns livros, principalmente clássicos. Mas esse é bem legal ;)

      Ainda bem que a resenha serviu hahahah

      Excluir
    2. E como! Agora o livro já entrou pra lista de desejados *_*

      Excluir
  15. Nossa! Linda resenha.
    Não conhecia esse livro e me apaixonei pela história já está na lista de desejados ^^ Culpa sua kkkk'
    Ainda mais ser citado nos livros de Záfon vey!! NECESSITO!
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ouvi falar de Jane Eyre no livro do Zafon eu pensei: "tenho que ler esse livro!". Zafón é o cara *-*

      Excluir
    2. Eu morro de vontade de ler este livro *-* Ele parece ser mesmo muito bom, não tenho o livro, mas estou pensando seriamente em pegar ele emprestado mesmo de tanta curiosidade haha. Adorei a resenha.
      Beijos.

      http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

      Excluir
    3. Como é um clássico, você encontra ele em qualquer biblioteca (encontrei um exemplar na biblioteca da escola um dia depois de comprar o meu -.-)

      Excluir
  16. Amei a resenha, gosto muito de clássicos e essa estoria parece boa coitada da personagem principal tem um monte de problemas hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  17. Olá Marina! Não sabia nada desse livro também, estou sabendo agora! rs
    parece ser lindo mesmo, amei sua resenha! Vou imediatamente coloca-lo na minha lista de desejados! :))

    beijos!

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  18. Olá!!

    não conhecia o livro! Fiquei super curiosa para ler, ainda mais com essa capa encantadora...

    Achei interessante esse realismo dos personagens. :)

    Beijos,

    Samantha Monteiro
    Word In My Bag
    http://wordinmybag.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade