Já se foi o BEDA!
(e algumas considerações!)

quinta-feira, setembro 07, 2017


Pra quem não está familiarizado com esse universo de blogs — "blogosfera" — BEDA é um projeto coletivo que acontece no mês de Agosto (com uma prévia em Abril) onde vários blogueiros se dedicam a fazer um post por dia, durante o mês todo. Não sei quando começou ou quem teve a ideia inicial, cheguei e já estava assim, mas resolvi participar esse ano, pela primeira vez, porque todo ano via a movimentação que isso gerava e ficava com vontade.

Já adianto que não terminei o desafio. Meu último post foi no dia 25, mas cheguei a escrever um ou dois posts a mais, que acabaram ficando em rascunho por falta de tempo para revisão. Não queria publicar sem formatar. De qualquer forma eu sabia que não chegaria ao dia 31, porque tinha um congresso para ir, que começava no dia 28. Fiquei devendo três posts que gostaria de ter feito sobre o projeto: uma retrospectiva, posts de outros blogs que participaram do BEDA e esse, sobre a experiência com o projeto. Sobre a experiência: foi maravilhosa.


Pra começar, eu não tinha planejado nada, e os rascunhos que eu tinha, não aproveitei. Ou seja, o que eu publiquei em agosto eu realmente escrevi em agosto. O que foi interessante porque eu fui obrigada a usar minha própria vida de pauta, e foram esses posts que tiveram um retorno mais significativo. Acabei inaugurando a tag "Crônicas" e descobri que gosto mais de narrar coisas que me aconteceram do que falar sobre coisas que vi/li. Descobri também que consigo manter um cronograma de posts, se eu tiver vontade, e se for necessário. Os dias que não publiquei, realmente não publiquei por me permitir não publicar. Comecei o projeto tendo em mente que me divertiria escrevendo para ele, e mantive isso até o final. Se tivesse se tornado um fardo, eu teria parado antes.

Apesar de ter amado a experiência, fui percebendo durante o mês de agosto que a cada dia ficava mais difícil acompanhar os blogs que eu estava acompanhando, desde o início. Também percebi que se tornou difícil para quem me acompanha aparecer por aqui. Ainda não consegui voltar em vários blogs e tenho um monte de comentários para responder. Para quem divulga em redes sociais (o que eu não faço), imagino que se torne tão cansativo postar e divulgar que fica impossível ver o que os outros estão postando. É muito post pra pouco tempo, e todo mundo sabe que de falta de tempo, estamos cheios.

Em resumo, foi uma experiência maravilhosa, que me fez perceber, entre outras coisas, que ainda dá pra fugir um pouco do "tenho um blog profissa e quero viver dele" e continuar no "escrevo esse blog-diarinho quanto tenho tempo", que me trouxe um pouco de conforto em relação ao que eu escrevo (vamos combinar que todo mundo ama um blog-diarinho, né?). Ainda assim, postar todos os dias, mesmo que sobre coisas cotidianas, é uma ideia pra ficar no mês de Agosto. No resto do ano prefiro a programação normal de todos os blogueiros que não vivem disso: postar quando dá vontade, divulgar quando tiver um tempinho e visitar os colegas quando eles resolverem aparecer. Ao menos assim dá pra acompanhar todo mundo.


Você também pode gostar

6 comentários

  1. Menina, eu infelizmente não consegui ter o mesmo tipo de sentimento que você. Pra mim o BEDA não valeu a pena, tipo, aconteceu quase a mesma coisa que você, mas postei todos os 31 dias. E foi exaustivo e fiquei frustrada por ter atrasado as resposta com os comentários (to respondendo o seu agora lá do primeiro post do beda, olha que absurdo!).
    A galera sumiu, virou muito obrigação, aah, eu fiz um post super desabafo no dia 31. :c
    Acho que nunca mais farei, mas fiz até o final pra poder dizer "eu fiz". E bom, agora pelo menos eu sei que a capacidade de escrever pro blog com frequência eu tenho. rs
    Tava com saudades daqui, adoro seu blog.

    Beijos!
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive esses problemas, mas fiquei feliz de ter levado o projeto numa boa, sem deixar virar obrigação, como você disse. O que me deixou mais chateada com o BEDA foi a falta de tempo geral, que fez todo mundo ficar postando pras paredes. Eu mesma não li quase post nenhum, estou visitando os blogs agora pra dar uma lida e ver o que perdi rs.

      Vou ler seu desabafo, bom te ver por aqui!

      Excluir
  2. O Beda foi uma experiência incrível para mim. É legal ver outras pessoas trabalhando e dando seu melhor para simplesmente satisfazer um público. Amo ver como as pessoas lidam com ele e como tudo funciona, é estressante, mas tudo se torna suspiros e flores quando os leitores reconhecem seu esforço. Estive aqui te acompanhando por vários dias dando aquela observada nos posts, acho que mesmo não completando conseguiu lidar super bem! Um beijoo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thay!

      Bom saber que você acompanhou o blog em Agosto, fico feliz <3

      Foi uma experiência interessante, mas como eu disse, só pro mês de agosto. O resto do ano não dá rsrs

      Excluir
  3. Eu parei exatamente na metade do BEDA huahua acho que é o destino nunca terminar esse desafio.

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade