Como estou me organizando em 2020 - meu planner pessoal

terça-feira, fevereiro 11, 2020

A imagem mostra uma agenda no centro, aberta na primeira página, em que é possível visualizar a capa do planner, de fundo azul turquesa, com os dizeres em preto "a vida com amor é muito mais leve". Ao lado do planner, compondo a imagem, estão uma caneta rosa, um óculos preto e uma xícara de café

Uma das coisas que sempre gostei de fazer quando o ano começava era comprar agendas, cadernos e pastas para organizar o ano que está chegando. Quando era mais nova, adorava iniciar o ano comprando uma agenda nova, daquelas com uma página para cada dia, e usar de diário. As minhas agendas favoritas eram aquelas próprias para crianças ou adolescentes, toda colorida, com adesivo e páginas decoradas. Amava o cheiro da agenda nova, e a sensação gostosa de escrever em páginas diferentes todos os meses do ano. Com o tempo, o hábito de comprar agendas para fazer de diário foi ampliado com a compra de cadernos para usar como diferentes métodos de organização, que chegavam ao final do ano todo coberto de anotações. Faz dois anos que eu não escrevo diário (embora às vezes pense em retomar o hábito), mas a ideia de utilizar um método de organização nunca me abandonou. Esse ano estou usando um planner, e uso ele para organizar todos os compromissos que tenho, independente de qual "área da vida" for.

A imagem mostra uma agenda aberta, na primeira página do mês de janeiro. A página mostra um gato ao lado de uma flor, com a palavra "janeiro" localizada no topo. Em cima da página esquerda, em branco, está um óculos preto. No topo esquerdo da imagem, é possível ver uma xícara de café posicionada ao lado da agenda

Como escolhi meu método de organização

Demorei um tempo a escolher qual método de organização usar. Queria algo que me permitisse marcar compromissos pontuais (como datas de provas e entregas de trabalho), mas que também me proporcionasse certa flexibilidade, para organizar compromissos que não fossem atrelados a um dia específico e pudessem ser adiados caso necessário. Pensei em todos os métodos de organização que já usei, o que funcionou e não funcionou em cada um, e decidi que era hora de tentar algo diferente, mais completo. Não me considero criativa o suficiente para usar Bullet Journal, embora ache lindo acompanhar o BJ de algumas pessoas, e por isso mesmo logo descartei a ideia de usar um. Eu sempre usei agendas e calendários, mas como mencionei, a agenda me limitava em alguns aspectos, e por isso optei por procurar algo que me desse mais liberdade. Foi então que pensei em usar um planner, que me pareceu flexível o suficiente como o Bullet Journal, ao mesmo tempo em que eu não precisaria me preocupar com todos os detalhes relacionados a criação das páginas, para mim, a parte mais complexa. Pesquisei durante um tempo por planners 2020 e não foi difícil encontrar o planner da Fólios, o que estou usando esse ano..  

O meu planner 2020

O Fólios é um site especializado em criar conteúdo de papelaria digital, e está sempre disponibilizando recursos como calendários, planners, adesivos para quem curte métodos de organização e está procurando coisas novas para isso. Eles não disponibilizam a versão impressa desses materiais, mas dá pra adquirir assim mesmo em alguns parceiros do site. Eu optei por ficar com a versão digital a imprimir tudo em casa mesmo, porque não estou podendo arcar com os custos e porque gosto de fazer as coisas a mão. O que me fez optar pelo planner da Fólios foi a opção de visualização do calendário tanto semanal quanto mensal, e a possibilidade de marcar os principais compromissos da semana, sem atrelar a um dia específico, o que soluciona todos as dificuldades que tive mantendo agendas por todos esses anos. Além disso, é claro, o preço é muito acessível, visto que você paga o quanto quiser pagar, então fica a mando do seu coração o preço do produto. Confesso que paguei o quanto eu pude, mas considerando o quanto o planner é muito gracinha e o quanto tem me ajudado, gostaria de ter desembolsado muito mais.
A imagem mostra o planner aberto em uma posição que permite a visualização da semana toda. Na página esquerda estão os dias: segunda, terça e quarta, e na página direita, quinta, sexta, sábado e domingo. No topo esquerdo da página esquerda está um calendário mensal, ao lado dele, uma pequena lista de tópicos, com anotações de compromissos. Na pagina direita temos um espaço em branco para fazer anotações ou enfeitar as páginas. Os dias são separados em tabelas, com espaços para anotar compromissos e outras informações relevantes
Visualização semanal (e diária) do planner. As estrelas no topo esquerdo são para marcar os compromissos da semana, sem atrelar a um dia específico
Além do calendário mensal e semanal, o planner tem algumas páginas extras que o tornam muito mais rico, como por exemplo, uma página logo no início chamado "Roda da Vida", que serve pra que a gente possa refletir sobre nossa satisfação com alguns aspectos da nossa vida, e trabalhar nisso ao longo do ano. Páginas com lista de desejos e projetos, além de espaços para fazer listas de filmes, séries, livros e viagens. As minhas páginas favoritas são as que ficam no final de cada mês: uma página para controle de finanças, que me ajuda demais (eu usava aplicativos para isso anos atrás, até desistir de controlar meus gastos), uma página de controle de hábitos, em que é possível anotar um hábito que você está tentando desenvolver e marcar os dias em que conseguiu colocar em prática, e uma página extra pra preencher no final do mês, que possibilita uma pequena reflexão do mês que passou (com realizações, pendências, coisas para agradecer, etc). Essas páginas têm me ajudado muito, principalmente a de controle de hábitos, que eu acabo fazendo o que está ali só pra não deixar um dia em branco. Coloquei "ler livros" como um dos hábitos, e desde então tenho lido todos os dias :)

A imagem mostra uma agenda aberta, na página esquerda é possível ver uma página com uma tabela de controle de gastos, com entradas e saídas, além de espaço para anotar todos os gastos mensais. Na página direita, é possível ver outra tabela, de controle de hábito, com várias linhas para preencher com os hábitos, e colunas referentes a cada dia do mês
A página de controle de gastos e hábitos. Coloquei de um mês em branco para não expor meus gastos por aqui (não quero ver ninguém chorar)

O processo de montagem do planner

Como eu mencionei, imprimi o planner em casa e o coloquei em uma agenda inteligente, daquelas tipo fichário, tamanho A5, que comprei no Aliexpress há alguns anos quando recebi um cupom por ficar muito tempo sem comprar no site (não está sendo fácil). Eu cortei aproximadamente cem folhas A4 no meio, imprimi o planner completo frente e verso e furei as folhas com o furador. Deu um bocado de trabalho, mas ficou lindo e valeu muito a pena. Minha impressora resolveu economizar por conta própria na tinta da impressão, então todas as figuras e cores ficaram com tons próximos ao pastel. Apesar disso eu gostei do resultado e achei fofo do mesmo jeito. Fiquei orgulhosa quando terminei, e o fato de ter feito tudo sozinha acaba me servindo como um incentivo pra usar o planner todos os dias: de jeito nenhum que eu teria todo esse trabalho de cortar, furar e imprimir pra deixar tudo guardado.

A imagem mostra a agenda vista de forma frontal, no ângulo que se vê caso esteja deitado no chão. As argolas da agenda se destacam no meio da imagem

A imagem mostra a agenda aberta na capa do mês de agosto, com uma pequena ilustração de uma lhama, ao lado de um cacto. No topo da página está escrito "agosto". Ao lado da agenda é possível ver uma xícara de café

Como uso meu planner no dia a dia

Para usar o planner de forma mais eficiente possível e não me perder na minha própria organização, estabeleci um dia da semana para planejar e organizar a semana seguinte. Quando chega domingo, eu olho tudo o que planejei na semana, e vejo se ficou algo pendente. Se ficou, passo para a semana seguinte, verifico o calendário mensal para ter um panorama geral do que está marcado e começo a organizar a nova semana. Tento manter o hábito de verificar o planner todos os dias e ver os compromissos que deixei marcado, mesmo que eu ache que me lembro de tudo o que preciso fazer, alguma coisa sempre escapa. Essa, inclusive, é a vantagem de se manter um planner: eu costumava me lembrar de algumas coisas meses depois de ter passado o prazo pra fazer aquilo, agora isso não acontece mais. O ideal seria manter o planner aberto em algum lugar (uma mesa de trabalho no quarto, em cima de uma prateleira que se verifique com frequência), mas estamos longe de um mundo ideal, e nem sempre isso é possível. Verifico quando posso, e nem sempre consigo carregar o planner comigo. Por isso mesmo acabo mantendo o celular como uma ferramenta de apoio. Coisas muito importantes marco também no calendário do celular, e uso um grupo do whatsapp que estou sozinha como caixa de entrada, anotando ali tudo o que preciso passar para o planner depois (Zuckerberg deve estar pirando com a quantidade de dados que rouba de mim com esse grupo).

A imagem mostra a agenda fechada, ao lado de uma xícara de café. A agenda é azul turquesa e o material da capa é de couro sintético. No lado direito, um pequeno fecho mantém a agenda fechada através de um imã

Esse é o método que estou usando para me organizar em 2020, e até agora tem funcionado muito bem. Não sou muito organizada, e investir em métodos de organização me ajuda a não deixar as coisas se tornarem caóticas. Se eu deixar para memorizar tudo, me perco completamente. Você também é assim? Já usou ou usa algum método de organização pessoal? Me conta sua experiência nos comentários!

A imagem mostra a agenda fechada, sendo segurada no alto pela mão da autora do blog. Atrás da agenda, como fundo, é possível visualizar o céu azul, cheio de nuvens, e no horizonte várias árvores e vegetação, contrastando com o céu.

Você também pode gostar

8 comentários

  1. Oi, Marina como vai? Muito legal o processo que você utiliza para se organizar. Eu particularmente não utilizo este processo elaborado como o seu, contudo também tento me organizar com minhas leituras mensais. Eu costumo utilizar a planilha do Excel para este fim, pois assim eu fico ciente dos livros que eu li, e daqueles que ainda irei ler. Adorei saber do método utilizado por você. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oii, tá boa?
    Gostei muito da forma como você tem se organizado. Eu tenho que fazer o mesmo mas mesmo com um planner aqui, sempre acabo me enrolando toda. Tenho que manter o foco rs

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Tudo bem?
    Adorei a dica de organização, eu ainda estou me reorganizando está bem difícil mais logo consigo colocar tudo em ordem. Adorei o Planner e lindo.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah
    Canal Blog Mundo da Kah
    Instagram

    ResponderExcluir
  4. Oi Marina,
    Eu tenho um caderno mesmo, ali anoto tudo de tudo, porque tem espaço para ideias, detalhes e organização. E no escritório em que trabalho, uso agenda diária mesmo.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Hey Mari! Tudo bem?
    Eu amo organizar minha vida também, e utilizo planner e vários caderninhos diferentes!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem?
    Eu queria muito adotar esse hábito de escrever em cadernos e me organizar, mas eu simplesmente não consigo e acabo abandonando com pouco tempo de uso. Mas admiro quem tem esse hábito. Amei o seu planner, principalmente a lhama ^^
    Beijos
    Apaixonada por Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é uma questão de prática, de ir tentando descobrir o melhor método pra você, nem que esse método seja fazer tudo de cabeça mesmo. O importante é conseguir se organizar e não ficar sofrendo com isso :D

      Excluir
  7. Tá lindo demais, tenho percebido que coisas bonitinhas e mais cuidadosas tem me ajudado também na organização!

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade