[Resenha] Instituição para Jovens Prodígios: A seleção - L. L. Alves

terça-feira, maio 14, 2013

Título: Instituição para Jovens Prodígios - A seleção
Autora: L. L. Alves
Sinopse: Do subúrbio carioca para uma Instituição de jovens superdotados na Inglaterra, Lara Müller, uma adolescente com todas as frustrações e inseguranças típicas da idade aprenderá que para realizar seu sonho é preciso fazer sacrifícios. Deixando tudo de mais precioso para trás, nossa protagonista precisa encarar uma nova realidade, muitas vezes assustadora... Quando Lara se deixa levar pela curiosidade e é atraída pelos novos ares de Sheffield coisas ligeiramente estranhas começam a acontecer... Por que ela sente como se alguns alunos a conhecessem? Por que parece que já fizera inimigos em tão pouco tempo? E, principalmente, quais os reais interesses dos mantenedores dessa poderosa instituição? Com uma nova melhor amiga ao seu lado, Lara começa a acreditar que está ficando maluca... É normal um pombo se comunicar com uma garota?



Não coloquei todos os dados do livro porque a versão que eu li não é a versão oficial, lançada recentemente pela editora Biblioteca 24horas. Eu ganhei o livro em PDF da Luene e demorei uns 200 anos pra ler (kkkk) porque não consigo me acostumar a ler no computador. Provavelmente vocês vão pensar: "ah, mas você lê blogs...". Eu leio blogs, mas fico trocando toda hora para outra guia do navegador, geralmente Facebook e etc. Sou muito desorganizada!

Vou tentar explicar mais ou menos como é a historia, para quem tem preguiça de ler sinopses: Narrado em terceira pessoa, Instituição para Jovens Prodígios conta a história de Lara Müller  uma garota muito inteligente (e CDF) que faz uma prova para ir estudar na Instituição para Jovens Prodígios, que é como uma faculdade de gênios. A prova é mais ou menos o pão que o diabo amassou e deixa todas as nossas provas de vestibular (e a de outros países) no chinelo. Lara, muito inteligente, é aprovada. E a partir daí sua vida toma um rumo completamente diferente. Além de se preocupar com os estudos, tentar se adaptar as culturas diferentes, a nova rotina, Lara ainda tem que lidar com todo o mistério que ronda a Instituição, e é claro, um pombo falante.

Eu estava na dúvida se escrevia uma resenha sobre o livro agora, ou esperava ter o livro "em papel e tinta" em mãos. Mas eu não consegui resisitir e tive que escrever alguma coisa, até porque não sei quando vou poder comprar o livro, hehe. Não sei muito bem o que dizer sobre IJP, até porque ainda estou processando a história. O final foi muito surpreendente e eu não esperava uma coisa dessas. Tive minhas desconfianças sobre a Instituição, mas teve uma coisa que nem imaginava. Não posso dar spoiler, então vocês vão ficar na curiosidade. É difícil falar do livro sem dar spoiler, dá vontade de comentar cada trechinho e frase do livro.

A narrativa é muito envolvente e escrita de forma simples, os diálogos não ficaram forçados ou muito "artificiais", são conversas que poderiam muito bem ter acontecido na vida real. Algumas gírias apareceram de vez em quando e isso só deixou a leitura ainda mais envolvente.

Gostei bastante dos personagens e me identifiquei um pouco com a Lara, não estou falando que sou um prodígio (quem dera!), mas porque ela é muito CDF e nada popular. A verdade é que todo mundo ama protagonistas nerds. kkkk' É claro que eu também fiquei orgulhosa da Irene por ter passado na prova, apesar de desconfiar dela. Ela é brasileira também, e mineira, uai. Ainda não confio no Hugh, tenho que ler os próximos livros para ter uma opinião sobre ele. Adorei o jeito tímido do Akira e me irritei muito com Robert. 

Instituição para Jovens Prodígios é um livro muito bom e envolvente. Fiquei super ansiosa para saber o que ia acontecer, o que é a Instituição e todos os mistérios do livro. Torci muito para a Lara descobrir logo o que estava acontecendo e até senti saudades da família dela. Não vejo a hora de ler as continuações!

Você também pode gostar

10 comentários

  1. Deve ser um livro bem intreressante.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  2. Ai Marina e suas resenhas diwas...
    Estou doidinho para ler esse livro,porque a L. L. é uma super-blogueira,e agora você me deixou ainda mais ansioso para ler!
    O blog está lindo!!(invejando)
    Beijocas!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu estou curiosíssima para ler esse livro, mas, assim como você, não sei quando vou conseguir. sabe como é, me falta tempo ($$$) hahahaha
    Adorei a resenha. Me deixou ainda mais curiosa do que já estou lol
    Beeijo
    http://estoriasdacarter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei do estilo do livro!
    Vou tenta ler!
    Beijos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Quero ler em tinta e papel agora!!
    Também me identifiquei com a Lara pelos mesmos motivos e claro que adorei a mineirinha Irene!! <3

    Também estou louca pela continuação!!
    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    http://universo-invisivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Gostei do estilo do livro e vou esperar sair em papel, tbm não curto ler no pc. Adorei a resneha
    Beijs
    brubs

    ResponderExcluir
  7. Oi Marina, acho que senti mais ou menos a mesma coisa que vc hehe
    Fiquei doida com o final e nem imaginava que seria tão quero mais agora..
    Eu gostei de Hugh..
    Fiquei meia assim com pombo, mais tudo bem..
    Parabéns pela resenha ^^

    beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Quero ler, quero ler, quero ler! rs
    Adoro histórias assim :)

    ResponderExcluir
  9. Eita, comentei e não sei se salvou! Mas por via das dúvidas, lá vou eu de novo! rs
    Quero ler, quero ler, quero ler!
    Adoro livros assim e estou empolgada pra comprar :D
    Beeeeijo Marina!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marina!!! Amei a resenha *--------*
    Obrigada por escrevê-la, mesmo sem o livro físico! <3 <3 <3
    Fico muito muito muuuito feliz por ler sobre tudo o que você sentiu, e ainda mais feliz por saber como a história conseguiu "alcançá-la" *-*

    Veremos... Muitas coisas ainda vão acontecer... (mistério rsrs)
    Obrigada pelo carinho de sempre *--*

    Ah, o blog tá lindoooooooo, guria! Parabéns!

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade