[Resenha] Lições de Vida - Anne Tyler

terça-feira, agosto 13, 2013

Lições de vida
Título: Lições de vida
Autor: Anne Tyler
ISBN: 9788581632247
Editora: Novo Conceito
Páginas: 368
Sinopse: Maggie Moran e seu marido são comuns, até um pouco tediosos. E é esse realismo que torna esta história tão eficaz e comovente... Começa em um dia de verão, quando Maggie e Ira viajam de Baltimore para a Pensilvânia para um funeral. Maggie é impetuosa, desastrada, desajeitada, propensa a acidentes e tagarela. Ira é reservado, preciso, respeitável, tem uma mania irritante de assobiar músicas que traem seus pensamentos mais profundos e acha que sua esposa transforma os fatos de maneira que se encaixem na sua opinião sobre as pessoas que ama.
Ambos sentem que seus filhos são estranhos, que a cultura das novas gerações está indo por água abaixo e que, de alguma forma, se enganaram com essa sociedade cujos valores não reconhecem mais. Mas esta viagem vai levá-los a refletir sobre estas angústias, e vai mostrá-los como é importante reavaliar seus sentimentos.

Quando ficam sabendo da morte de Max Gill, marido de Serena Gill, Maggie, sua melhor amiga, convence seu marido Ira a levá-la ao funeral de Max. Enquanto viajam, somos apresentados ao casal protagonista, Ira e Maggie, aos seus filhos, relacionamentos e suas vidas. O que era para ser apenas um viagem a um funeral acaba se tornando uma verdadeira viagem de reflexões e questionamentos sobre seus sentimentos.

Lições de vida tem uma história simples, mas profunda. Ira e Maggie são um casal bem comum, brigam o tempo todo, discutem por coisas bobas, mas se você observar, no fundo, se amam. Maggie fica o tempo todo tentando concertar as coisas, tentando fazê-las seguir seu ponto de vista, quase sempre piora a situação que interfere. Ira é impaciente, prático e não gosta das interferências de Maggie, o que quase sempre gera discussão. Seus maiores passatempos são jogar paciência e assoviar, sendo que sempre assovia músicas com letras de acordo com a situação, o que faz Maggie praticamente saber o que ele está pensando.

O livro é dividido em partes, narrado em terceira pessoa, mas apresentando somente o ponto de vista de Maggie. Apenas na segunda parte conhecemos o lado de Ira, seus pensamentos e sua forma de ver o mundo. Tudo fica mais simples quando o lado dele é apresentado, já que ele vê as coisas de um modo completamente diferente de Maggie.

Embora a história seja simples, me comoveu bastante. Não sou de chorar com qualquer coisa, mas tive muita vontade de chorar com esse livro. Ver como as coisas mudaram para os personagens, o rumo que a vida deles tinha tomado me deixou um pouco... triste. O relacionamento de Ira e Maggie não é um relacionamento quente ou açucarado, eu diria que está mais para amizade e companheirismo do que aquele amor que vemos em comédias românticas. Pessoalmente, foi o que mais me encantou nos dois.

Esse não é o primeiro livro da Anne Tyler que eu leio e me apaixonei ainda mais pela escrita dela. Aaron, protagonista do livro O começo do Adeus, publicado em 2012 pela Novo Conceito tem o mesmo toque simples, que com certeza é típico da autora. Ela escreveu onze livros e eu espero que outros sejam traduzidos para nossa língua.

O trabalho da editora ficou ótimo, apenas alguns erros de revisão, fonte legível, papel polén e notas de rodapé que ajudam muito a entender a história, já que ela se passa em outro país e existe uma grande diferença entre as culturas.

No mais, Lições de vida é um livro lido, simples e encantador. Anne consegue narrar com facilidade os problemas de uma família sem tornar a leitura chata ou cansativa. Esse é o tipo de livro que você tem prazer em falar sobre ele ou recomendar a outras pessoas. Um livro que é, enfim, uma verdadeira lição de vida.

Você também pode gostar

18 comentários

  1. Eu simplesmente amo livros desse tipo... E como sou uma chorona inveterada, acho que me debulharia em lágrimas ao ler o livro!
    Mas adorei a sinopse... sempre me animo a ler os livros que você posta! Só me falta tempo e dinheiro rs

    Beijos!!!

    www.meumeiodevaneio.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gostava muito, mas depois desse, passei a gostar. Estou adorando livros do tipo ^^

      Excluir
  2. Oi, Marina. Tudo bem?
    Sou bem fácil pra chorar lendo livros, não sei porquê rsrs. Já tinha visto este livro nos lançamentos da Novo Conceito, porém, até então nunca tinha lido nada sobre ele. Achei interessante essa divisão de pensamento de Maggie e Ira, e essa relação de amizade e companheirismo que você destacou.
    Irei anotar "Lições de Vida" nos meus desejados e gostaria muito de lê-lo no futuro.
    Ótima resenha!

    Beijos, e já estou seguindo o blog. ;D
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não choro com facilidade, não sei porque kkkkkk'

      Que bom que gostou Bruna, fico muito feliz *--*

      Excluir
  3. eu ainda nem li esse livro, mas só de ver q tem alguns erros na revisão me irrita xp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. shaushaus eu também perco a paciência, mas está acontecendo tanto que nem ligo mais xp

      Excluir
  4. Bem esse é um livro que não tenho vontade de ler, mesmo as resenhas falando bem da estoria eu não curti hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  5. De fato, é um livro bem diferente. E chama a atenção exatamente por isso. Gosto de livros assim, que exploram a vida deles, seus problemas e vai mostrando uma solução aos poucos. Faz-nos ver que sempre há uma saída... Adore a dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto, ou melhor, estou gostando. Eles me animam quando tenho algum problema ^^

      Excluir
  6. Oi Marina, linda resenha.. ^^
    eu não li O começo do Adeus e nem este, mais gostei de conhecer um pouco mais deste livro por sua resenha...
    Adoro me emocionar com os livros ^^
    Parabéns pela resenha..

    beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mila! Fico feliz em saber que gostou da resenha ;)

      Excluir
  7. Parece ser um livro legal! (:

    Beijo!
    controversias-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. eu vi alguém lendo esse livro hoje no metrô! rs

    ResponderExcluir
  9. Ah, Anne Tyler. <3
    Todos os livros que li dela são maravilhosos e tenho certeza que com esse não será diferente. *-*

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade