[Resenha] Um mundo brilhante - T. Greenwood

terça-feira, julho 23, 2013

Autor: T. Greenwood
ISBN: 9788563219411
Editora: Novo Conceito
Páginas: 336
Sinopse: Quando o professor Ben Bailey sai de casa para pegar o jornal e apreciar a primeira neve do ano, ele encontra um jovem caído e testemunha os últimos instantes de sua vida. Ao conhecer a irmã do rapaz, Ben se convence de que ele foi vítima de um crime de ódio e se propõe a ajudá-la a provar que se tratou de um assassinato. Sem perceber, Ben inicia uma jornada que o leva a descobrir quem realmente é, e o que deseja da vida. Seu futuro, cuidadosamente traçado, torna-se incerto, pois ele passa a questionar tudo à sua volta, desde o emprego como professor de História, até o relacionamento com sua noiva. Quando a conheceu, Ben tinha ficado impressionado com seu otimismo e sua autoconfiança. Com o tempo, porém, ela apenas reforçava nele a sensação de solidão que o fazia relembrar sua infância problemática. Essa procura pelas respostas o deixará dividido entre a responsabilidade e a felicidade, entre seu futuro há muito planejado e as escolhas que podem libertá-lo da delicada teia de mentiras que ele construiu. Esta, enfim, é uma história fascinante sobre o que devemos às pessoas, o que devemos a nós mesmos e o preço das decisões que tomamos.


Quando um rapaz indígena aparece morto em frente à casa de Ben Bailey, sua vida tom rumos inesperados. Movido pela compaixão, ele vai até o hospital de sua cidade a procura de notícias do garoto. No hospital, ele conhece Shadi, a irmã mais velha do garoto, que ele descobre se chamar Ricky. 

Ben está em um relacionamento falido, há anos ele adia o casamento com sua noiva, Sara, sempre arrumando desculpas para não se casar. Ben começa a investigar o que aconteceu com Ricky, e enquanto investiga, ele se vê cada vez mais apaixonado por Shadi, enquanto seu relacionamento com Sara fica cada vez mais frio e amargo. 

Enquanto busca por respostas, Ben começa a questionar sua vida, tentando decidir entre a felicidade e a responsabilidade.

*****


Um mundo brilhante é uma história simples. Sem grandes reviravoltas, mistérios ou emoções fortes. Pelo menos não para mim. O relacionamento de Ben e Sara é bem realista, os dois mais brigam do que conversam, o tempo todo estão irritados um com o outro. Ben sente falta da “antiga Sara”, a Sara que ele começou a namorar. Sara era alegre e otimista, filha única de pais ricos, nunca teve uma decepção na vida. Sua primeira decepção foi com Ben, e ela não soube lidar com isso. Mesmo com o livro se focando nele, dá para perceber que Sara está infeliz e sempre com raiva. Quando Sara está alegre, Ben consegue se lembrar de sua antiga Sara e gostar dela, mas isso raramente acontece. Por outro lado, Ben gosta de Shadi, ele pensa nela o tempo todo, e não raras vezes tem vontade de largar tudo para ficar com ela. Mesmo achando Ben um canalha, consegui entender o que ele estava sentindo e suas ações tinham justificativas.

Ben e Shadi compartilham a mesma dor: ambos perderam um irmão. Quando Ben tinha dez anos, perdeu sua irmã mais nova, Dusty. Dusty permanece na história como um fantasma. Ela aparece o tempo todo nas lembranças de Ben e nos sonhos dele, qualquer coisa o faz lembrar-se de Dusty. Fica claro que ele não superou a perda da irmã, mesmo depois de anos. Dusty é a personagem mais cativante do livro, a única que consegui gostar realmente.

Um mundo brilhante não é um livro marcante, foi bom para passar o tempo e me distrair, mas não consegui tirar grandes lições dele ou ficar surpresa com os acontecimentos. Já esperava pelo final que teve, a maior surpresa foi a história em si, que não foi nada do que eu esperava. Pela sinopse e pelo subtítulo, imaginei uma coisa completamente diferente, e até agora não consegui entender o que esse subtítulo tem a ver com a história.

Encontrei poucos erros de revisão, as notas de rodapé (do tradutor) foram muito esclarecedoras, as folhas são amareladas e a fonte tem tamanho e espaçamento perfeitos. O único defeito é a capa, a ilustração é linda, mas a capa tem um plástico com glitter que não deixa o livro fechar. O plástico ficou tão esticado que está puxando a capa para trás (foto abaixo). Isso não atrapalhou a minha leitura, mas eu fico aflita quando vejo uma coisa assim (leia: TOC). Sem contar que as canetas que costumo deixar em cima dos livros toda hora iam para o chão...

Um mundo brilhante não foi bem o que eu esperava, mesmo assim a história se mostrou envolvente e agradável. Terminei de ler o livro bem rápido e espero poder ler mais livros como esse.


É ou não é de dar aflição em qualquer um? 

Você também pode gostar

19 comentários

  1. Haa eu achei a capa tão bonita, até tu comentar sobre o defeito quer faz com que ela não se feche, difícil não ficar aflita com uma coisa dessas, kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se é só o meu ou todos os exemplares, mas eu fico aflita com uma coisa dessas kkkkk

      Excluir
  2. Curti bastante a sua resenha, e, embora não seja muito o estilo que eu curta ler, fiquei curiosa pra saber mais sobre Ben e Sara.
    :)

    Beijoo!

    ResponderExcluir
  3. Curtia resenha. Já esse livro faz tempo, lembro que gostei mais hoje não pegaria para reler, não é atoa que até troquei ele :)
    Um Beijo, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora que você falou, também sinto o mesmo. Gostei, mas não leria de novo ^^

      Excluir
  4. Sabe que eu nunca reparei que a capa do livro é assim, chatinha?!haha

    Ainda não li, pois já vi resenhas detonando o livro e a narrativa, então desanimei, fico feliz que a sua resenha não tenha acabado com o livro também, mesmo que você não tenha tirado nenhuma grande lição dele. Agora vou até pensar um pouco mais sobre ler em breve...kkk

    Bjs, Yara.
    http://www.ilusoesescritas.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se é a de todo mundo, mas a capa do meu livro é assim ^^

      Não achei a narrativa chata nem cansativa, só o livro que não é marcante. Pensa sim ^^

      Excluir
  5. Oi!
    Gostei da resenha, mas esse livro não chama minha atenção.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Blake! Não é um livro muito interessante mesmo, mas depende do gosto ^^

      Excluir
  6. Pela sinopse parece ser um livro bacana. Não é possível que ele fuja tanto assim no texto. Talvez ele tenha escrito coisas impactantes para vender mais. Quem sabe? Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Acho que o livro é bem o meu tipo! Gostei da sinopse e da resenha!!
    E eu acho que também ficaria aflita com a capa, pois como você, também sofro de TOC hahahaha

    Beijinhos

    www.meumeiodevaneio.com.br

    ResponderExcluir
  8. Realmente, depois da sinopse fiquei me perguntando por que Um Mundo Brilhante... Adorei a resenha, gosto de livros que são muito focados nos sentimentos das personagens.

    http://florescerepalavrear.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nunca tive a oportunidade de ler a resenha desse livro. Não despertou assim uma vontade imediata de ler. Vou continuar um tempo com minhas fantasias.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fantasia é muito bom também, continua com elas sim \o/

      Excluir
  10. Terminei de ler ele essa semana. Foi um balde de água fria muito grande. Provocou muita reflexão em mim. Esse livro mostra bem como não escolher nada também é uma escolha, e pode ser a pior de todas. Eu recomendo.

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade