Como deixar sua casa mais aconchegante com a decoração

segunda-feira, abril 04, 2022

A imagem mostra uma sala de estar decorada com almofadas, quadros e uma mesa de centro

Quando decoramos, querendo que nossa casa seja não somente um espaço para viver e ocupar, mas também que passe um espaço que passe uma mensagem, nossa personalidade e gostos. Assim, a decoração serve não apenas a um apelo estético, de deixar a casa mais bonita e agradável aos nossos olhos, mas também como uma forma de transmitir quem somos, nos proporcionar conforto, segurança e aconchego.

Todos querem morar em uma casa agradável, que permita descansar, relaxar e se aconchegar depois de um dia difícil. Mas nem sempre essa é uma tarefa fácil, seja porque exageramos na decoração, deixando o ambiente pesado e cansativo, seja porque colocamos coisas de menos, deixando a decoração com aspecto mecânico, artificial, sem passar aquele calor que a gente precisa ter na nossa casa.

No post de hoje vamos conversar sobre como resolver esses problemas, com dicas para deixar sua casa mais aconchegante através da decoração. São dicas simples e práticas que fazem toda a diferença no aspecto final da sua decoração. Com essas dicas você vai conseguir deixar sua casa mais aconchegante e agradável, que te permita descansar depois de um dia longo de trabalho, ou receber aquelas visitas pra relaxar em um final de semana. Confira:

A imagem mostra duas poltronas uma de frente para a outra, ao lado de uma mesa decorada com plantinhas

1- Utilize plantas na sua decoração

Plantas trazem tranquilidade, serenidade e harmonia para nossas casas. Nos remetem a alegria, leveza e aconchego, além de dar um charme ao ambiente, com o toque de natureza que todos nós precisamos.

Você pode colocá-las na sala, em mesas de centro ou penduradas por ornamentos de macramê, e também nos banheiros, com o cuidado de escolher as plantas adequadas para cada ambiente. Cada planta exige um tipo de cuidado, então vale a pena pesquisar bastante antes de trazer uma planta nova pra casa.

Se cuidar de plantas não é com você, seja porque sua rotina é muito corrida ou você não leva "jeito pra coisa", as plantas artificiais também são boas pedidas, desde que sejam plantas de boa qualidade e que não deixem transparecer tanto que são artificiais. Outra opção é adicionar as plantas em quadros, desenhos, figuras e até em objetos, tendo o cuidado em não exagerar. Qualquer ambiente fica um pouco mais confortável com algumas plantinhas.

A imagem mostra uma sala de estar com as paredes decoradas com quadros, um tapete no chão e um sofá ao fundo

2- Preencha as paredes de sua casa

Nada deixa uma casa com ar mais artificial e monótono que paredes vazias. Preencher as paredes, seja com quadros ou com prateleiras, valorizam o ambiente e trazem a personalidade dos moradores. Uma boa dica é definir seu estilo, o tipo de ambiente que você deseja decorar e então escolher os quadros ou prateleiras para decorar. 

O ideal é planejar tudo com antecedência, fazendo até mesmo rascunhos no papel. Se você não pode furar a parede da sua casa, as fitas dupla face são uma ótima opção, visto que conseguem segurar até os quadros mais pesados. Só não vale utilizá-las com prateleiras, ok? 

Você pode optar por fazer pequenas galerias na parede, intercalar quadros com prateleiras ou até mesmo apoiar os quadros nas prateleiras, nos móveis ou em um aparador, não há regras sobre isso, seja dispondo os quadros de maneira simétrica, espiral, misturando alturas, combinando com espelhos, o que vale é sua personalidade. 



A imagem mostra uma sala de estar com o papel de parede com motivo de plantas, além de dois sofás com almofadas e uma cadeira

3- Utilize Tapetes

Você já entrou em um ambiente e sentiu que "faltava algo"? Pois essa sensação pode estar diretamente relacionada com a ausência de um tapete. Tapetes ajudam a enquadrar um ambiente, trazendo sofisticação e conforto, além de proporcionar um espaço agradável para pisar descalço, deitar-se no chão e se divertir.

Além disso, os tapetes também aquecem o piso, evitando que a casa fique muito fria no inverno, e, dependendo do tipo de material escolhido, eles promovem um isolante térmico para sua casa. Invista em um tapete de qualidade, e se for seu caso, vale a pena procurar por versões antialérgicas, que protejam sua saúde enquanto embeleza sua casa. 

A imagem mostra uma sala com uma estante ao fundo, além de dois sofás decorados com almofadas coloridas

4- Almofadas são uma boa pedida

Coloridas, rústicas, artesanais e clássicas, as almofadas vem em diferentes tipos de cores, texturas e tamanhos. São itens fáceis e baratos de adquirir, sendo facilmente encontradas em qualquer loja de decoração, e além de serem acessórios decorativos, trazem conforto a um ambiente.

Experimente colocar almofadas em um sofá ou poltrona, equilibrando as pequenas com as maiores, de forma a trazer harmonia. Experimente colocar as almofadas maiores nas extremidades, seguidas das almofadas menores. Você também pode combinar formatos e cores diferentes, deixando seu ambiente mais sofisticado. 

A imagem mostra duas cadeiras de madeira e almofadas pretas dispostas em frente a uma mesa de vidro

5- Invista em cadeiras atraentes

Mais do que peças que compõe os móveis da sua decoração, as cadeiras também servem para compor a decoração de um ambiente. Elas são as primeiras peças a chamarem atenção em um ambiente, trazendo vida e conforto para um espaço.

As cadeiras são feitas de diversos materiais e estilos, indo do clássico ao moderno, e são vendidas em kits ou separadas. Uma cadeira estofada, por exemplo, além de trazerem conforto para quem usa, proporcionam um ar despojado e sofisticado na decoração. As cadeiras podem ser utilizadas não somente na cozinha e no quarto, mas também na sala, no escritório, na varanda e em vários ambientes. Quando escolhidas com cuidado, tão o toque final que sua decoração precisa.


Agora que você já sabe das nossas dicas, espero que consiga deixar sua casa mais aconchegante através da decoração. Você conhece algum outro meio de deixar a casa mais aconchegante que eu não listei aqui? Me conta nos comentários!



*Nota: Esse post se trata de um publieditorial

Você também pode gostar

3 comentários

  1. Não tenho nenhuma das opções. Flores só poucas que deixamos na varanda. Mas com certeza, adoraria por quadros.

    ResponderExcluir
  2. Gostei mto das dicas, acho q vou considerar colocar um tapete na minha sala.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marina, tudo bem?

    Adorei as dicas! Infelizmente quando penso em decoração fico restrita ao meu quarto, pois moro com meus pais. Por isso, tapetes (pequenos) e almofadas são algo que eu tento sempre investir para deixar o ambiente mais aconchegante. Essa ideia das paredes também me atrai e me lembra que preciso trocar os quadros que tenho pendurados desde a minha infância.. hahaha

    Até mais;
    http://universo-invisivel.blogspot.com

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade