[Séries] Carnival Row - Amazon Prime Video

segunda-feira, julho 19, 2021

A imagem mostra um rapaz de pé, vestido com roupas vitorianas, terno e uma cartola, e logo a sua frente, uma mulher voando, com roupas grossas de lã e dois pares de asas parecidos com asas de borboletas. Seus rostos estão próximos e eles estão quase se beijando. Em frente a eles, o título da série aparece em cores douradas. Essa imagem é a imagem promocional da série

Comecei a assistir Carnival Row por indicação de uma amiga, que estranhamento ainda não assistiu a série. Procurávamos uma série pra ver juntas, visto que moramos longe uma da outra, e ela me sugeriu essa. O tempo passou, nós acabamos esquecendo do combinado, e em um final de semana de tédio, resolvi começar a assistir a série sem ela (perdão pela quebra de contrato, Deni ♥). Fiquei imediatamente viciada e, mesmo com os episódios de quase uma hora de duração, terminei de assistir a primeira temporada completa em dois finais de semana.

Carnival Row, série da Amazon lançada em 2019, se passa em um universo fantástico onde seres mágicos, como fadas, kobolds, faunos e outros seres mitológicos existem e coexistem com os humanos. Nesse mundo, o reino das fadas foi invadido e tomado por um grupo chamado O Pacto, matando as fadas e obrigando as sobreviventes a se refugiarem em outros países. Vignette Stonemoss (Cara Delevingne) é uma dessas fadas, que, sem uma terra para viver e fugindo da guerra, acaba indo parar em uma cidade chamada Burgo, onde (como já era de se esperar), fadas e criaturas mágicas são tratadas como "cidadãos de segunda classe", sofrendo preconceitos, discriminação e uma série de violências, servindo apenas como criados e empregados.

A imagem mostra uma mulher (a mesma do pôster promocional) de frente e vestida com as mesmas roupas grossas de lã. Suas asas de fada estão abertas ao lado do corpo, formando quatro asinhas pequenas, como uma borboleta. A mulher é branca e magra, seu cabelo é curto estilo joãozinho, no topo da sua cabeça ela tem duas tranças pequenas que se cruzam
Vignette ou Vini. Infelizmente os nomes são muito chatinhos de pronunciar ou memorizar

Uma série de acontecimentos estranhos ocorrem em Burgo, resultando principalmente em fadas assassinadas, mas ninguém dá a mínima, afinal elas são "critch". Critch é um termo pejorativo usado para se referir a qualquer ser não-humano, de forma generalizada, reduzindo suas individualidades e diferenças a uma só coisa, um critch. É nesse cenário que somos apresentados ao inspetor Rycroft Philostrate (Orlando Bloom), o único policial decente da cidade, que decide investigar o assassinato das fadas, apesar da falta de disposição dos seus colegas. Aos poucos, pistas desses assassinatos são reveladas, formando uma trama de acontecimentos que interliga os personagens em um evento único.

O paralelo que Carnival Row faz com o nazifascismo, racismo, xenofobia e outras formas de preconceito é bastante óbvia. Tão óbvia que seria preciso um esforço muito grande pra não perceber. O racismo* está nas atitudes das pessoas, nas falas, na ausência de direitos dos seres não-humanos, na violência policial, nos empregos possíveis para esses seres, enfim, em tudo. Está completamente escancarado, existe até mesmo um parlamento que discute se Burgo deveria realmente refugiar essas pessoas, afinal, "elas corrompem a sociedade e ameaçam os 'cidadãos de bem' de Burgo". 

*estou usando racismo de forma ampla aqui, porque embora se encaixe no preconceito contra raças (literalmente, no caso da série), eu acredito que os discursos e as falas dos personagens estão mais próximos a um discurso nazifascista, que engloba o racismo, mas traz também características de criação de um inimigo, purificação da sociedade, etc.

Particularmente, não gosto muito quando os paralelos são tão óbvios assim, porque isso abre brecha para que as pessoas assistam, se comparem com nossa sociedade atual e pense que somos mais progressistas, que evoluímos em comparação com a realidade da série e que racismo é algo que ficou no passado.  Aquela história do "racismo é algo que já existiu, mas agora não tem isso mais" que as pessoas usam pra invalidar não só o movimento negro, mas qualquer movimento de minorias no geral. Penso que hoje os preconceitos são muito mais velados e sutis que os mostrados na série, mas continuam existindo, com a mesma gravidade de antes, e fazer esse tipo de paralelo tão escancarado pode acabar tendo o efeito inverso: de chocar as pessoas e causar repulsa, mas não de fazê-las refletir se estão agindo dessa forma. Ainda assim, é interessante ver tudo isso mostrado na tela, e considerando os tempos que estamos vivendo, talvez seja mesmo necessário mostrar o óbvio. 

A imagem mostra um homem negro sentado à cabeceira da mesa. Ele possui chifres que dão uma volta, como chifres de um bode, e segura uma bengala. Veste um terno cinza e calças pretas, à sua volta, móveis e outros objetos de decoração clássicos, de madeira, no estilo vitoriano. A sua frente, uma mesa de café da manhã com pães e comidas do tipo
Agneus, um fauno. Outro personagem importante para a história

Voltando aos mistérios da série, o roteiro é impecável. Os segredos são desvendados aos poucos. A medida que vamos conseguindo pistas, tudo fica ainda mais intrigante, dando vontade de assistir mais e mais, até entender tudo. Eu só consegui chegar a algumas conclusões segundos antes da informação ser revelada oficialmente nos episódios, o que para mim é ótimo, porque mostra que o enredo faz sentido, já que consegui chegar aquela conclusão sozinha, e ao mesmo tempo não é tão fácil de solucionar a ponto de conseguir prever o final vários episódios antes de acontecer. E rapaz, que final é esse? Fui completamente surpreendida, todas as peças se encaixaram, sem nenhuma ponta solta, e ainda ficou uma abertura para uma segunda temporada que promete demais. Eu já estou ansiosa pra saber como os fatos se desenrolam e o que vai ser a premissa da segunda temporada a partir do ponto em que parou. Sério, se eu não tivesse uma política anti-spoiler, eu contaria tudo pra tentar convencer vocês a assistir. 

A série mostra um homem e uma mulher sentados em uma cama. O homem veste uma camisa branca de algodão, e a mulher está vestida somente com roupas debaixo, porém antigas, como calçao e espartilho
Um pequeno aviso: tem muitas cenas de sexo, talvez seja melhor não assistir na sala, dependendo de como são as coisas na sua casa

Por fim, Carnival Row é uma série incrível, figurinos impecáveis, ótimos atores, roteiro bem elaborado e envolvente. Confesso que a primeira vista fiquei receosa porque fadas é uma criatura que não me desperta interesse nenhum, mas fiquei feliz de ter deixado esse receio de lado pra assistir a série. Foram dois finais de semana muito bem gastos da minha vida, e estou ansiosa pra gastar mais deles em novas temporadas. E se você não conhece essa série, tire um tempo pra assistir porque vale a pena demais, depois volta aqui pra me contar o que achou.

A série Carnival Row está disponível no Prime Vídeo, que é um serviço de streaming da Amazon. Você pode assistir Carnival Row clicando nesse link caso seja um assinante, e caso não seja, também dá pra assistir usando uma versão de testes gratuita por 30 dias, basta fazer o cadastro clicando aqui

Você também pode gostar

7 comentários

  1. Então, tenho meu preconceito em questões envolvendo fadas e até duendes, haha, mas já fiquei com vontade de assistir quando você disse que se não fosse contra spoiler contaria tudo, (risos), vou vê se acho aqui no meu app, quem sabe. Na verdade não sou fã de nada muito novo haha, não gosto porque crio expectativas, por isso gosto de assistir algo indicado, isso porque parece que quando tô sabendo que outra pessoa já assistiu eu não me decepciono tanto,se é que me entende haha. Grande abraço flor♡

    ResponderExcluir
  2. Oi Marina,
    Achei muito bacana a forma como a série, mesmo sendo fantasiosa, consegue se transpor para a realidade, mostrando a diferença social e preconceituosa que infelizmente vivemos. Mas, ainda não tinha pensado sobre esse lado em que você disse sobre as pessoas acabarem vendo a série e ela virar uma forma de argumento para invalidar a fala das minorias.
    Confesso que fadas também não me causam curiosidade (assim como sereias), mas tenho uma quedinha por mistérios, ainda mais daqueles que terminam sem pontas soltas, por isso, vou levar a série sua sugestão.

    Ahh, respondi lá no blog a tag de sua autoria e deixei os devidos créditos, haha.
    http://www.apenasleiteepimenta.com.br/2021/07/tag-minha-rotina.html

    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  3. Caramba que legal, tem a Cara Delevingne e o Orlando Bloom!
    Fazia tempo que eu não via nada de filmes ou séries com eles.
    Achei bem interessante a história, apesar de eu não ser tão fã de histórias fantásticas. Fiquei curiosa pra assistir :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei imenso da review e penso que é o meu estilo de serie.
    Vim aqui ter através doa tag Minha Rotina. Gostei de conhecer o seu blog e vou aproveitar para segui-lo (#818 lá no final do painel de seguidores, sem foto).
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderExcluir
  5. Vi Carnival Row na época do lançamento, porque adoro fantasia histórica, mas tenho certo ranço com o Orlando Bloom, e não achei que ele e a Cara tiveram tanto carisma ashuashuashua

    ResponderExcluir
  6. Fiquei animada. A última série que assisti de fantasia foi uma da Netflix que deixou um pouco a desejar. O.O
    E amei demais a resenha e contexto dessa que citou acima. Vou procurar para assistir.

    Blogger | Instagram | Pinterest

    ResponderExcluir
  7. Tentei começar a assistir, mas como assistia com mais pessoas, as conversas paralelas as vezes me faziam distrair... acabei não entendendo nada e deixando a série de lado. Quando fizer assinatura do Prime, vou assistir novamente.
    Adorei teu ponto de vista sobre o "racismo" ali da série. Como eu não tinha entendido muito da série, não tinha chegado a pensar nisso. Vai ser legar reassistir com um pouco do teu olhar.

    Abraços,
    Bruna
    https://falacatarina.com/

    ResponderExcluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade