Textos que não trazem o Nirvana

quinta-feira, janeiro 16, 2020

imagem mostra um relógio e um vaso de flores antigos pendurado em uma alça de metal, em frente a um portão

Estou tentando retomar o hábito de escrever. Pode ser que meus posts fiquem esquisitos, um pouco desconexos, com ar de quem perdeu o fio da meada e não conseguiu finalizar o raciocínio, por isso peço paciência. Tem tanto tempo que não escrevo por prazer, simplesmente porque quero escrever, sem me preocupar com a formatação e as palavras, que fiquei um pouco enferrujada. É engraçado porque eu ando escrevendo bastante. Acontece que eu ando escrevendo de forma acadêmica, e a acadêmica tem uma forma muito diferente de escrever. Qualquer texto que não esteja em Arial 12, espaçamento 1,5 linhas e sem nenhuma palavra em primeira pessoa me causa certo estranhamento.  Falando assim parece que eu sou uma intelectual ou alguma coisa chique nesse sentido, mas é justamente o contrário. Não consigo ter nenhuma liberdade com a escrita acadêmica, nem nenhum prazer em escrever, como tenho aqui, e é por isso que estou sempre tentando continuar com esses posts, pura teimosia.

Enquanto escrevo isso, duas coisas passam pela minha cabeça, primeiro, meu tom de voz está diferente, e estou estranhando a forma como o texto está saindo (talvez seja a falta de prática, não sei), segundo, uma vozinha bem no fundo me diz que é perda de tempo escrever coisas como essa, com tantas coisas "importantes" pra escrever. Estou tentando dizer a essa vozinha que escrita não é algo que se gasta, feito uma sola de sapato, e que eu posso escrever coisas "importantes" E ainda escrever isso. Aliás, de uns tempos pra cá, passei a detestar essa expressão "perda de tempo". Também não me agrada nem um pouco a ideia de "coisas úteis" e "coisas importantes". Repare que "perda de tempo" é sempre usado para aquilo que se gosta, enquanto que essas mesmas coisas nunca recebem o rótulo de "útil" ou "importante". Útil e importante, é claro, são aquelas coisas que fazem a máquina continuar girando, gerar lucro, movimentar o capital... 

Sinto um misto de vergonha e culpa por continuar insistindo nessas coisas. Livros de literatura, blogs não monetizados, posts sem nenhuma lição de vida por trás. Já te perguntaram porque você escreve um blog, porque pulica coisas no Instagram ou porque lê os livros que lê? Vivo tendo que justificar (às vezes até para mim mesma) que é ok fazer as coisas só por gostar, ainda que não me dê nenhum retorno financeiro nem contribua para o nirvana de cada um. Eu detesto sentir esse tipo de coisa, mas eu sinto. Faz parte ser influenciado negativamente pelo ambiente, ainda que eu continue indo contra essa influência todos os dias. Por sorte, continuo encontrando pessoas que também insistem em insistir em fazer as coisas "só" por gostar. É bom não estar sozinha nessa.

Ó, tá chegando o final do post. Não achei que conseguiria, sinceramente. Acho que mais alguns eu consigo retomar o ritmo de novo. Espero que consiga reduzir um pouco também, porque parece que ninguém mais escreve texto desse tamanho. É hora do call to action né, então vou arriscar um aqui, só pra não deixar sem finalizar: você também se sente pressionada/o a fazer coisas "úteis"? Como lidar com essa pressão na sua vida? 


Você também pode gostar

12 comentários

  1. Oi, Marina como vai? Adorei o seu relato pessoal sobre escrever o que você quiser escrever sem se preocupar se é importante ou não. Concordo plenamente com você, pois nem sempre o que é "importante" de fato é importante. Isto dependerá do ponto de vista de quem escreve e principalmente de quem o lê. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Luciano! Depende sempre do ponto de vista de ambas as partes, e às vezes até mesmo uma coisa "sem importância" para um pode significar muito para outros

      Abraços!

      Excluir
  2. Sim muito ás vezes faço umas coisas e fico nossa eu gastei meu tempo com isso mesmo?
    Eu poderia estar fazendo algo importante.
    Acho que é a pressão da sociedade que acaba cultivando isso na nossa mente.
    Realmente escrita não se gasta e você deve sim investir nos seus textos.
    Beijos!
    Vem ver post novo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo! Eu costumo pensar muito nisso quando fico um tempo vendo TV, mesmo que seja filme ou série. Sinto que o tempo que passei deitada assistindo foi perdido, mas é apenas uma cobrança minha mesmo.

      Vou continuar investindo sim, obrigada!
      Bjs

      Excluir
  3. Eu me sinto pressionada quando faço um artesanato ou uma arte por prazer, e minha mãe imediatamente diz "que bonito! por que não vende? daria dinheiro!", isso me desestimula facilmente, sei que é o jeito dela de elogiar, mas eu não levo como elogio ter que transformar o prazer ou a arte terapia em trabalho e dinheiro.
    Também me pressionam por ter blog há tanto tempo e não monetizar, às vezes me vejo pensando isso. Pode ser burrice minha, mas eu não me importo totalmente com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Eu tinha muita nóia com essa coisa de monetizar blogs quando teve aquele boom de blogueiras ganhando dinheiro com os blogs delas. Me sentia pressionada a entrar na onda, mas ao mesmo tempo era tanto trabalho que precisava ser feito que eu sentia que isso se tornaria mais um peso que um trabalho em si. Posso estar sendo burra também, mas eu também prefiro continuar escrevendo sem me importar com isso mesmo

      Excluir
  4. Nossa sempre sinto, principalmente quando vou assistir algo idiota na Tv, depois eu fico me perguntando se não teria sido melhor ficar de frente ao pc trabalhando por mais uma hora. Mas poxa vida, acho que a gente precisa de um descanso as vezes.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  5. Gostei da reflexão, eu também gosto de me perder no tempo e dedicar-me a coisa "inúteis"... identifiquei-me com o texto, menos na parte da escrita, que nunca tive esse talento XD Tb não gosto se fazer coisas só por obrigação, sinto a apatia a crescer quando o faço...
    Bjs,

    Anita On Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho talento não, só vou escrevendo assim mesmo hahah'

      Bjs!!

      Excluir
  6. Oi Marina, tudo bem?
    Olha, essa vozinha tá na minha cabeça também. Será que há um plano de fazer isso ecoar na cabeça de todas as pessoas proibindo elas de fazerem as coisas simplesmente porque gostam? Se eu produzo pouco texto, seja nos blogs ou no wattpad (por falar nisso, estou tentando voltar com o Universo Invisível - Viagem de Natal) é exatamente por conta dessa sensação de estar fazendo algo inútil. Mas é nos comentários de onde acaba vindo aquela fagulha para continuar. Já teve gente falando que se ente bem visitando meu blog, outros comentando nas fanfics que conseguiram experimentar algo que não conseguiram vivenciar na própria vida. A escrita nunca é inútil, mesmo que a gente não consiga ver a utilidade dela.

    Até mais;
    Mente Hipercriativa (Blog) | Mente Hipercriativa (Fanpage)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ter um plano porque está funcionando muito bem hahaha'

      Acho incrível como a gente sempre procura uma justificativa pra continuar fazendo as coisas que a gente faz só por gostar mesmo, eu vivo encontrando motivos pra continuar escrevendo e o motivo nunca é "porque eu gosto". Um dia a gente chega lá

      Excluir

Leio tudo com carinho e respondo sempre que posso.

Para dúvidas ou sugestões use a página de contato;

No mais, agradeço o comentário e a visita. Volte sempre! ♥

Arquivo do blog

Publicidade